Olá pessoal,

Tenho em mãos uma câmera SpeedDome Ultra 8 da American Dynamics, gostaria de estar controlando os movimentos e zoom da câmera porém não possuo a controladora ou aparelho DVR. Não tenho muito conhecimento com programação, mas encontrei um código para Arduino que envia os comandos no protocolo Pelco D via RS485, porém essa tentativa não deu resultado.

Pelo que entendi eu deveria utilizar um padrão de comandos do próprio fabricante, mas não sei adaptar o código para enviar os comandos nesse padrão, o pacote de dados tem tamanho diferente. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com o código e se alguém já conseguiu controlar essa câmera com Arduino.

Também não ficou claro para mim se o pino TX que envia os comandos deveria ser conectado no conector "SensorNet data connections" ou "RS-422 data connections" (anexei a documentação para referencia). Eu fiz uma tentativa conectando o Arduino nos pinos 5 e 6 SensorNet 485 da camera usando um adaptador TTL RS485 sem sucesso (padrão dos comandos errados talvez?). Seriam esses pinos mesmo ou eu deveria usar outro tipo de adaptador e usar os pinos para RS422 ?

O código em questão: https://pastebin.com/NMGtFMbZ

Agradeço desde já pela atenção.

Obrigado.

Exibições: 370

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, Odair.

   Pela documentação que você enviou, a conexão RS485/422 é a 4 fios e não 2.

   Normalmente, neste tipo de conexão usam-se drivers duplos, i. e., que tem 2 fios para transmissão, Tx+ e Tx-, e 2 fios para recepção. Rx+ e Rx-.

   Imagino que, usando 1 controlador e uma câmera, os Tx do controlador seriam ligados nos Rx da câmera, e vice-versa.

   Nas lojas de makers dificilmente encontrarás conversores TTL x RS485 a 4 fios, talvez só a 2 fios.

   Mais fácil encontar em empresas especializadas, como a COMM5 <- Link aqui.

   Outra dica é: Depois de se certificar que a parte física da conexão está correta, use um software de terminal no PC para mandar as mensagens exemplo que a documentação do protocolo certamente deve ter, caso seja aberto, e verificar se obtém a resposta e se está correta. Só depopis disto passe para o software.

D. T. Ribeiro.

Olá D. T. Ribeiro, obrigado pelas dicas, seria possível fazer uso desse adaptador ?
https://www.autocorerobotica.com.br/modulo-conversor-ttl-para-rs422...

Olá, Odair!

   As informações no site da loja, para serem consideradas ruins, precisam melhorar muito.

   Nunca tinha ouvido falar, em meus mais de 30 anos de profissão, em "Bi Transferência". Deve ser um neologismo que eu ainda não conheço. Só conhecia Simplex, Half Duplex, Full Duplex, a 2 ou 4 fios cada.

   Nem sequer a informação de que usa o MAX490 é suficiente para se saber como funciona o módulo, tanto porque existem vários "modelos" de MAX490, quanto porque o módulo pode usar mais de um chip. Na figura só aparece um, mais não dá para ter certeza se o módulo real corresponde ao da figura. Já comprei muitos módulos que, no anúncio eram uma coisa e na entrega eram outra.

   O melhor a fazer é entrar em contato com a loja e pedir documentação mais aprofundada do módulo.

   Uma das coisas mais importantes é saber se ele opera, do lado RS422/485 a quatro fios, Tx+, Tx-, Rx+, Rx-.

   Boa Sorte e, se tiver mais dúvidas, seguimos com a thread.

D. T. Ribeiro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço