[PASSANDO CONHECIMENTO] Potenciometro como encoder rotativo

Olá Pessoal,

    Entrando para compartilhar mais uma boa ideia que acabei de descobrir e pode salvar a vida de vocês um dia.

    Estava precisando identificar a rotação das roldanas de alguns equipamentos de academia para um experimento,  porem, eu só tinha 2 Encoder rotativos e precisaria de bem mais, e outras possibilidades como encodets laser estavam descartadas.

    Dai me vi com uma caixa de potenciometros de 10k retirados de equipamentos para reciclar.

    Porem, ao contrario dos Encoders rotativos que permitem liberdade de 360º os potenciometros permitem liberdade de algo em torno de 270º.

    

   Ai veio o pulo do gato,  eu abri o potenciometro, levantando as 4 linguetas que fecham a parte metalica dele, e descobri que internamente na parte rotativa , que no meu era plastica,  tinha um batente, ou seja, um ponto mais alto que funciona como limitador fisico,  ou seja, é esse batente que impede o giro alem dos 270º.

   Com o uso de um estilete retirei o batente, fechei novamente o potenciometro.

   Pluguei ele normalmente no arduino ligando a primeira ponta no Vcc a segunda na Entrada analogica A0 e a ultima no GND.

    Carreguei o sketch que tem nos exemplos ANALOG_READ_SERIAL e abri a serial.

    O resultado foi que agora o potenciometro vai de 0 a 1023 e quando você continua a rotação, ele cai para 0,  ou se você girar ao contrario ele pula dos 1023 para o 0,

    Ou seja, agora o bicho vitou FULL ROTAÇÃO 360º

    Daqui pra frente o resto é só logica de programação.

    Usei o comando map( analogRead(A0) , 0, 1023, 0, 10)    para fazer ele contar de 0 a 10 fazendo assim o giro ter 10 pulsos o que o deixou mais estavel.

    E fiz uma programação simples onde ele conta crescente e quando pula de 10 para 0  eu indico a ele que isso é uma soma, uma crescente do mesmo jeito o contrario,  quando ele pula de 0 para 10  isso é uma diminuição, já que se você continuar ele ira para o 9 depos 8 e assim por diante.

     Com isso vocÊ consegue usar um simples potenciometro para fazer medições, já que cada pulso equivale a uma distancia e assim você tem um conter digital.

    Pode usar tambem para controlar motores como um servo motor, acomplando ele ao eixo do motor e usando logica simples de contagem, ou seja, alem da volta atual, tem que contar o numero de volta que ele deu .

    REsumindo, da pra fazer muita coisa

    Espero que gostem da ideia.

    

Exibições: 268

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço