Boa noite

  Tenho uma rotina que lẽ os pulsos vindo de um moedeiro me utilizando do pino 2 do Arduino para ler as interrupções.

  Tudo funciona absolutamente com perfeição, porém, se ligo o acendedor elétrico do fogão por exemplo ou ligo o ar condicionado, há uma interferência que faz aparecer  um " crédito fantasma - Um falso pulso é lido ".

  Já tentei desacoplar com capacitores de 100k , com circuito RC , com blindagem de metal e nada surte efeito.

   Ou seja, sem o acionamento dessas interferências o projeto fica lá bem estabilizado paradinho e lê todos os créditos que são inseridos sem problema.

  Alguém sabe como resolver uma encrenca dessas ?

 

 

Exibições: 748

Responder esta

Respostas a este tópico

Não consegui responder em seu último post, então vou responder nesse post.
Para te passar o que me pediu eu precisaria  mensurar com um osciloscópio mas infelizmente não possuo um ...

A não ser que haja outra forma mas eu não sei qual seria.

tranquilo Syscom. O importante é solucionarmos seu problema, e acredito que está bem próximo disso.

      Aquelas informações podem ser facilmente obtidas através do próprio Arduino.  Eu posso depois preparar um código para isso, pois assim se algum dia vc tiver que trocar o Moedeiro, vc mesmo poderá obter aquelas informações, as quais são importantes, como vc perceberá mais adiante quando eu publicar o código (mas não se preocupe, o código é totalmente flexível/versátil).

      Mas neste momento vamos tentar um caminho provavelmente mais rápido.  Vc teria uma das informações listadas a seguir:

      

      -  um datasheet do Moedeiro, ou então algum documento que descreva as especificações  do mesmo.

      -  ou ainda, o modelo do Moedeiro,  ou então o link do site  onde vc o adquiriu.

      Se vc tiver, informe aqui, pois assim eu posso tentar encontrar aquelas informações relativas ao Pulso gerado pelo Moedeiro.  Se por alguma razão vc não quiser informar aqui,  pode me enviar pelo email do LDG.

      Fico no aguardo.

      abrçs

      Elcids

olá Syscom.

      Solucionar este problema é geralmente simples.

      E não adianta usar técnicas que sabidamente não irão funcionar.  Por exemplo,  usar Eletrolíticos de Alumínio  não adianta, seja na alimentação seja em filtros de sinal (aí piorou!!!).  Isto porque o problema advém de spikes de alta frequência (ou "surges" se preferir) que são introduzidos na rede AC  quando é acionado um dispositivo de alta potência instantânea (como no caso do acendedor elétrico do fogão, conforme vc citou). Estes "surges" são introduzidos na rede AC  através de acoplamentos capacitivos (a maioria deles vc não vê, pois são intrínsecos).  A frequência desses spikes é relativamente alta (normalmente acima de 1MHz),  e por isso Eletrolíticos de Alumínio não resolvem (eles não funcionam nestas frequências).

      Mas para poder te instruir com uma solução consistente,  é preciso saber mais sobre seu circuito:  quais são os elementos (principalmente a especificação da Fonte de Alimentação),  e como estão interconectados.  Com essas informações,  é possível agir nos pontos susceptíveis aos spikes (surges), e garantir que estes não interfiram no funcionamento.

      Eu projetei Equipamentos Médicos (ou Eletro-Médicos) por 25 anos.  E os Equipamentos que projetei foram submetidos a testes rigorosos determinados por Normas Internacionais (especificamente as Normas ISO), os quais geravam interferências deste tipo (também chamados "bursts").  E claro, eles tinham que ser aprovados e com segurança.  Imagine o que poderia ocorrer se um Equipamento Eletromédico tivesse um problema devido a alguém acionar algo que gerasse esses "bursts"  (ou "surges", ou "spikes").  Mas usando a técnica adequada,  é perfeitamente possível impedir estes problemas (fiz isso em centenas de Projetos).

      Abrçs,

      Elcids

Olá Elocids,

A fonte a saber , eu já usei 12v estabilizada ajustável, chaveada, sem ser chaveada e até mesmo a suposta CC pura de uma bateria automotiva. Em todos os casos, o mesmo problema. Regulo os 5v através de um 7805 com desacoplamento 100k na entrada dos 12v e na saída dos 5v. Os 5v também passam pór uma filtragem via eletrolíticos.

veja que respondi lá no post de sua resposta para o Eduardo.

 Prezado Elcids, peço desculpas pela demora.
 O código que você elaborou funciona perfeitamente sem o problema da interferêncai.
 Entretanto eu não tive conhecimento suficiente para adequá-lo ao meu código.

 Percebi que o problema só ocorria se o código estivesse capaz de ler sinais de 1 pulso. 

 Então, simplesmente coloquei ele para ler a partir de 2 pulsos ( e configurei o moedeiro para tal também) e o problema nunca mais aconteceu. Claro que foi uma solução de contorno do problema apenas.

 Se no código ( e basta o código rodando, mesmo sem moedeiro conectado) o programa aceitar leitura de 1 pulso para o problema retornar.

 Agradeço muito de verdade toda a atenção e paciência dispensada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço