Acionamento de Motor AC 2500W com Opto e Triac

 Bom dia

   Tenho um circuito elaborado e funcionando em um primeiro teste ( com uma lampada incandescente) onde utilizo um opto PC817 que aciona um Triac BHT24 o qual deverá comanda o acionamento de uma bomba de agua de 2500W. Já coloquei também no circuito um filtro RC

   Minha dúvida :

  Com relação ao Triac sei que a corrente de carga será compativel, porém em relação ao optoacoplador, qual eu deveria utilizar visto que a saida do opto ( pino 6 ) está ligada via resistor 100R diretamente a uma das saídas do Triac ?

  Nesse link , o circuito que estou utilizando (1a e 2a foto)   :

  https://shopee.com.br/Triac-Bta41-600b-Diac-Moc3021-Opto-Acoplador-...

 Agradeço qualquer ajuda.

Exibições: 722

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

O optotriac que você deve utilizar é o que esta no circuito cujo link você postou, MOC3021, ou outro similar, o PC817, é um optoacoplador que utiliza um transistor na saída, ele é muito utilizados em circuitos de fonte de tv por exemplo, para enviar feedback para outros CIs de controle de PWM, entre outras aplicações.

Visto isso, utilize o MOC3021 ou outro opto triac, (Um Diac opto isolado) e não um opto transistor como o PC817.

Boa sorte.

Meu canal https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA

Abs.

CK

Grato pela dica Carlos.

Disponha.

Abs.

CK

Ola.

   Complementando a informação, sugiro usar sempre o MOC3021 ou equivalente (mas vá nele, pq não?) e usar sempre os componentes adicionais sugeridos na folha de dados dele, vide figura 11/12:

https://www.onsemi.com/pdf/datasheet/moc3023m-d.pdf

  Pode funcionar sem, mas diminui drasticamente a vida útil com carga AC.

  Excelente, farei isso. Muito Grato.

  Como eu poderia simular esse circuito ( usando BTA24 ) tendo um consumo de 20 A ?
  Não tenho um dispositivo com esse consumo mas queria simular o comportamento do TRIAC nessa situação. Alguém sabe dar uma dica? 

Dependendo do que você quer saber, basta uma folha de papel e uma caneta, e as folhas de dados dos componentes para saber que resultados esperar.

Usando as leis fundamentas como lei de ohms e watt vai poder calcular o que quiser.

Também pode usar software de simulação, e analisar o que precisa (Anexo simulação no Proteus) Agora se quiser ver na pratica, usando as mesmas leis que me referi, produza uma carga que consuma essa energia, lembre-se que o triac vai precisar um dissipador suficiente para dissipar o calor gerado sobre sua carcaça, lembre-se também que estamos falando de correntes e tensões que manipuladas de forma errada, o por pessoas sem conhecimento, podem levar a graves acidentes inclusive a morte do ser humano.

Simulando_Triac_LDG.pdf

Abs.

CK

Olá, Syscom:

   Em primeiro lugar, reforço firmemente as recomendações do Carlos Kwiek, pois quem conhece eletricidade sabe muito bem o quanto é perigosa.

   Para teres uma idéia, mesmo sendo profissional da área com curso superior há mais de 30 anos, só manipulo circuitos elétricos desenergizados e utilizando equipamento de proteção individual adequado.

   Quanto à carga, você tem chuveiro elétrico em casa, ou só à gás? Se tiver chuveiro elétrico, dependendo da seleção de potência que fizer, pode ser que consuma uma corrente próxima dos 20 A que você necessita. Chuveiros elétricos com seleção eletrônica de potência, alias, usam Triacs.

   Se quiser fazer um teste com uma carga menor primeiro, para diminuir o risco de queimar o Triac, use um secador de cabelos ou um aquecedor elétrico, por exemplo.

D. T. Ribeiro.

 Excelente ideia a do chuveiro. Muito grato.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço