Estou utilizando o MPX2050DP, um sensor de pressão e amplificando o seu sinal com um HX711 além de utilizar um ESP32. Porém percebo uma quantidade de ruido elevada, de quais formas posso melhorar esse problema. 

Exibições: 792

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado por responder e perdão pelo titulo, não tinha reparado. A faixa de medição dessa placa que você e Murta apresentaram funciona perfeitamente para mim além do valor dela, a única questão é se ela mede pressão negativa. Pelo que eu entendi do que você falou ela mede, sendo assim é uma excelente opção para mim. Meu conhecimento é pouco em relação a eletrônica mas quero aprender mais e o nossos recursos também, é um projeto de extensão na universidade, porém isso eu posso dar um jeito se for necessário para o projeto poder ser bem sucedido. 

Esse sensor mede de 0 a 40 Kpa. Serve? Ele usa o chip HX710 para efetuar as medições. 

Mas nunca testei-o. 

https://www.eletrogate.com/modulo-sensor-de-pressao-digital-0-40kpa

https://win.adrirobot.it/sensori/MPS20N0040D/MPS20N0040D_pressure_s...

Preciso verificar se esse sensor consegue medir pressão negativa 

Boa tarde, 

veja a especificação =  0 a 40 Kpa.

Portanto não mede pressão diferencial negativa. 

Que tipo de pressão pretende medir? Explique seu projeto. 

Eu preciso medir a pressão expiratória e inspiratória, o projeto é um dispositivo de terapia e avaliação respiratória. A faixa de pressão não é grande, algo em torno de + - 120 cmH20 porém é preciso que seja capaz de medir pressão negativa 

Lembrando que :

  1 KPa = 10,197 cmH2O 

e 40 KPa = 407,88 cmH2O

https://www.convertunits.com/from/kPa/to/cmH2O

Esse método de calibração é muito interessante e funciona! Já testei-o.

Clique na imagem. 


olá Yuri.

      Como o datasheet informa, o Sensor MPS20N0040D mede Pressão diferencial, ou seja, tanto positiva como negativa, conforme vc pode ver onde salientei na figura a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Mas há um problema neste caso. Note que no Sensor há apenas um único ponto (ou "bico") de acoplamento da pressão, o que poderia ser feito através de uma cânula.  Isto significa que o outro ponto provavelmente é um furinho (ou furinhos) no corpo do Sensor.  Ou seja, não há  como vc acoplar uma segunda cânula ao Sensor.  Em outras palavras,  este sensor mede a diferença entre a pressão acoplada ao "bico" central e a pressão atmosférica.  Logo,  para a aplicação que vc deseja, não terá como fazer um acoplamento para medir a pressão diferencial (positiva ou negativa) entre dois meios distintos.

      Eu projetei equipamentos médicos por 25 anos para a Indústria Eletromédica Nacional e Internacional. Dentre uma infinidade de Projetos,  também já Projetei equipamentos que medem a Pressão Respiratória não-invasiva.  Mas usava um Sensor da HoneyWell (um dos Fabricantes mais renomados do mercado internacional),  mas que custava em torno de 50 dólares (só o Sensor). Para tratar o sinal, eu usava Amplificador de Instrumentação,  que geralmente também tem custo mais alto.  Neste caso, o mais importante era a Corrente de Bias do Amplificador, que deveria ser extremamente baixa (na casa de pico-amperes).  Enfim, é preciso alguns cuidados especiais, dependendo da exata aplicação para a qual se destina a medição da pressão.

       Sobre o HX710,  não analisei pra ver se o circuito usando ele na plaquinha, permite variações negativas. Assim que possível darei uma olhada. Mas como vc pode ver pelo texto acima,  isso agora é praticamente irrelevante,  já que o Sensor na plaquinha (o MPS20N0040D) tem só um "bico" para acoplamento de uma Cânula.

      Caso vc precise de alguma orientação mais específica, eu posso te ajudar via Skype.

      Se vc tiver alguma dúvida adicional, fique à vontade para perguntar.

      abrçs,

      Elcids

Muito obrigado pela explicação, foi muito boa ! E eu irei precisar apenas uma entrada, acredito que o que mudaria no projeto é que eu iria ter que colocar esse sensor de pressão sempre em contato com a atmosfera. Pelo preço dele e pelo fato de que eu quero muito que esse projeto dê certo, estou inclinado a compra-lo, se eu nao usar agora em outros projetores ele será usado.

olá novamente Yuri.

      Se sua intenção é medir em relação à pressão atmosférica,  então não há problema em usar o MPS20N0040D,  uma vez que vc só precisará então acoplar uma cânula ao único "bico" existente no Sensor.

      A "saída" do MPS20N0040D  é uma "Ponte de Wheatstone", e é justamente por isso que ela consegue medir pressão diferencial,  resultando assim numa medição de pressão negativa ou positiva.

      O HX710 é o conversor AD  utilizado naquela plaquinha que o Murta mencionou (e que tem o MPS20N0040D).  Eu analisei o datasheet do HX710, que na forma completa infelizmente só encontrei a versão em Chinês.  Mas usei o tradutor do Google, e pude obter a informação necessária a respeito deste conversor.  Vc pode ver isto na figura a seguir, onde marquei os pontos relevantes em azul e verde:

(clique na figura para "zoom")

      Note que o formato digital  dos dados, é em "Complemento de Dois",  o que significa que ela pode representar tanto valores positivos como negativos. Então isto confirma que o HX710  pode representar valores negativos da Pressão medida pelo  MPS20N0040D.  O único cuidado que vc precisará tomar é em relação à Biblioteca,  pois é preciso conferir se ela não está "clipando"  valores negativos.  Mas mesmo que ela esteja,  vc pode facilmente alterar isso na Biblioteca, caso necessário.

      Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.

      Espero ter ajudado.

      abrçs,

      Elcids

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço