Pessoal,

O que mais encontrei nas pesquisas que fiz foi um arduino sendo alimentado por uma bateria de maior tensão, maior que 5 volts, e daí aquele tradicional código e montagem com 2 resistores dividindo a tensão entrando em A0.

Beleza. Meu desenho em anexo mostra o que pretendo. No meu caso vou alimentar um atmega standalone com bateria de 3,7 volts. E minha dúvida é se o mesmo código faria um led acender quando a tensão baixasse para menos que 3 volts. Pois a referência é a tensão máxima e a tensão máxima também estará caindo pois vem da mesma bateria que desejo monitorar.

Faltou desenhar o led. E os 4 volts descritos no código é que a bateria estando bem carregada dá isso...4 volts.

Dá certo ?

Exibições: 680

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  A principio funciona, mas pode ser necessário ajustar para outra referencia, depende do Arduino.

Veja:

https://www.arduino.cc/reference/pt/language/functions/analog-io/an...

Oi, estou usando arduino UNO R3, mas meu projeto final será apenas no atmega328p (standalone). Será que eu teria então que usar o pino AREF ? como seria a ligação ?

Já encontrei bons tópicos para estudar. Agora vou entender melhor. Grato pela dica.

Olá, Sérgio.

   Quando se quer fazer um LED funcionar com uma grande gama de tensões, usa-se uma fonte de corrente.

   Aqueles relés de estado sólido que aceitam em sua entrada tensões DC de 3 V a 30 V, normalmente a entrada alimenta o LED de um optoacoplador via uma fonte de corrente. Não importa a tensão, desde que dentro da faixa aceitável, o LED será alimentado sempre com a mesma corrente.

   Se você quiser ter uma idéia do que estão fazendo neste caso, use a seguinte chave de pesquisa na Internet: "LED constant current"

Abração!

D. T. Ribeiro

Blz DT, mas meu caso é montar só um ledezinho para monitorar a bateria do atmega329p standalone. Aliás, penso em fazer como o anexo que coloquei na postagem que inicie este tópico. Aí, no lugar do resistor que vai para o GND eu coloco um trimpot temporário. Quando a tensão da bateria estiver em 3,10 volts (medindo com multímetro) eu vou girando o trimpot até o led acender. Meço e vejo se dou sorte de ter algum resistor bem próximo da valor. Assim não preciso do pino AREF nem esquentar a cabeça (por ora) com fórmulas, etc. 

Dá certo ?

Olá Sérgio.

   Havia comentado sobre o acionamento do LED, mas o problema principal, claro, é a medição da tensão da bateria por uma entrada analógica do MEGA, que vai ser alimentado com a mesma bateria.

   Apesar de ter um MEGA, não costumo usá-lo muito. Mas acho que, com esta tensão de no máximo 4 VDC, você terá de alimentar o µC diretamente, bypassando o regulador, o que significa que, sem usar o AREF, a tensão de referência do A/D do µC e a tensão que se quer medir via divisor resistivo, são prporcionais.

   Neste caso, o valor lido será sempre o mesmo, independente da tensão da bateria. Você pode testar isto usando uma fonte de tensão variável para alimentar o MEGA, simulando a bateria.

   Não testei, mas acho que, neste caso, não vai funcionar. Você terá de usar uma tensão diferente para a referência do A/D so MEGA ( AREF ), como você já intuiu.

   Nos projetos de Nobreak que participei, era usado uma referência de tensão, tipo um TL421, porque já era usado na fonte chaveada e isto diminuía ítens de estoque, mas você pode usar um diodo zener, que é mais barato e mais fácil de encontrar.

Sucesso!

D.T. Ribeiro.

Alguém tem alguma idéia de como pode funcionar no caso do atmega328p na configuração standalone ? ...enquanto isso vou pesquisando também.

Boa tarde. 

A minha sugestão é usar uma Tensão de referência externa para o ADC do Arduino. 

Por exemplo um Voltage Reference de 1.2V

https://www.ti.com/product/LM385-1.2

(Tem no Mercado Livre)

Não use outro valor como referência, pois com a tensão de 3V de alimentação só é possível esse valor. 

E depois faça um circuito divisor de tensão com resistores, para ser medido com o ADC do Atmega328P. 

Calcule os valores dos resistores, por exemplo Dividido por 4, pois a bateria carregada pode chegar no 4,2V. 

No seu programa multiplique por 4, o valor da tensão medida no ADC.

Faça uma calibração com um Voltimetro, pois esses chips podem ter uma variação de 1,223V a 1,247V.

Boa noite, agradeço. Vou tentar algo mais simples pois achando que seria extremamente fácil eu acabei me antecipando e fazendo uma plaquinha onde irei soldar os componentes e nela não há espaço para mais nada. Talvez eu consigo soldar por cima um diodo zener em algum lugar. Me arrependi de não ter pesquisado mais pois achei este video mostrando uma solução muito mais simples usando só transistor. Não dependo de precisão, quero apenas que o atmega328p acenda um led quando a sua própria tensão de alimentação estiver fraca, abaixo de uns 3,2 volts + -. Mas enfim...ainda pesquisando. https://youtu.be/8Ysg7qPdM_c

Bom dia, 

Esse circuito do video que você enviou usa mais componentes do que a minha sugestão...

Bom dia. Realmente. Mas esse aí não tenho e não vende por aqui. Eu tenho aqui o LM 317 e o TL431. Mas vou tentar primeiro com a dupla diodo zener + resistor, não dependo de precisão.

Sobre o TL431 

Parece que ele aceita 3V de alimentação. Sugiro que teste antes. 

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/52-artigos-tecnicos/artig...

https://www.ti.com/lit/ds/symlink/tl431.pdf

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço