Boa tarde, estou a algum tempo tentando solucionar um problema com um arduino com o chip ch340G.

Já tentei reinstalar o drive, e até reinstalar o bootloader, porem sem sucesso. Quando conecto o arduino no pc o chip começa a esquentar muito, chegando a uma temperatura que não da pra deixar o dedo sobre o chip.

Esse problema poderia ser resolvido via software, ou será que a minha solução será trocar o chip?

E será que esse problema seria apenas com o chip?

ps. Esse problema aconteceu logo nas primeira vezes que conectei ele ao pc, cheguei a carregar um programa de blink nele. Em um primeiro momento achei que poderia ser um problema com mina porta usb, meu not, tem apenas usb3.0, e naquele momento pensei que a pequena diferença da corrente poderia ter danificado o chip, mas depois de buscar informações, acredito que não seria esse o problema.

Se alguém á teve esse problema e puder me ajudar, ficaria grato..

Exibições: 770

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde,

na realidade o ch340 é apenas um driver, poderia ser mais especifico, esta usando uma placa stand alone, montada por você mesmo usando um atmega, qual deles? Esta usando uma placa Arduino, que modelo?

Meu canal https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA

Abs.

CK

Olá.

  O ch340 trabalha frio, não pode esquentar.

  Se está esquentando tem algo de errado com ele ou com as ligações dele.

  Recomendo não ligar ele mais até ter certeza.

  Como o Carlos kwiek disse, nos fale mais sobre seu circuito, em que ele está ligado. Mande uma foto, se for o caso.

  Por ex se estiver em um Arduino chinês de baixo custo nem compensa falar em trocar ele, melhor trocar a placa toda (sai mais barato). Mas é fundamental entender o que provocou a queima. 

  Quanto a compatibilidade com usb3.0, ela é imediata. O conector 3.0 tem contatos adicionais, não ligando eles (o conector 2.0 não tem) fica usb2.0 normal. Possuir capacidade de fornecer mais corrente não faz consumir mais corrente ou coisa assim.

  

Desculpa, é um arduino uno que veio em um kit junto com alguns sensores. Comprei diretamente da china.

Depois desse com esse chip ch340, sempre confiro qual é o chip que controla a usb dos arduinos. Aprendi errando que o chip tem que ser o da Atmel mesmo.

Meus outros arduinos tanto o mega como o Uno que são com chip 16u2, nunca apresentaram problemas.

Na minha opinião, é melhor não perder seu tempo, no ML tem placas boas com chip da atmel com valores baixos, não vejo vantagem alguma em comprar esses inventos chineses de baixíssima qualidade.

Boa sorte!

Abs.

CK

Bom dia, 

Chip esta com defeito. 

Se você não sabe trocar um chip SMD, troque a placa. 

James,

    Cara, o CK e o Zé gustavo estão certos, ja tive problemas assim,  é defeito mesmo no chip ch340 não tem jeito,  mas não se desespere,  se seu arduino uno for DIP, você pode tirar o atmega328 dele e reutilizar em outros projetos, ou gravar o chip em outro arduino, por de volta e usar esse arduino para algum projeto pratico e permanente que não precise ficar regravando, visto que o CH340 é apenas o chip que faz a comunicação do arduino com a USB para upar sketchs e comunicação serial,  dai como dito, se você tiver um uso,  basta sacar o ci principal dele, o ATMEGA328 grava usando um outro arduino e põe de volta e pronto,  tai seu arduino danificado funcionando e sendo util.

  No meu caso, eu tava fazendo academia, e queria um timer de display grande para contar o tempo entre exercicios, dai peguei um shield display com tela touch que acopla certinho em cima do UNO,  dai fiz o que disse, eu tinha um arduino com o CH340 ruim,  tirei o atmega328 dele,  gravei em um outro arduino,  depois coloquei de volta, coloquei o shield tft display,  e ate hoje, uso ele.

ah sim,  mais duas coisas.

Se seu arduino for SMD ou seja, não der para sacar o atmega328 dele,  você ainda pode upar sketchs para ele usando o protocolo ICSP,  que são aqueles 6 pinos no fundo do arduino,  mas ai eu preciso que você vá no google e escreva:  Como upar sketchs para o arduino por ICSP.

A segunda coisa é se você deseja recuperar plenamente seu arduino,  e você sabe dessoldar e resoldar SMD,  se esse for o caso,  como é dificil comprar um CI do tipo ch340,  você deve procurar por CONVERSOR USB TTL CH340, dai basta sacar o CI de um e colocar no outro,   se tiver estação é mais facil.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço