Sensor Acs712 5A funciona bem só, mas não funciona tão bem em conjunto

Olá comprei um sensor acs712 5A para o meu projeto, realizando os testes com apenas coum uma lâmpada, funcionou bem, ligo a lâmpada, o sensor ler a corrente 0,04~0,08A. Desligo a lâmpada ele ler o valor "0" funcionou perfeitamente.

Mas agora implementei o sensor é o codigo que estava testando no meu projeto junto de um sensor ds18b20 e exibindo as informações em um web server. Ele começa a ler uma corrente mesmo com a lâmpada desligada, dei uma olhada e a corrente fica por volta de 0,03~0,08 A(as vezes aumenta um pouco) e as vezes da 0A. Agora ligo a lâmpada e aparentemente a corrente aumenta de 0,04 pula para algo em torno de 0,05~0,1A. 

Oque poderia estar acontecendo, para o sensor acs712 funciona bem só, mas quando coloco ele com o restante do projeto ter esse problema?

Exibições: 239

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Tudo indica que vc está sendo vítima de ruído.

  As soluções podem ser melhorar a montagem, encurtando fios, separando fios de GND que passam corrente de fios que não passam corrente, usando fios melhores, blindados ou coisa assim.

  Como também podem ser por software, usando média de medições. 

  Começaria pelas ligações. Seria melhor ver uma foto de sua montagem.

  Como dito em: https://labdegaragem.com/forum/topics/esp32-com-acs712?xg_source=ac... , com o de 5A vc tem mais precisão, mas medir 0,01A em um fundo de escala de 5,00A ainda é tarefa que exige cuidado.

   Por ex se estiver usando protoboard ou proximo a cargas AC possivelmente não conseguirá. 

   

Difícil dizer ainda, mas é ruído.

Vc pode encurtar fios, adicionar capacitores entre o 5V e o GND, etc.

A forma correta seria medir com o osciloscópio no pino do sinal e ir ativando e desativando coisas pra ver a origem, na impossibilidade só resta chutar.

Esse fio longo enrolado na lâmpada é uma antena transmissora e cada fio longo, cada linha do protoboard, é uma antena receptora. 

Ainda mais pq apesar da tensão ser senoidal a corrente não é. Se vc conseguisse medir a corrente nesse fio veria que ela tem essa cara:

Em teoria:

Esse ultimo gráfico tem a cara da corrente que vc está medindo, só que teórico.

Aqui uma medição, uma ideia melhor da realidade:

Resistive Capacitive Load Waveforms
 Onde amarelo é a corrente (medida com uma adaptação) e azul é a tensão sobre um dos diodos de uma ponte retificadora padrão.

A questão é que certamente dentro dela tem uma ponte de diodos e um capacitor.

O capacitor fica carregando até o máximo e depois descarrega um pouco para manter a tensão na saída.

Quando a tensão de entrada supera a tensão do capacitor ele imediatamente passa a conduzir, fazendo um pico de corrente. Esse pico tem harmônicas em alta frequência, que gera muito ruído.

Se a fonte interna da lâmpada for sem elementos indutivos aih piorou... Pq os elementos indutivos dão uma aliviada nessa questão.

Tenha em mente que a corrente que vc estará medindo é isso aih, um monte de picos, não uma senoide. Precisa ver como vc deve lidar com isso. Se tem um orientador do projeto veja com ele. Existem várias formas como estimar pelo pico, fazer os cálculos para saber a media, usar uma biblioteca pro arduino que faz RMS, etc. 


Ref:

https://electronics.stackexchange.com/questions/192771/why-does-the...

https://electronics.stackexchange.com/questions/104800/does-a-bridg...

https://www.semanticscholar.org/paper/THE-STUDY-OF-SINGLE-PHASE-DIO...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço