Pretendo utilizar o ESP32 para controlar uma resistência via PWM do micro controlador.

(Utilizei uma lâmpada apenas para -visualizar- o resultado.)

O SSR é "chaveado" pela saída PWM (VCC). 

Mas não consigo -linearidade- na saída do SSR, que num intervalo de de 0 a 254 (8 bits) deveria levar o filamento da lâmpada progressivamente de ZERO a 100% de luminosidade, sem oscilações, isto é, em qualquer nível deveria manter a luminosidade completamente estável.

Utilizo o sketch abaixo, que funciona (precáriamente), mas não tem estabilidade. Não tenho muita experiênca com a função ledcwrite(), e testei várias frequências no parâmetro que define isso, alguns com resultados melhores outros piores, mas nenhum estável. Testei as frequências de 5.000, 1000, 700, 600, 500, 400, 300, 200, 100 e até 60Hz, todas com resultados não satisfatórios.

Para melhor compreensão, anexo o sketch e um pequeno vídeo com o resultado (frequência 1100hz).

Sugestões e opiniões serão bem vindas.
P.S.:O SSR tem detecção de -zero cross-.

Em tempo: Continuando os testes e alterações nos valores, verifiquei que mesmo utilizando o valor 2 (dois) na saída para o SSR o aquecimento da resistência é bem acentuado, o que não deveria ocorrer com um valor tão baixo....

Exibições: 712

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Correto!

   Este SSR pode ser usado para controle de potência por variação do ângulo de condução do Triac interno ( ou coisa que o valha ) que ele deve ter.

   Lembrando que o mais adequado para o teu caso provavelmente é o LTVR-2846 - CONTROLE 0/10Vdc, ele requer 10 V em sua entrada para potência máxima e, se não me falha a memória, o ESP é 3V3. Então será necessário algum tipo de conversão de tensão entre a saída PWM do ESP e o SSR.

   E talvez seja possível aplicar o sinal PWM diretamente na entrada de controle por tensão do SSR, caso ele tenha um filtro interno suficiente para converter o sinal PWM em uma tensão DC. Caso contrário, você precisará acrescentar um pequeno filtro RC entre a saída do conversor de tensão ligado ao ESP e a entrada do SSR.

   Hay que testar!

   Sucesso!

Olá Lauro,

Aqui um link onde tem uma biblioteca criada por esse pessoal da cidade de São Carlos LINK AQUI acredito que possa ser usado sem problemas com o ESP32.

Aqui no meu canal, uma simulação que fiz no Proteus, junto com o RV e o CEI, ( Rui Viana, Celso Eiju) para uma colega usar em um TCC LINK AQUI

Espero possa ajudar em algo.

Parabéns pela netinha e por ter tomado a terceira dose.

Grande abraço!

CK

Muito legal. Não conhecia esses "nanoshields". Existem no mercado várias opções similares, e conheço algumas delas, mas no meu caso específico, como será uma aplicação industrial, quero ter nenhum, ou um mínimo de componentes adicionais além do ESP32 e do SSR.
Eu gosto muito de desafios e de programar, e (ainda) tenho esperança de conseguir controlar o SSR somente via software/pwm. Como o uso não será para controlar iluminação tanto faz se existir oscilações desde que eu consiga controlar a potência (W) média dissipada.
Mas agradeço muito pelas informações, guardei tudo para um uso futuro.
Um abraço.

Por nada, disponha, boa sorte no projeto.

Abs.

CK

Há algum tempo deixei de lado essa questão de Dimmer, mas passei por um vídeo interessante de um projeto de dimmer -sem- controle de ZC (Zero cross) que me pareceu interessante.

Embora no momento não tenha interesse no assunto acho que alguns podem gostar.

Link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=IEIj8ahxV7A

Olá.

   A uns anos (20) passei por uma dessas... precisava controlar com o 8051 um motor de esteira dessas de correr, que usava um kit driver+motor com entrada potenciometro.

   Só que o potenciometro entrava num circuito vivo, ele que controlava direto na veia o pulso de disparo... 

   Na época a solução mais polida que conseguimos foi um botão de amplificador de aparelho de som motorizado... imaginem minha tristeza ao não conseguir nada melhor... o controlador não podia ser modificado, tava vivo o negócio (um dos lados media tensão de rede), etc.

   O cliente gostou ! Isso que importa, como o potenciômetro era de 2 canais era possível um controlar o motor e o outro usava como feedback da posição, assim lia caso o usuário modificasse a velocidade, dando a oportunidade de fazer isso. Mas não era meu desejo, queria controlar aquele pulso. Era um motor CC Lavill, acho que a empresa nem existe mais.

   Pelo que vi aquele modelo de SSR com entrada potenciometro pode dar o mesmo trabalho. Vide imagem de internet:
Imagem 3 de 5 de Variador De Potência Dimmer C/ Potenciometro 25vr25 25a Loti

Veja que acompanha um potenciômetro para correntes maiores.

Se não fosse esse detalhe daria pra indicar um eepot, que é um potenciômetro eletrônico, vc se comunica com ele normalmente por i2c e ele varia a resistencia entre 2 pinos. Muito legal:

Algo como isso:

https://www.analog.com/media/en/technical-documentation/data-sheets...

Mas se o pino é "vivo", melhor não usar.

Então realmente não tenho sugestão alguma que use realmente poucos componentes.

Aprendo muito nesse forum, quem sabe ela vem, mas acho que a saída seria fazer meio que "na unha".

Vc teria que fazer um sinal vir da rede até o ESP32, via opto, para sincronismo, depois gerar o pulso no momento certo para um SSR que não seja zero cross. Ele vai ligar no momento que vc mandar, e desligar no final do ciclo.



Boa noite Eduardo,
Coincidentemente este fim de semana pesquisei e tomei conhecimento de vários componentes eletrônicos (CI) que podem simular um potenciômetro eletrônico. É mais uma opção, sem dúvida, mas ainda não me dou por vencido na busca por uma opção mais simples.
Dê qualquer forma Eduardo, agradeço pelo retorno e interesse em ajudar. Todas as ideias e sugestões são bem vindas.
Um abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço