Estabilizadores comuns (PC), realmente valem a pena?

Boa tarde pessoal.

Recentemente entrei num bate-papo sobre a necessidade de estabilizadores para computador.

Em geral, chegou-se num consenso de que não seria obrigatório em locais onde a rede fosse estável, entretanto, em cidades que sofrem grande variação na rede, que estes equipamentos são indispensáveis.

Em principio, para estas cidades que sofrem variação, falávamos dos estabilizadores mais populares, que são encontrados com muita facilidade em lojas de informática. Exemplo:

Me recordo que a um tempo atrás li em uns fóruns (acho que foi no adrenaline) onde existiam duras críticas com relação a estes equipamentos, em especial que eles prejudicavam as fontes dos computadores por causa do chaveamento e pq não estabilizava tensão. Mas não referenciaram nenhum link e não conheço a procedência do(s) usuário(s). Alguns ainda indicavam apenas o uso de filtro de linha.

Entretanto, eu sei que aqui no fórum tem uma turminha que é bem instruída na área, então gostaria da opinião de vocês sobre esse assunto.

obs1- Caso algum usuário tenha tenha conhecimento, mas esteja com a agenda apertada para escrever sobre o assunto, pode enviar um link de uma fonte que julgue ser segura ou esteja certa, que também ficarei grato. 

obs2- Caso minha questão não tenha ficado clara o suficiente (é algo recorrente), pode avisar que tento reestruturar o texto e ser mais objetivo.

Exibições: 224

Responder esta

Respostas a este tópico

Se existir algum estabilizador que seja "estabilizador" de verdade, pode até ser que tem serventia, mas até onde eu sei, 99%, para não falar cem por cento, dos estabilizadores vendidos para o uso doméstico, não prestam. Não passam de um pequeno transformador com alguns taps chaveados por um relê e um comparador de tensão. Esse chaveamento traz mais prejuízo do que benefício na qualidade da tensão de saída.

Por outro lado, as boas fontes chaveadas para PC são full range, de 100v a 240v. Não vejo porque uma fonte dessa precisaria de um estabilizador de tensão. Se a rede elétrica tiver um variação para menos de 100v ou para mais de 240v, aí existem sérios problema nessa rede e não vai ser um aparelho na ponta (o estabilizador no caso) que vai resolver.

Olá André.

As fontes full range são bem legais, principalmente quando usado em rede 110v pois, entendo, que ela possui uma boa faixa de folga. Entretanto, tem uma cidade próxima a minha, que a rede é de 220v, e é MUITO comum o pessoal perder fontes de computador, e as vezes o próprio computador, por causa dessa variação.

Olá, André!

Como concordo em gênero e número com você, já que não existe concordância em grau :-), acrescento que, em mais de 30 anos usando computadores pessoais, nunca usei um estabilizador e nunca tive problemas.

Ah, e mais uma coisinha: Eu não sou especialista no assunto, mas tenho um amigo que é, inclusive já trabalhou como projetista de Nobreaks e ele tem a mesma opinião.

Resumo da ópera: Não compre, não use.

Ola.

  Nunca usei estabilizadores, mesmo quando era modinha.

  Recomendo, se tem duvidas, já partir logo para um nobreak.

  Recomendo também em seu quadro de força (entrada da casa) instalar filtros desse tipo:

Dps Dispositivo Protetor Contra Surto Raio 25ka 275v SteckProtetor Surto Dps Clamper Anti Raio Vcl 275v 20kaDisjuntor Contra Surtos Unipolar Soprano 15ka 275v

Tive uma "casa de campo" onde tudo queimava. Telefone sem fio, roteador, microondas.. Aih instalei um par desses e parou. Lá realmente as tempestades eram muito severas e a luz piscava muito. (Mogi das Cruzes, SP)

O conjunto completo da obra seria seguir as instruções do fabricante quanto a instalação e aterramento.

Bom dia,

Também nunca usei um estabilizador. E Olha que uso PC desde 1983, 38 anos...

No-break é bom para quando existe queda de energia. Aqui em BH, só ocorre queda, quando cai um temporal ou em manutenção programada na rede eletrica. 

Ale

Muito bom os links, me ajudou a compreender um pouco mais.

Eduardo Henrique Marcondes

Qual era a tensão da rede por lá?

 José Gustavo Abreu

Obrigado pela sua resposta. Também acho que seja obrigatório o uso, afinal, se fosse, todo mundo que usa notebook teria que carregar um estabilizador junto. Entretanto tenho um cenário um pouco incomodo, como segue abaixo:

============================

O cenário real, é que meu cunhado trabalha numa cidade próxima, onde a tensão é de 220v e sofre variação, é um problema/característica na cidade, que não vai ser resolvido por agora. 

É MUITO comum o pessoal perder fonte de computador, e as vezes até computadores (ele já perdeu 2, onde o técnico chegou a condenar todas as peças).

Por prevenção, alguns técnicos recomendaram, nesta cidade, o uso obrigatório de um "estabilizador", onde dizem que ele também transforma de 220v para 110v. (isso realmente existe? um estabilizador que também é transformador? esses populares são assim mesmo?)

Segundo o pessoal, isso reduziu o número de equipamentos queimados, mas ainda o problema persiste.

Não utilizar o estabilizador, é uma opção, mas uma fonte 100~240v, direto, talvez não fosse o indicado, tendo em vista que tensão da rede é de 220v, e ela sofre variação?

OLlá, Tiago!

 Eu optaria pelos DPS sugeridos pelo Eduardo Henrique, até porque acho que o que causa os problemas não é a variação da rede, que as fontes devem absorver, mas surtos de tensão que não estão sendo "enxergados".

Se a rede varia muito, é porque é muito mal condicionada e, quando uma carga "sai", pode haver um intervalo curto de tempo em que ocorre um surto, que não está sendo percebido.

Inclusive, pode ser problema de aterramento.

Você sabe o que acontece quando há uma carga trifásica desbalanceada ligada em estrela com neutro e o neutro rompe? Seria cômico se não fosse trágico ...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço