Olá pessoal do LBG, estou fazendo um trabalho de faculdade, eme deparei com o seguinte problema, meu projeto é um comando estrela triangulo comandado por arduino, tem um lcd 16x2 para aparecer as seguintes mensagens, ao ligar o circuito, iniciando sistem apos 4 segundos sistema pronto,ao acionar o botão liga, partindo sistema, (estrela), apos contar o tempo sistema ligado, ao apertar o botão desligar, aparece sistema desligado, apos 4 segundos sistema pronto, estou usando um arduino uno, um modulo de 4 reles, um lcd 16x2, os resistores os botões td certinho, na saida dos reles coloquei 3 contatores,sem colocar os contatores para funcionar tudo funciona perfeito, mas quando coloco energia nos contatores aparece uns caracteres estranhos, já fiz diversos filtros RC mas nada adiantou, será que alguém pode me dar uma luz?? desde ja obrigado

Segue meu codigo.

Exibições: 775

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Possivelmente vc está sofrendo por interferências provocadas pela bobina do contator.

  Vc falou que colocou filtros RC, mas não falou aonde. A principio o que seria necessário seria um Snubber em paralelo com a bobina do contator.

  Se a carga for indutiva, também em paralelo com a carga (ou em paralelo com a chave).

  Snubber: https://pt.wikipedia.org/wiki/Snubber

  Se os fios do LCD forem longos, tente reduzir.

  Pullups nos pinos do LCD podem ajudar.

  Mas matar na raiz o problema seria um snubber na causa.

  Vc pode comprar eles em lojas de peças para refrigeração já com o nome de Snubber ou montar um com um resistor e capacitor. Só use capacitor de tensão elevada (400V, por ex) e resistor de ao menos 1W.

Bom dia, Eduardo, sim eu coloquei um Snubber no contato do relé, não resolveu, coloquei na bobina do contator também não resolveu, so se eucolocar dois Snubber, um no contato e outro na bobina do contator, será que resolve??

Tem que ter em todas as situações onde uma bobina é desligada em algum momento.

Se for DC vc usa diodo. Por ex se o microcontrolador liga um rele, para esse relé se usa diodo em paralelo com a bobina. 

Se esse rele liga uma contatora, usa um snubber (por ser AC é impossível usar diodo. O diodo é uma solução melhor, mas limitada ao DC. No tempo da central telefonica a rele era comum usar diodo+resistor, isso acelera o relé (a energia acumulada dissipa mais rápido).).

Se essa contatora liga um motor, mais um snubber para o motor.

O ideal seria vc levar isso para um ambiente academico (sua faculdade) e medir tudo isso no osciloscópio. Seria mais científico.
Vc coloca e tira o snubber pra ver a diferença.

Entendi, vou tentar montar dois Snubber então, na faculdade ainda não esta sendo presencial, mas tenho um osciloscopio no serviço vou tentar montar algo semelhante lá, muito obrigado pela dica, assim que testar posto aqui o resultado, Deus abençoe

olá Paulo.

      A algum tempo atrás, ajudei um colega aqui no LDG que teve exatamente o mesmo problema que vc descreveu.  Ele também estava usando um Arduino UNO,  um Display LCD 16x2, e um Módulo de 4 Relés.

      Quando este colega me pediu ajuda e descreveu o problema,  eu imediatamente suspeitei que a causa era a topologia que ele estava usando para interconectar os GNDs (ou "terras") do Sistema,  especialmente em relação ao Módulo de Relés.  Dito e feito: assim que eu vi o modelo da  placa de Relés  e as interconexões,  confirmei o diagnóstico e passei a ele como deveria fazer as interconexões.  E o problema foi então resolvido.  Inclusive para confirmar,  ele voltou as conexões originais,  e o problema voltou também.  Ele fez este teste várias vezes para confirmar a solução.

      Então acredito que eu possa ajudar aqui também.  Mas para isso é preciso ver exatamente qual modelo de Módulo Relé  vc está usando. Isto é necessário porque existem no mercado modelos diversos e que tem funcionamento ligeiramente diferente em relação à conexão da alimentação e da isolação (quando existente).  Seria bom também ver um diagrama de como vc está alimentando o Sistema (UNO e Módulo Relé)  e como está interligando os sinais de controle  e em especial os GNDs.  Caso vc esteja usando Fontes de Alimentação distintas para alimentar o UNO  e o Módulo Relé, informe também. Com estas informações, posso mostrar como interconectar o Sistema para que não ocorra o problema que vc descreveu.

      Inclusive, recentemente eu sugeri a vc ler um tópico aqui no LDG, onde falo sobre isolação nestes Módulos de Relés, e os problemas que podem ocorrer. O tópico a que me refiro, acredito que vc irá se lembrar.

      Esta neste link aqui:   "Módulo Relé JDVCC - VCC - GND"

      Fique à vontade para qualquer questão.

      abrçs,

      Elcids

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço