Colegas, acabei de ligar para a Arqia, conhecida como umas das operadoras especializadas em chips IOT (internet das coisas). 

Fiz um sisteminha para envio de sms´s usando arduino e sim800l. Funcionou bem, testei com meu próprio chip pré-pago da Oi (adquirida recentemente pela TIM). Mas se eu continuar enviando sms´s com este chip a operadora vai bloquear, pois é um chip comum e não M2M.

Aí liguei para Arqia e expliquei meu propósito e o atendente me garantiu que simplesmente não tem chip para envio de sms, ou até tem mas paga R$ 0,25 para cada sms enviado.

Meu sistema enviará uns 300 sms por dia, ou seja, custo totalmente inviável. 

Ele disse que minha aplicação teria que se comunicar com algum site e por lá, pelo site, aí sim enviar mensagens (e-mail ou zap) para os destinatários. Não entendi direito.

Aí resolvi vir aqui ler alguns comentários de vocês que entendem muito mais do que eu sobre isso tudo.

Se alguém quiser dar alguma sugestão e/ou informação...agradecemos (eu e quem mais tiver interesse neste tema).

Grato (boa semana pra todo mundo).

Exibições: 590

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

não entendi bem seu projeto.

Explico:

Se vai enviar 300 SMSs por dia,  "imagino" que seja um motivo comercial. certo?

Se não motivo comercial, por favor conte-nos porque quer enviar 300 SMSs por dia.

Se for motivo comercial,  inclua 0,25 por cada SMS no custo do seu cliente.

RV mineirim

O meu projeto em si não é relevante para o tema deste tópico. Também não é nenhum segredo mundial. Abri a discussão pois me espantei com as poucas possibilidades no universo IOT. No youtube tem centenas de videos que tratam da internet das coisas, nenhum deles fala que não haverá chip M2M para envio de sms´s. Eu pensei que teria aos montes. Não é só o preço, R$ 0,25. Pois este valor é cobrado em chips corporativos, não é nem me chips individuais. 

Para aquele cidadão que deseja adquirir 1 chip para uso em módulos que enviam sms´s não há ofertas no mercado. Alguns apenas recebem comandos, mas não enviam.

Absurdo.

Se alguém puder postar informações...

Será que é isso mesmo ? eu só posso estar enganado, mas pesquisando aqui, é isso.

Olá.

  No meu entendimento SMS está fora do universo IOT, é um sistema que já caiu em desuso, usa uma plataforma diferente da proposta originalmente, que seria a internet (senão seria SMS das coisas, hehehe).

  O SMS veio do tempo dos celulares analógicos, não serve como referencia para criticar as plataformas de IOT.

  Entendo que o ideal seria vc falar qual a sua aplicação, poderemos tentar sugerir alternativas "desse século".

  Adianto que caso seja marketing (SPAM) não é IOT também.

  

Complementando, para IOT se usa protocolos específicos de internet, como o MQTT.

https://www.arduino.cc/reference/en/libraries/mqtt-client/

Desde 2010 que a ANATEL proibiu o envio de SMS´s indesejados, é uma proibição antiga mas que vem sendo renovada a cada ano e cada vez com mais rigor. A idéia era, e é, combater spam (que é o envio de propagandas sem que o destinatário tenha autorizado ou solicitado). O sistema SMS´s estava sendo inundado por esta prática que de fato aborrece todo mundo.

Por isso não há chips que trabalhem em máquinas (modem´s, sim800´s da vida, etc). Agora para seres humanos portando seus celulares aí tudo bem, pois não há como um ser humano enviar tantos SMS´s como se fosse um sistema automatizado.

É só por isso.

Se eu tivesse pesquisado mais a fundo antes não teria aberto este tópico, mas fica valendo caso alguém que visite aqui também tenha alguma dúvida sobre esta ausência de oferta.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço