Bom dia amigos garagistas, Sumi mas estou de volta rsrs.

Estou com um problema em uma parte de um circuito (subcircuito) em uma placa que estou desenvolvendo. Estranho que tenho exatamente a replicação da mesma parte do circuito na mesma placa e esta funcionando. Vou explicar melhor. Tenho uma carga (Uma válvula solenoide) que esta sendo acionada por um rele e este rele esta sendo acionado por um optoacoplador que por sua vez é acionado por um pino digital do Arduino. Mas ao ligar a alimentação a bonina do rele ja é acionada, o que não deveria, pois eu quero que meu pino do Arduino acione através do Optoacoplador. Como comentei, tenho este mesmo subcircuito na placa que funciona perfeitamente. Vou postar um rascunho do subcircuito em questão gostaria de saber onde esta o erro. Ja troquei os componentes e reparo que quando eu retiro o optoacoplador, eu energizo o relê e funciona normalmente ficando no aguardo do acionamento do opto. Mas ao soldar novamente um optoacoplador, ocorre o mesmo problema.

Se puder ajudar fico agradecido.

Valeu

Exibições: 644

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Sergio,

Pelo o que você descreve, o problema deve estar no mal funcionamento do seu optoacoplador, provavelmente transistor em curto.

Você tem outro opto para substituir? Você também poderia testar o opto com multímetro, mas como em outras oportunidades você manifestou não ter conhecimento sobre eletrônica, o ideal seria fazer o tira teima caso possua um outro opto disponível.

Boa sorte!

Abs.

CK

Eu tenho uma base de eletrônica, modesta mas suficiente para usar um multimetro. Ja troquei o Opto e o problema persiste.

Oi Sergio,

Esta certo, melhor ainda que sabe o básico, é que tinha ficado pra mim  essa impressão porque em outros post seus você fez essa manifestação.

Veja se o diodo supressor, roda livre, ou como queira chama-lo, não esta com fuga, também vi no chat que você mencionou um capacitor, meça ele também, e por fim, qual é o valor do resistor que vai na entrada do opto? Numa dessas esta tão baixo que aciona o LED interno do opto, verifique também as trilhas, como foi você que fez a placa as vezes esta encostando uma em outra, veja se acaso a saída do Arduino esta enviando LOW quando inicia, e inclusive você pode colocar no setup a indicação de que comece com LOW, em fim... Vai ser interessante descobrir o que é.

Boa sorte.

Abs.

CK

Sergio, quando puder, responda por favor, qual é o valor do resistor que esta usando na entrada do opto que vai para a saída do Arduino.

 Uma duvida, você esta usando o opto para isolar o circuito de entrada e o de saida? porque se for isso, você não deve usar o mesmo GND (Terra) como esta usando no desenho, ou seja, entrada e saída no mesmo aterramento.

Anexo folha de dados do 4N25.

datasheet%204N25.pdf

Abs.

CK

Sergio bom dia. Em a imagem não estou vendo transistor para ativar o rele. P1-P2-P3 que nomenclatura e essa?

Estes são pontos de contato onde tenho bornes ligados e onde conecto cabos de alimentação

Boa noite.

Qual opto acoplador você está usando, e qual a corrente da bobina deste rele?

RV mineirin

O Opto que estou usando é o 4N25. sobre a corrente na bobina do relê não cheguei a medir ainda.

Bom dia,

pelo datasheet, este opto acoplador suporta no "MÁXIMO"  50 mA  de corrente.

Como as boas práticas de projeto recomendam usar pelo menos 20% abaixo deste valor,

a corrente pode chegar a 40 mA.

Se seu relé consumir mais que isto, poderá danificar o opto acoplador.

RV mineirin

Bom dia. 

Concordo com o Rui! 

"Se seu relé consumir mais que isto, poderá danificar o opto acoplador." 

Qual é o valor do resistor do led do optoacoplador? Pode ser isso também. 

Informe as especificações do relé.

Por que não usa um módulo de relé pronto? São baratos e existem vários modelos. 

https://www.eletrogate.com/rele

https://www.eletrogate.com/modulo-rele-1-canal-5v

https://www.eletrogate.com/rele-de-estado-solido-ssr-1-canal

Olá, Sérgio!

   Complementando as dicas dos colegas, sugiro que não deixe a base do transistor do opto flutuante, se é que está assim.

   Pelo menos foi a impressão que deu pelo esquema.

   Um resistor de 4k7Ω a 10 kΩ da base do transistor do oprto para o terra deve ser suficiente.

   Outro detalhe importante é o layout. Procure separar bem os circuitos que só tem função lógica dos circuitos de acionamento.

   Também tem a questão do reset. Faça o seguinte teste: Ligue já com o opto instalado, mas sem a ligação entre o pino do Arduino e o opto, para ver se o problema persiste. Se persistir, pode ser que o Arduino esteja acionando o opto ( e o relé ) brevemente durante o reset e o ruído gerado pelo desligamento da bobbina do relé faça o "resto do estrago".

D. T. Ribeiro

Boa noite. O circuito ja esta sendo logado sem o Arduino e mesmo assim esta com a bobina do rele chaveando.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço