Dúvida - Protótipo do meu TCC - Etec Antônio de Pádua Cardoso

Fala galera! Tudo jóia? Preciso urgentemente da ajuda de vocês! Eu estou com uma ideia de TCC e gostaria de compartilhar, caso eu consiga tudo certinho, compartilharei com vocês a minha experiência.

 Minha ideia é essa, irei fazer um sistema de hidrômetro, nesse sistema, não entendo muito, mas, iria usar um módulo de arduino com câmera para ele ler o relógio do hidrômetro analógico e eu teria que usar GSM para mandar os dados lidos para a central do meu sistema. Podem me auxiliar nesse projeto fazendo um grande favor?

Exibições: 203

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Boa tarde.

hummmm   vejo problemas à frente.. "Preciso urgentemente da ajuda de vocês!".

Deixou para última hora?   "E agora José?"

RV mineirin

não, não! Mas acredito que quanto mais rápido, melhor.

Olá.

  Acredito que vc deva consultar seu orientador/professor.

  O problema é que as vezes seu orientador pensa diferente, ele quer que vc use um caminho mais curto ou mais longo em função do tempo/curso/possibilidades.

  Se entendi vc quer ler o numero do hidrometro por imagem, é isso ?

  diria que não é mto fácil, dependendo do hidrometro. Cenas assim são comuns (vide imagem ao final), onde os digitos não param exatamente onde deveriam parar, alem de falta de espaço onde fica o hidrometro, etc, etc.:
  Digo: é complicado enxergar até pra nós.

  Se entendi sua ideia vai precisar de um suporte para camera, iluminação, camera, alimentação 24h dia, sua placa e um software.

  Para essa leitura não sei o que vc usaria, eu tentaria com raspberry usando java em processing.org, mas pode ficar ruim. Tenho um problema pessoal com Python.org, não vem ao caso qual é, mas envolve a filosofia deles. Mas seria também uma opção, embora limitada. Com o Arduino não sei não... Se o foco do seu TCC for visão computacional é excelente !

  Agora... O povo por aih faz diferente. Esse higrômetro da imagem, por ex, está com um radio acoplado nele, que transmite a leitura a distancia. 

  Para saber a leitura ele usa um pulso. Muitos hidrômetros geram já esse pulso na forma de um disco otico ou magnético, basta fazer ou comprar o leitor. 

  Se vc usar um hidrometro com saida pulsada vc consegue por ex um pulso a cada 10 ou 100 litros, aih fica mais fácil, vc simplesmente conta junto com o hidrometro, claro, precisa configurar inicialmente.

  Qualquer falta de energia vai fazer perder o sincronismo.

  Mas.... Acho que aih o projeto fica muito fácil nessa parte.

  Se o foco for a questão do GSM, ok, aih o conteúdo, a contribuição do TCC está na questão da telemetria.

  Para telemetria recomendo MQTT. O google traz muitos exemplos envolvendo Arduino e MQTT. Para isso vc precisa de internet, melhor por wifi, mas pode ser GSM. 
   Enfim, nem deveria entrar no mérito de fácil ou difícil, mas te alertar de que nossa opinião não sobrepõe a opinião do seu orientador, ele tem os motivos dele. Melhor falar com ele primeiro. Melhor não fazer promessas que não consiga cumprir.

   





Ref: https://www.google.com/search?q=sappel.com+izar&source=lnms&...

Opa, digitei higrometro uma das vezes, foi erro de digitação.

Faltou a ilustração do que seria um hidrometro com saída pulsada:
https://www.google.com/search?q=hidrometro+saida+pulsada&tbm=isch

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço