Detectar fluxo de Ar utilizando um Cooler 3 ou 4 fios (SOLUCIONADO)

Necessitando sinplesmente detectar se um ventilador está gerando fluxo de ar ou não, passei por vários projetos nesse sentido, a maioria dispendiosa ou complexa.
No "Tutorial Como utilizar o sensor de fluxo de água=G 3/4 com arduino" do Lab, tive a inspiração para fazer algo simples, barato e confiável utilizando coolers com 3 ou 4 fios, 12V como fonte de "dados", que possuem tambem sensor hall embutidos.

No meu caso em especial, não tenho interesse em medir o fluxo de ar, mas somente saber se um determinado ventilador está funcionando ou não. No site INSTRUCTABLES (https://www.instructables.com/Reading-DC-Fan-RPM-With-Arduino/) tem bom detalhamento sobre o circuito.

Testei tanto o sketch do LabdeGaragem quanto o do site Instructables e ambos funcionaram perfeitamente, apenas tendo como saída valores e medidas deiferentes. No meu caso específico pouco importa, pois só preciso saber se o ventilador está ou não funcionando. 

Como se pode ver a ligação é simples, não devendo alimentar o ventilador com tensão positiva, já que ele será um componente PASSIVO. Para teste pode ser ligado o fio positivo, que informará a rotação do cooler.

Testei a alimentação do circuito tanto com 3.3V como em 5V, o que implicou em diferentes grandezas de saida no Serial Monitor, mas isso para mim não é relevante, como disse acima, o que importa é detectar o fluxo de ar.

Espero que seja útil.

Sketch Labdg --> veja o tutorial mencionado acima.

Sketch do Instructables --> https://content.instructables.com/ORIG/FPQ/O4OA/IZ6BIZUM/FPQO4OAIZ6...

Exibições: 533

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de Lauro Becker em 24 outubro 2021 às 16:16

Obrigado pela dica/informação Felipe.

No momento estou testando aquele shield de I.R. que se usa nos seguidores de linha. Verifiquei que ele é bem sensível e confiável, e poderia ser usado também para "perceber" a rotação de um hélice de ventilador, por exemplo. Testei a sensibilidade simplesmente passando os dedos a pequena distância do sensor, com sucesso. Como tenho acesso ao eixo do motor vou testar o shield I.R. para medir a rotação do eixo, simplesmente pintando de branco uma parte do eixo, o que deve dar resultado. Isso também evitaria uma possível falha de uma placa móvel, que poderia ao longo do tempo emperrar, por exemplo.
Agradeço pelo seu interesse. Um abraço.

Comentário de FELIPE MAROTTI MOCHIUTI em 23 outubro 2021 às 12:08
Boa tarde, cara nos carros que usam o MAF ( Sensor de fluxo de ar) mede por um fio resistivo aquecido, quanto maior o fluxo maior será a corrente pra manter o fio em 220ºC se não me engano.
No seu caso como é só saber se há fluxo de ar, não sei a dimensão do ventilador e da instalação... poderia colocar um sensor infravermelho, e colocar uma placa se plástico basculante (material leve) que ao receber o fluxo de ar se movimenta e interrompe o infravermelho do sensor.
Espero ter ajudado.
Comentário de Lauro Becker em 28 setembro 2021 às 14:39

Também fiz uma versão bem mais simples, SEM usar interrupções.
As leituras são bem variáveis nesse caso, mas indica claramente se o cooler parar......
Se alguém tiver interesse é só falar.

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço