Estou Procurando Um Transistor Q Acione Abaixo De 3,3V Que E A Tensão HIGH Do ESP8266, 

E Quero Saber Se O Transistor Na Imagem Abaixo Irá Liberar 1 Amh Quando Pino D6 Estar Em HIGH E Se A Necessidade De Usar Um Resistor No Gate(Colocarei Um De 10R Para Caso O MOSFET Queime Nao Queimar O ESP, Mas Não Sei Se Funciona), Comecei A Pesquisar Transistor Agora, Toda Informação De Sobre Como Funciona O GS E GS(TH) E Interessante Para Min Se Sobre Algo Sobre.

Se Precisa De Mais Informação Pergunte No Chat, Responderei O Mais Rápido O Possível.


Exibições: 781

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu Vi Um Poste Da Pessoa usando Esses Transistores BC548 Para Transmitir 5V Para Acionar Relé, Mas De Acordo Com O DataSheet Isso Não Funciona Pois Esse Transistor Funciona Com 5V Na Base, Tô Muito Perdido


Bom dia,

uma coisa me deixou curioso. Porque voce usa letra maiuscula no inicio de toda palavra?

Agora vamos ao transistor.

Basicamente temos 2 tipos de transistores:  Os de junção e os MOSFETs.

Os de junção tem corrente base emissor, e a corrente de coletor emissor  e'  igual a corrente de base emissor x hfe.

As tensões de base emissor giram de  0,5V a  0,7V dependendo do tipo de transistor. Slicio ou germanio.

O funcionamento dos MOFETs e'  muito similar ao funcionamento das valvulas antigas.

Praticamente não tem corrente de gate, e a corrente dreno supridouro e' controlada pela tensão do gate

e não pela corrente

Existe um parametro no MOSFET que define se ele ira' funcionar com o nivel de tensão que o projetista tem.

E' o VGS.  Voltagem Gate Supridouro.

E' um parametro que diz qual a voltagem minima para cortar a corrente dreno supridouro.

EX: Se em VGS tiver 6V, significa que abaixo desta voltagem o MOSFET não tera' corrente dreno supridouro.

No seu projeto, usando 3,3V, voce precisa  de um MOSFET que tenha um VGS de 3,3V ou menos.

Como o  MOSFET  " não"  tem corrente de base, voce pode usar resistor entre o porte do arduino 

e o gate do MOSFET, evitando que se o MOSFET der defeito, danifique o arduino. 

O MOSFET IRLZ44N não serve para seu projeto pois tem um VGS de 10V

.

RV mineirim

Obg, Costume Escrever Maiusculo As Palavras, Nem Sei Mais Pq Comecei Escrever Assim.

"As tensões de base emissor giram de  0,5V a  0,7V dependendo do tipo de transistor. Slicio ou germanio."

Se Eu Ultrapassar O VBE O Transistor Conduzira Dependendo Da Corrente Q Entra Nele?(Existe Diversos Vídeos Sobre Os Transistor, Mais Ninguém Fala Se Á Tensão Mínima Para Conduzir).

Bom dia, 

Se você quer aprender, precisa estudar, não é perguntando que vai entender grandezas e teorias sobre qualquer assunto, agora, se o que deseja é apenas saber  como se faz tal coisa, mas não lhe interessa estudar, pergunte objetivamente como se faz tal coisa.

Por outra parte, você esta misturando perguntas de um transistor BJT e um Mosfet, se não souber diferenciar uma coisa da outra, não vai saber perguntar, se não sabe perguntar, não vai obter resposta.

No caso concreto de sua ultima pergunta: Se Eu Ultrapassar O VBE O Transistor......

A resposta esta na sua pergunta, As tensões de base emissor giram de  0,5V a  0,7V dependendo do tipo de transistor. Silicio ou germanio. A resposta esta clara, se você aplicar uma tensão de base emissor no caso de um tr de silicio, menor a 0,7V, ele não conduzira, ficara cortado, se aplicar uma tensão na base, que faça cair uma tensão que supere a barreira de 0.7V o tr conduzira, sempre falando em usar um tr como chave, ou seja, levando  a tensão do coletor emissor entre corte e saturação, ou seja, no caso de um npn, no corte o coletor estará igual a tensão da fonte, seja ela de 3V ou de quanto o transistor suportar, (Esse dado esta na folha de dados do tr) e na saturação o coletor estará com a mesma tensão do emissor, que se conectado ao GND será 0V, se você ligar uma carga entre o coletor e a fonte, ora ela estará ligada, ora desligada.

Abaixo um desenho onde um tr tem como carga uma lâmpada de 3V3 e uma fonte de 3V3 e a tensão base emissor supera os 0.7V, fazendo a lâmpada acender porque o transistor esta saturado.

Essa é uma explicação bem simplória, para quem quer apenas entender levemente um conceito, mas se realmente você deseja conhecer, precisa estudar o assunto como o RV sugeriu com o mestre Newton C. Braga por exemplo, é um bom começo.

Abs.

CK

 Agradeço muito por você tirar essa duvida de min. Tudo de bom para você amigo. Abaixo esta a resposta pq já tinha tentado de tudo ate testado com os matérias na pratica, mesmo com perigo de queimar componentes aqui em casa.

Não é possível encontrar esse conteúdo especifico q você me explicou no comentário acima na internet.

 Possivelmente você teve uma vida boa ao aprender e não precisou pedir ajuda a fóruns quando não achou determinados conteúdos disponíveis para responder suas perguntas.

 O triste e que não tenho nenhum professor me auxiliando, e não tenho um completo equipamento para fazer os testes, ou seja o único jeito e perguntar para pessoas com conhecimentos na área (Moro em cidade pequena com poucos componentes eletrônicos disponíveis, qualquer coisa eu tenho q pedir pela internet e pagar o frete oque sai 1 real pra você sai no mínimo 30 reais para min.)

Amigo,

Primeiro obrigado por suas palavras gentis, é bom saber que ajudamos o próximo. para isso participamos deste fórum, para ajudar e ser ajudado.

Eu não escreveria mais nada, mas seus comentários me obrigam a esclarecer algumas coisas.

minha vida de estudante, como a de todos não foi fácil, tive a sorte de ter alguns bons professores, outros nem tanto, mas posso afirmar que 10% representa a ajuda deles, os outros 90% foram os livros, e minha vontade de aprender, trabalhando e com esposa filhos, estudei com garra e sem internet que naquele tempo não havia, moro em uma cidade "grande" João Pessoa, e aqui, como em outros cidades grandes e pequenas, as lojas de componentes já não existem como antes, hoje todos compramos no ML, na China, e em outros lugares, portanto, se serve de consolo, todos hoje arcamos com fretes.

O colega Rui Viana, te deu uma dica de ouro para obter não só as respostas que você queria, mas te sinalizou o lugar onde muitos de nós aprendemos muita coisa, me refiro ao site do mestre Newton C. Braga, no site dele, você pode estudar desde o zero e aprender tudo sobre eletrônica, ou apenas informar-se sore determinado assunto especifico, além de outros sites e professores aos montes que ensinam na internet, tem artigos e livros aos montões, então, não se deixe estar, e trate de estudar, se gosta e se quer aprender, a chave esta na sua mão, é você que deve abrir as portas, com sua vontade, perseverança e garra.

Meu canal https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA

Boa sorte!

Abs. 

CK

Obrigado pela dica ninguém nunca me mencionou Newton C. Braga, dei uma olhada no seu canal, principalmente o microscópio de baixo custo(Criei coragem de começar a solda circuitos SMD em placas de pinos já furadas, já q praticamente impossível eu fazer profissionais com os meus materiais, aliais sofri muito kkkkk queimei 1 transistor, era novo acho q estava bom kkkkk, mas tive sucesso no segundo).

""ninguém nunca me mencionou Newton C. Braga, ....""""

E o que é este link que postei em 21 abril 2022 as 16:53  ???????

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/analogica/14266-curso-de-...

RV mineirim........

Boa tarde.

Não espere acontecer.  Faça acontecer !!!!!

RV mineirim

Bom dia,

Qual é a carga que pretende acioaná-la?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço