Bom dia, pessoal.

Tenho um projeto de rateio de energia em que utilizo diversos medidores com comunicação modbus - ok. Preciso expandir o projeto com mais ulguns medidores porém devido ao custo vou optar por medidores com saída serial PIMA.

Recentemente adquiri um medidor para teste, porém, não consigo adquirir o sinal para manadar para o Arduino.

Alguém já testou alguma solução neste sentido. Não encontrei nada de informação relevante sobre este protocolo na web, pricipalmente a parte para tratamento do sinal.

A imagem abaixo ilustra a única documentação existente.

Exibições: 1800

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Olá, Vítor!

   Neste ->LINK<- existe o seguinte texto:

   "THIS PROJECT IS ABANDONED. I have another repository with a proof of concept that would have made this library possible. However, life got in the way, I sold the meter and no longer have means to test it." ( sic )

   Sugiro verificar se alguém deu seguimento ao projeto. Pode haver informações mais completas.

   Por outro lado, um dos motivos pelos quais o Modbus é o protocolo mais usado na indústria é o seu baixo custo, além, é claro, da robustez, da faciliidade de implantação, da ampla documentação etc.

   Pessoalmente, acho que, de cada 10 sistemas de comunicação de dados que já implantei na indústria, pelo menos 7 eram com Modbus.

D. T. Ribeiro

Obrigado Ribeiro. Com a ajuda de um osciloscópio consegui depurar o sinal e montar a interface serial.

Bom dia, 

Nunca ouvi falar em interface PIMA. 

Veja se consegue descobrir qual é o acoplador otico usado no seu aparelho.

Sobre conexão de Arduino com Acoplador òtico:

https://labdegaragem.com/forum/topics/circuito-para-proteger-optoac...

Sabendo-se que:

Corrente mínima com saída ativada = 2,5 mA

5V / 0,0025 = 2000 ohms 

Faça um teste com o resistor R22 = 2 K Ohms.

Obrigado José. Com a ajuda de um osciloscópio consegui depurar o sinal e montar a interface serial.

O PIMA é um protocolo bastante utilizado pelas concessionárias de energia atualmente. A maioria dos medidores nacionais utilizam essa saída.

O modbus já utlizei na primaira fase do projeto. Funciona muito bem mas os medidores são muito caros e estão inviabilizando as expansões.

Olá Vítor!

   Examinando os documentos que o Gustavo listou e pensando um pouco melhor sobre o assunto, pergunto se vais querer homologar para venda o teu produto, ou se pretendes que ele se conecte diretamente à rede de distribuição de energia elétrica da concessionária.

   Se for este o caso, o caminho é longo e custoso, e você talvez não possa decidir qual a interface que vai utilizar, mas tenha que aderir ao que a norma exige.

   Se, entretanto, a tua aplicação é para consumo interno, na tua casa ou na empresa em que trabalhas, então as coisas são bem mais simples.

   Se for este o caso, não há porque utilizar um protocolo específico, você pode criar o teu próprio protocolo, inclusive misturando camadas de outros protocolos.

   Em assim sendo, você pode, por exemplo, utilizar o nível físico do protocolo DALI, que é barato e robusto.

   Nas camadas superiores, Enlace de Dados, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação, você pode definir cada uma de acordo com a tua necessidade, ou até mesmo suprimir algumas.

   Pode, inclusive, utilizar as camadas do Modbus com o nível físico do DALI, já que o Modbus, como eu disse, é  robusto, fácil de implantar, amplamente documentado, certificado etc. E está pronto, não precisa reinventar a roda.

   Que te parece?

D. T. Ribeiro.

   

Obrigado pelas orientações, porém, eu forneço sistemas para rateio de energia interno. Não tem relação com a concessionária. O projeto iniciou com modbus mas nas expanções vou utilizar o protocolo PIMA devido aos medidores seram mais baratos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço