Pessoal, sou novo no fórum e estou com o seguinte problema: Necessito acionar um guincho com um cabo nos 2 sentidos e com torque constante. Para cada sinal recebido vou setar um sentido e valor de torque. Pretendo usar um kit drive/motor wotion e no lugar do clp fazer com Arduino, mas sou ignorante no assunto. Alguém me dá uma luz?

Exibições: 360

Responder esta

Respostas a este tópico

Palmeirense ?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O valor é 42.

Olá Márcio Valério

acredito que o problema esteja no eixo da carcarineta. 

Discordo! Está muito claro que é na rebimboca da parafuseta!

:-)

D. T. Ribeiro

Bem observado!

Mto legal esse fórum, consegue unir excelentes informações com clima descontraído.

Não conheço nenhum igual ! Em lugar algum do mundo, tinha que ser [<o>]

Boa noite, 

Como não sou Palmeirense, não entendi. 

um guincho com um cabo nos 2 sentidos "

É uma piada sobre o fato do time Palmeiras não ter um titulo mundial, pq no original entrou como "Sem Titulo".

Olá, Márcio!

   Torque constante, com motor de passo e em malha aberta?

   Vai ser difícil.

   Quase todos os projetos industriais que conheci, que necessitavam de torque constante, usavam servo motores, antigamente de corrente contínua e, mais recentemente de corrente alternada, com sensores de torque para fechar a malha de controle.

   Uns poucos utilizavam motores especiais para esta finalidade, que modernamente foram substituídos por servo motores de corrente alternada, devido a extrema capacidade dos servo drives modernos ( eletrônica de controle do servo motor ), equipados com DSPs de última geração e transistores de potência ultra rápidos e de baixas perdas.

Sorte e sucesso!

D. T. Ribeiro.

Senhores, seria um guincho que solta e recolhe um cabo (motor girando nos 2 sentidos) com algum sensor para corrigir o erro em malha fechada. De fato vi um projeto semelhante com servo motor CA (por que CA?) em modo torque constante. Achei que seria possível com motor de passo...
Desculpem a minha ignorância, não sou palmeirense.

Olá, Márcio!

   Os servo motores de corrente alternada tem, entre outras vantagens sobre os servo motorres de corrente contínua, os seguintes fatos:

1. Não tem escovas, portanto muito menor manutenção.

2. O rotor não é bobinado, portanto muito menor momento de inércia e muito maior dinâmica, além de menor peso e menor volume para uma mesma potência.

Este tipo de motor só foi possível desenvolver após o advento da produção em escala e com custo reduzido dos rotores baseados em ímãs de materiais como Samário-Cobalto, por exemplo, devido ao seu alto campo magnético e, consequentemente, propiciando um alto torque ao motor.

E também devido ao surgimento de componentes eletrônicos avançados, como processadores tipo DSP, com baixo consumo e alta capacidade de processamento e transistores de potência rápidos e com baixas perdas.

Em termos de servo motores, os de corrente alternada representam o estado da arte em 2022.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço