Boa noite pessoal.

Minha duvida é bem simples, eu vi que em projetos com arduino eu posso conectar os sensores por cabos, no meu caso tava pensando em usar o cat5e, mas minha duvida é como eu conecto eles no arduino e no sensor. 

Exibições: 215

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá JMSS, tudo bem?

Veja bem, você não informou o sensor, não informou sobre o projeto/esquemas, não colocou os links dos projetos que você viu e não informou qual arduino você usa.

Resumindo o que você disse: "Tenho cabo cat5e e sensores, como conecto tudo ao arduino?"

A resposta para sua pergunta é:  "Soldando tudo e ligando como os projetos, que você viu, indicam. A depender da necessidade, adicionar conectores." 

Olá JMSS

Não sei se te servirá no momento, mas quem lhe dá com micro controladores e eletrônicas um dia precisará fazer umas contas para definir qual cabo usar. Por isso certa vez fiz esta postagem sobre calculadoras  para este tipo de definição: https://labdegaragem.com/profiles/blog/list?user=12pvlvxv9j026

Espero que ajude!

Olá João Marcelo,  como o Tiago merces citou,  fica muito dificil ser especifico sem saber detalhes do projeto,  logo, podemos passar apenas dicas gerais com o Ruyter fez.

  Em linhas gerais, para PROTOTIPAÇÃO, usamos os simples cabos do tipo JUMPERS para os terminais do arduino.

  Porem, se o projeto é definitivo a coisa muda de figura, e esse tipo de cabo ou conector simples, tende a dar muito mal contato, oxidação e até soltar durante o tempo.

   Logo, eu tenho projetos onde do lado do arduino, eu soldei os fios na parte de baixo, e na outra ponta utilizei conectores como DB9,  DB15 etc.

    Porem, como projeto minhas proprias placas com frequencia,  o normal é a utilização dos conectores DUPONT.

    Os conectores Dupont existem em variados tipos, e são mais largamente utilizados na eletronica.

    aH, só um detalhe, para fixar os conectores nas placas é só com solda normal mesmo, porem, para conectar os terminais a cabos, é preciso um ALICATE DE GRIPAR DUPONT

Boa noite, me desculpem não ter detalhado o projeto. Basicamente é conectar um sensor de temperatura e humidade DHT22 que está entre 5 e 10 metros do arduino uno, ai minha duvida era como conectar esse cabo no arduino e no sensor. O arduino estará em um trator.

O sensor estará em um pulverizador, onde ele ira realizar as devidas funções. 

Olá, João Marcelo!

   Para conectar sensores analógicos por cabos longos na indústria, usam-se cabos com pares trançados e blindagem.

   Os cabos que você citou contém pares trançados, mas são rígidos, o que, quase com certeza, vai ocasionar rompimento devido à flexão a que estarão sujeitos na tua aplicação. Além disso, não tem blindagem. Existem cabos "de rede" com blindagem, mas são igualmente rígidos e mais caros.

   Acho que, se você procurar por "cabo de instrumentação" na Internet, deve obter alguns resultados interessantes.

Boa sorte, bom trabalho e sucesso!

Existem varias formas de isolar uma placa ante ruídos indesejados, no caso do Arduino, a placa não tem uma boa, ou melhor, nenhuma proteção contra ruído, então sugiro colocar tudo em uma caixa metálica e aterrar a mesma em algum ponto da carcaça do trator que deve ter um terra. O cabo pode ser do tipo Manga, fácil de encontrar no mercado ele não é rígido e possui boa malha.

Outra coisa que deve levar em conta, é que o DHT11 é péssimo para projetos profissionais, e é impreciso, e em um ambiente ruidoso seu comportamento deve piorar, procure um sensor de maior precisão.

Boa sorte no seu projeto.

Abs.

CK

Anexos

Olá, Carlos!

   Concordo com tudo.

   Sobre um sensor melhor, já usei a série Si7000 da Silicon Labs, que atendeu perfeitamente aplicações industriais ( não agropecuárias ), mas parece que estão fora de linha.

   Quanto à medição de umidade, o João Marcelo deve se preparar para enfrentar problemas com poeira no sensor.

   Abração!

   D.T. Ribeiro

Bom dia JM2S e DTR,  (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

eu uso muito e tenho excelentes resultados com os produtos da linha SHT1X ou SHT7x.

Por questões de sensibilidade X preço, uso o SHT10, mas existem outros modelos.

Existem bibliotecas para IDE arduino desta linha de produtos.

Eles são bem pequenos.

http://www.farnell.com/datasheets/317085.pdf

Existem modelos já montado em cabos e com proteção.

https://pt.aliexpress.com/item/33032034387.html?src=google&src=...

RV mineirin

Olá RV ( nem vou perguntar ... :-)

   Obrigado pelas dicas.

   No momento nada do que estou fazendo usa tais sensores mas, caso necessite, com certeza vou examinar os modelos sugeridos!

   Abração!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço