Canal Engenharia entendida by Dhanuzio Alves - Técnico em Mecatrônica e Bacharelando em Engenharia de controle e automação (IFCE).

Fala Meus amigos…


     Venho compartilhar com vocês mais um assunto do mundo da eletrônica, vamos falar sobre transformadores Chopper. Esses transformadores são encontrando em fontes chaveadas e impressionam pelas dimensões, são bem pequenos e fornecem correntes bem elevadas.

a resposta é “JAMAIS”. Pela fórmula da reatância indutiva, tento em vista que chopper’s são transformadores, que por sua vez, são indutores, temos que XL = 2 x Pi x F x L, onde: XL é a Reatância indutiva, 2 x Pi, uma constante, F a frequência e L a indutância. Logo, observamos que a reatância e diretamente proporcional a frequência de trabalho.
Como transformadores Chopper’s tem sua indutância(L) bem baixar, teremos uma reatância indutiva baixíssima, por tanto, estaríamos praticamente, dando um curto-circuito na nossa rede, tento em vista que a frequência que temos nas nossas tomadas é de 60Hz.
     Esses transformadores são elaborados para trabalhar em altas frequências de chaveamento. Geralmente temos Mosfet’s chaveando o primário desses transformadores a 25 kHz, 50 kHz, 100 kHz…Em alguns casos, temos frequências na casa nos Mega Hz.
Uma outra observação é que os chopper’s trabalham recebendo níveis DC, e não AC como nos transformadores de fontes lineares. Como precisando ter uma variação do campo magnético para que possa ser induzida uma tensão no secundário do chopper, precisamos ligar e desligar esse várias vezes por segundo, daí vem o chaveamento para realizar essa operação.

     Deixo aqui o link de dois vídeos no meu canal onde explico melhor, todos os aspectos desses componente extraordinário.


-Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=OaKkmSa0si8&t=58s
-Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=14FaaFYyxuY

Canal:https://www.youtube.com/channel/UCo7owkh5gzRegCj2A4SXLNw

Forte abraço.

Exibições: 132

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço