criar software de comunicaçao IRda no protocolo nbr14522

Encerrado

Exibições: 1994

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Boa noite, 

Seja mais explícito. Dê mais detalhes do seu projeto, para que a gente possa ajudá-lo.

ES32 com IRDA???

Boa tarde,

Qual tipo de interface física pretende usar?

Existe um tópico no Lab sobre comunicação com aparelhos de medição de energia. 

Qual é o aparelho medidor de energia? 

Boa tarde, 

IRDA ou conector DB9 serial ?

Se você não expõe os detalhes, fica difícil. 

Olá.

  Possivelmente vc esta lendo diretamente o que vem, os bits.

  Para a comunicação serial padrão seriam necessários coisa como 10 ou 11 bits para formar um byte (8 de dados+start+stop, pelo menos).

  Aih não estou vendo isso...

  O que acontece é que o IRDA é modulado em largura de pulso (alem da portadora), senão vc teria mta dificuldade de transmitir repetições de bits (não vem ao caso).

  Fato é que vc precisa que isso chegue para vc já de forma compatível com a serial do microcontrolador, de forma que vc possa analisar os bytes contidos.

  Normalmente isso é feito com um conversor, algo como:

https://www.google.com/search?q=AliExpress+USB+PORT+Optical+Probe+f...

  Obs: Dei busca pelo modelo que eu usei, não sei se o seu é assim, mas normalmente é preciso algum adaptador para converter de IRDA para UART ou RS232 ou USB, como foi dito anteriormente.

Ahhh, aih sim, o serviço é nessa camada, interpretando os bytes.

A interpretação daqueles bits vc deixa pro conversor IRDA/Qq coisa.

Esse 55AA não se parece com o protocolo da nbr.

Seria interessante consultar o manual do produto para saber qual protocolo usa.

Existem outros, ex:

https://www.eastroneurope.com/images/uploads/products/protocol/SDM6...

Não sei, mas chutaria:

1) "!·!·!·!·!·!·!·!·!·!·!·!·!·0x07·0x0A·0xC0·!·!·0x07·0x07·0x06·0xC1·!·!·!·0x0F·0x05·!·!·!..." não traz informação alguma, os "!·" possivelmente significam erros de decodificação, ele não está entendendo nada e apresenta isso. Acredito que esse caminho não dê em nada assim, as vezes é um botão, setup, coisa assim do seu aparelho e tudo passa a ficar claro, mas enquanto tiver essas sequencias de "!" tem algo mto errado.

2) Contem os dados que vc procura, já devidamente decodificados de IRDA para UART e recebidos pelo PC. É nessa "camada" que está o "serviço" (como diriam os pedreiros aqui em SP).

Quando vc conseguir acessar com sua placa/PC diretamente esses bytes estará no caminho certo.

3) A interpretação "no chute" desses dados, também conhecida como engenharia reversa, só deveria ser necessária quando vc está tentando descobrir um protocolo que não está documentado. Certamente esse protocolo está documentado e muito bem, o pessoal de energia é caprichoso, além de que vc comprou e pagou esse equipamento (imagino), por isso teria acesso aos manuais. Se vc verificar a especificação exata dele possivelmente consegue no google o protocolo exato. Vc citou vários esquipamentos, escolha apenas um e consiga a documentação, facilita, depois pense em outros.

4) Possivelmente não é compatível com a normal brasileira, pq não se parece com ela. Esse 52 (hexa) seria o octeto 82 (decimal) e ele não está na norma brasileira. Ou não entendi... O manual do fabricante vai dar essa informação.

Boa tarde amigo , poderia me informar como anda seu progresso de leitura de grandezas estou tendo bastante dificuldades em poder ler as grandezas do medidor , consegue me enviar um exemplo de mensagem que eu possa enviar prv . desde já agradeço 

Boa tarde amigo , então  no momento estou usando  o meio físico rs485 em um medidor da Landys+gry  E34A , estou tendo bastante dificuldades em obter qualquer resposta do equipamento , precisava apenas ler suas grandezas como corrente, tensão  , consumo etc..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço