Bom dia a todos,

 Comprei um drone da china para o meu filho a um tempo, (LS-XT6),  depois de alguns dias de uso e tombos, 

ele parou de voar...rsrs

  Algum defeito na placa, não o deixa levantar voo, alguma coisa descalibrou, talvez o acelerometro, ou uma das saidas das quatro helices não fornece mais energia suficiente para o motor,enfim...

   Eu não quero consertá-lo, ma queria usar os motores, o controle remoto, (que é muito bom), e a estrutura para montar um outro, mais seguro, com mais capacidade de bateria etc...

   Eu encontrei este projeto, que usa os mesmo motores do drone defeituoso..

   https://www.deviceplus.com/others/diy-projects/building-diy-drone-f...

  Eu não estou encontrando nenhum scket arduino sem esc's, ...    :(

  Eu tenho:

1 arduino UNO

1 receptor "xcl-rf-5v"

Peças do drone:

Todas, exceto a placa principal..

Alguem pode me auxiliar, com links, e informações como decodificar o controle rf do drone antigo, e quais componentes precisarei para complementar o arduino, como acelerometro, qual placa bluetooth usar, para conectar o smartphone, e talvez uma camera..

   

Exibições: 282

Responder esta

Respostas a este tópico

Alguma possibilidade de conseguir reutilizar um controle rf do drone ls-xt6 ? Alguem pode me ajudar?

Olá.

   Gostaria de comentar, antes de mais nada, a questão de segurança.

   "Sempre tive" brinquedos que voam, tive a 20 anos um pequeno helicoptero controle remoto, nem giroscópio tinha, risquei a lateral do carro com ele. Mais tarde comprei o meu primeiro helicóptero controle remoto com giroscópio, da china, e risquei a tv de casa... Na ponta da hélice tem uma borracha, mas a borracha contra o plástico da tela risca. 
   Claro, isso pq brincava muito, acidentes acontecem, acontecem mais se vc persiste.

   Tenho uma filha de 8 anos e atualmente 2 drones. Um que ela nem sabe que tenho (para evitar acidentes) e o outro que uso para brincar com ela, com todas as proteções possíveis e imagináveis.

    Especialmente os que tem GPS costumam se perder se vc for brincar em espaços fechados (dentro da sala). Do nada eles trocam de satélite e se perdem.
    Enfim, queria dizer que drone é coisa séria, alta rotação de lamina afiada.

    Veja essa matéria:
https://www.tecmundo.com.br/drones/91103-acidente-terrivel-drone-te...
    Recomendo, se quer envolver crianças, usar um drone em perfeitas condições, com certificados, com proteções opcionais, etc.
    Se vc tem cartão de crédito que dá milhas, veja se consegue comprar um com elas. Comprei o meu assim, saiu quase grátis.

    

    Recomendo esse modelo: DJI Tello:
https://store.dji.com/br/guides/tello-o-divertido-drone-projetado-p...
https://www.youtube.com/watch?v=DooT_9G7QTI

    E nele coloque protetores de hélice adicionais:
Suporte de Proteção Tipo Gaiola Pgytech para Drone DJI Tello | Amazon.com.br

Esse drone usa o celular como controle, mas vc pode colocar um controle bluetooth no celular, aih fica muito legal a brincadeira. Não tem GPS, usa um sistema de análise de imagens para complementar a estabilização (tem também um ótimo acelerômetro).
Esse controle bluetooth, se optar, te servirá para muitos projetos. Carrinhos, jogos de celular, etc. A dica adicional é que o modelo mais popular (ipega) não funciona nesse drone. Consulte a lista dos compatíveis.

Enfim, a recomendação é: não fazer gambiarras se tiver crianças próximas.

   Obrigado pelo conselho Marcondes, me preocupo tambem, farei um com protetores, farei eu mesmo a estrutura, mas ainda falta muito para chegar lá...

   Eu no momento estou comprando as peças, aos poucos, vou entender o acelerômetro funciona, o bluetooth etc...

   No momento, eu queria saber uma maneira de reutilizar o modelo de controle remoto rf que o drone ls-Xt6 tem, o controle tem uma ótima qualidade, queria uma orientação de como reutilizá-lo, assim, economizarei uma boa grana...

Dificil... Pq é chinês, podem ter usado qualquer frequência, qualquer padrão de dados...

Aih a sugestão seria abrir ele e aproveitar o que der, digo: Desligar o circuito atual e fazer um novo. 

Aproveitando a bateria (suporte) e os potenciometros. Ligar eles em um arduino nano (por ser pequeno) que mandaria essas informações por bluetooth.

Pode ainda ser um esp8266 e usar wifi.

Ou um ESP32 e usar wifi ou bluetooth, tem os 2 (melhor opção na minha opinião, só é meio gastão, a bateria não duraria muito).

Não conhecia o drone LS-XT6. Fui pesquisar e realmente é um drone perigoso.

Veja o video de um e de outro:

XT6:https://www.youtube.com/watch?v=Zkxfs_vnea8

Veja em 8:40 quando o "piloto" tira as mãos do controle. O drone não fica parado por nada.

Tello: https://www.youtube.com/watch?v=u8Yej9RNh5g

Veja em 8:40, está demonstrando os sensores inferiores, mas vejam que ele tira a mão do controle e o drone fica parado. 

Mas não achei informação alguma de frequência do controle.

   Eu acabei consertando o drone, descobri que uma engrenagem estava com alguns "dentes", gastos, foi só adicionar uma arruela de plastico, e tudo ok agora. 

   Quanto ao video, o "piloto" não leu o manual, e nem mecheu o suficiente no drone para descobrir que os quatro botoes, abaixo do analógico direito, são botoes de compensacao, eles deixam o drone parado como uma mosca...rsrsrs, o drone não é perigoso, vem com proteção de helice, (que o rapaz do video não colocou), e te digo uma coisa, o ls-xt6 é um pequeno gigante..

  Ele tem as seguintes configurações:

*Botão de pouso

*Botão modo "sem cabeça"

*Botão "retorno automático"

*Botão de "manobras" (ele faz um loop de 360° na direção que escolher apertando o botão + direcional).

*Botão regulador de velocidade (ele tem 3 modos de vôo, do mais lento ao mais rápido, no rápido, ele tem uma velocidade assustadora..rsrsr)

*Botões estabilizadores (são os botões que te falei, abaixo do analógico direito, quando regulados, deixam o drone parado no ar, quando nenhum comando é dado).

* E uma função que prova que ele não é perigoso, quando ele está voando, eu propositalmente, fiz algumas vezes para testar, eu peguei na helice dele, para ver se era possível machucar o meu filho, e adivinha? ele desliga..., me parece algum circuito de proteção de sobrecarga nos motores, se ele cai, bate na parede, ou alguma helice detecta travamento, ele desliga todas..

Quanto ao meu projeto, ainda vou fazer, chegou mais componentes hoje, (acelerômetro & Bluetooth), vou brincar com eles um pouco para maior entendimento, e vou atualizando aqui com os progressos..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço