Problemas com de travamento ao ligar(BOOT) o ESP8266 NodeMCU v3 (Resolvido)

 Bem Estou Usando Sensores Infravermelho no ESP8266 placa MCU, E Na Hora Do BOOT Ocorre O Seguinte, Se Qualquer 1 Dos Sensores Estiverem Verdadeiro(Emitindo Sinal Positivo) O ESP Trava No BOOT, Estou Usando 4 Interrupções Externas Com O Objetivo De Calcular O RPM E Exibindo Em Um Monitor Oled 0.96Inch.

 Para Corrigir Eu Pensando Em Usar Transistores Mosfet(IRF540) Para Chavear O VCC 3,3v Dos Sensores Somente Após O ESP Der O BOOT(Erro Não Se Apresenta Mais). E Gostaria De Saber Se Existe Pino Que No Boot Mantem Nível Logico Baixo(LOW)?(OBS> Pinos GPIO(0,2,3,1) São Sensores(Usando Em Teste De Infravermelho, Mais Usarei KY-003 No Projeto), E GPIO(4,5) Para O Display.

Diagrama Da Minha Placa MCU:

https://i0.wp.com/randomnerdtutorials.com/wp-content/uploads/2019/0...

Solução: Adicionei Um Relé(Provisório, Quero Usar Um Transistor) Para Chavear O Pino GND Dos Sensores, Assim Quando Liga O Sensor Não Envia Sinal Para O ESP8266. O Pino Usado Foi O D6(Nos Comentários Dessa Postagem Esta Os Demais Pinos Q Talvez Funcione) Para Ligar O Relé, E O Código Para Liga-lo Foi Posto No Setup Assim Como O Exemplo Abaixo, Assim O Sensores Somente Ligaram Após 10 Segundo Depois Do Boot Completo.(Acho Q Não E Necessário O Delay, Mas Eu Usei Somente Para Testar)

Exemplo:

void setup()
{
Serial.begin(9600);   //Abrindo Conexão Serial
attachInterrupt(digitalPinToInterrupt(0), Pulse, RISING);   //Interrupção Externa No Pino D3 Do MCU
pinMode(2, OUTPUT);    //Adicionando O Pino D6 Como Saída
delay(10000);                // 10 Segundo De Espera

//Parte Relevante Do Exemplo
pinMode(12, OUTPUT);   //Adicionando O Pino D6 Como Saída Para Acionar O Relé E Ligar Os Sensor.
digitalWrite(12, HIGH);   // Pino D6 Do ESP8266
}

Exibições: 362

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite,

Não sei se entendi bem sua pergunta, o link que você postou esta quebrado.

Mas use estes GPIO que eles não são acionados durante o Boot D1, D2, D4, e D6

Se você é novo aqui, atente para estas regras simples mas importantes.

https://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar

Edite o título do seu post incluindo o termo "RESOLVIDO" quando o problema for solucionado. Assim, organizamos melhor o conteúdo.

Meu canal https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA

Boa sorte.

Abs.

CK

Sim, Você Esta Certo E Meu Primeiro Post, Tentarei Todos Os Pinos Q Você Falou, Para Ver Se Funcionarão, No Caso Copiei O Link Da Foto E Não Sei Pq Não Funcionou.

Bem vindo então a comunidade, o link neste momento é irrelevante, o importante agora é que resolva seu problema satisfatoriamente, e não deixe de postar o resultado seja ele qual for, desta forma sempre estará colaborando com todos os colegas, já que este é um lugar onde se aprende, se ensina, se troca informação e a informação que fica, passa a ser um legado para todos, então quanto mais completa, melhor.

Abs.

CK

Obrigado Pela Ajuda, Tentei Explicar Como Resolvi E Segui Os Passos De Comentar O Programa, Tentei O Meu Melhor Se Tiver Uma Dica Ou Algo Q Esqueci De Colocar Na Solução Aceitaria De Bom Grado,Já Q Nunca Tinha Visto Ninguém Falando Desse Erro No ESP8266, Talvez Mais Pessoas Procurem A Solução.

Veja existe uma grande discussão sobre esse tema,  poucos dias atrás o RV (Rui Viana) me mandou um link sobre uma dessas discussões e testes realizados por um colega de outro país, não lembro nem tenho o link, eu não sei a ciência certa, se é um defeito da Espressif nesse MCU, um erro, ou qual é o problema, mas quem sabe outros colegas possam colaborar na explicação.

Quanto a sua explicação, trate sempre de dar ser claro e objetivo, cada um tem suas limitações, eu você e todos, o importante é que você esta tratando de seguir as regras de convivência do fórum.

Lembre-se de nunca colar na área de texto códigos, use sempre a opção de subir o arquivo, seja ele de texto ou .ino, 

Boa sorte com seu projeto!

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço