Medir Capacidade de corrente de fonte DC. É possível?

Olá pessoal.

Recentemente adquiri algumas fontes simples da china ( https://pt.aliexpress.com/item/4000218065104.html? ) e fiquei na dúvida de como medir a corrente máxima que a fonte disponibiliza.

Existe alguma técnica simples para isso? Talvez o multímetro na posição de amperagem? teste com resistores? sugestões?

Exibições: 565

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Tiago !

Uma sugestão é uma carga eletrônica. Você monitora a tensão e corrente da fonte, e vai aumentando a corrente drenada gradativamente até a fonte entra em proteção (se for chaveada ela provavelmente vai cortar a saída, se for de boa qualidade não vai sofrer dados).
Se não tiver a carga eletrônica, pode uma resistências para isso. Uma resistência de chuveiro pode servir. Você vai aumentando a corrente apenas ligando a resistência em pontos diferentes.

Verifique a máxima corrente drenada onde a tensão de saída permaneça nas especificações.

Obrigado AFL, agradeço sua resposta.  

Como não tenho conhecimento sobre resistência de chuveiro, vou pesquisar.

Boa tarde,

Informe o modelo do multimetro que você tem. 

A maneira mais simples é medir com o multímetro. 

Mas vai depender das especificações dele. 

Olá Abreu. O meu é o DT830D ("tolerância zero" by mRV. kkkkk).

Acho que esta na hora de comprar um multímetro de qualidade...

Viu os links abaixo?

Olá abreu. 

Certamente estou precisando de um que seja um pouco melhor. Poderia me indicar algum modelo? de preferência o mais em conta de sua lista?

Sobre os links, olhei, são todos módulos que medem a corrente e tensão. São bem interessantes. Me despertou a curiosidade da aplicação para obter informação de consumo dos aparelhos numa residencia.

Bom dia Tiago!

Cara, a um tempinho atrás eu precisei medir a eficiencia de algumas fontes também. Então decidi fazer pelo método de carga eletrônica, drenando corrrente e medindo a queda de tensão da fonte. Por exemplo, se uma fonte for especificada com capacidade de oferecer 5V/500mA, drenamos corrente nela até os 500mA e, em tese, a tensão tem que se manter em 5V(ou aproximada). Pois bem, tendo isso em mente, usei uma carga eletrônica para fazer essa drenagem( Com poucos componentes você consegue fazer uma tranquilamente). 

Abaixo eu estou enviando um circuito que eu fiz de uma carga eletrônica simples, com ela você pode testar a eficiência de fontes de varios amperes (Tomando cuidado é claro com a capacidade do mosfet que irá usar na sua aplicação):

No circuito acima conseguimos drenar uma corrente de até  1,36A.

Para saber a corrente que está sendo drenada, basta medir com um multimetro a tensão no pino não inversor  do opamp LM358... No caso acima, medimos 1,12V que é o equivalente a 1,12A drenados da fonte, pois o resistor R2 esta sendo usado como shunt de 1/1 e ele deve ter uma potência de dissipação relativamente alta. nessa aplicação, o R2 pode ser de 5W. 

Para mudar a corrente limite drenada basta usar a lei de Ohm: Id = (VCC / (R1 + RV1)) * RV1

Onde: 

Id = Corrente máxima drenada

VCC = Alimentação da carga eletrônica (Não é a tensão da fonte a ser medida)

RV1 = Resistencia maxima do potenciometro

E outra questão importantíssima a ser levada em conta, é a corrente maxima de dreno do mosfet e a tensão Vds.

Att

Lucas Borges

Lucas boa tarde, 

O resistor shunt de 1 ohm é muito grande para esse tipo de medição.

Se a corrente for 1A, a queda de tensão será de 1V...

O recomnedável é que esse valor seja o menor possível. 

Sim sim, é que a ideia é simplificar o entendimento mesmo... daí eu usei um resistor de potência de 5W, bem comum  que da o mesmo efeito. Para verificar a eficiência de uma fonte dessas que o Tiago enviou(Que aparentemente é na casa de 1A) ele serve muito  bem ao propósito. Caso queira utilizá-lo pra outras aplicações com maior corrente, ai recomendo que utilize um valor menor mesmo, e reformule algumas coisinhas no circuito :D

olá.

      Ótimo trabalho Lucas.

      E vc colocou os Resistores de Proteção para o LM358 (no caso, R3 e R4),  o que quase nunca vejo as pessoas fazerem por aí nesta configuração (Fonte de Corrente).

      Sobre as Potências dissipadas:

      No circuito em questão,  haverá uma corrente "I" drenada da Fonte sob teste (o "DUT" - Device Under Test, como chamamos tecnicamente em Normas Internacionais).  A esta corrente drenada,  corresponderá uma Potência,  dada justamente por  UxI, onde "U" é a tensão de saída do DUT.

      Então a questão é:  neste circuito,  onde será dissipada esta Potência?

      Claro,  em Q1 e em R2.   Ambos dividirão esta tarefa,  sendo que R2 terá uma parte menor,  uma vez que a tensão sobre ele é limitada em 1.36V.  O restante estará a cabo de Q1.  Então é preciso prover um dissipador de calor para Q1,  para evitar que ele fique fritando na condição de Potência máxima drenada do DUT.

     Já  R2, na condição de Potência máxima,  quando cairá sobre ele 1.36V,  a Potência será de 1.85W ( = 1.36^2 / 1R).  Então R2 de 5W está tranquilamente dimensionado, como o Lucas sugeriu. E é fácil e barato encontrar um Resistor assim.

      Nesta mesma condição, para U=5V,  teremos  a Potência total de 6.8W  (= 5V*1.36A) drenada da fonte.  Então o MOSFET deverá dissipar 4.95W (= 6.8W - 1.85W).  Então um dissipador de tamanho adequado deve ser provido para Q1 (o tamanho irá depender da ventilação do ambiente que Q1 está submetido).

      E embora o LM358 não seja "full rail to rail",  ele alcança o GND na sua saída, o que está perfeito para o circuito.

      Apenas duas sugestões:

      1)  acrescentar um Capacitor de 100 kpF em paralelo com o Potenciômetro "RV1" (ou seja, entre o pino 3 e o 4 do LM358).  Este Capacitor deve ser obrigatoriamente  do tipo Cerâmico.

      2)  recalcular R1 e RV1,  de forma que se possa reduzir a tensão da Fonte VCC.  Claro, isso dependerá do MOSFET,  mas como este sempre irá operar na sua região linear (ou seja, o VGSth não será atingido),  então pode ser viável mesmo para VCC=5V.  Nesta condição a queda interna no LM358 será de cerca de 1.5V,  o que "sobra" um range de 3.5V para a saída, e descontando-se o máximo de 1.36V tem-se 2.14V para polarizar o VGS.  É bem no limite para um VCC de 5V,  mas como o MOSFET é de baixa Potência, a coisa ainda pode ser factível.  A figura a seguir salienta a queda a partir do VCC para o LM358, considerando-se uma corrente mínima na saída, que é o caso do circuito em questão:

(clique na figura para "zoom")

      E caso não queira correr risco algum,  pode-se usar VCC=6V (ou mesmo 7V),  o que é fácil de conseguir uma vez que a corrente drenada do VCC é muito baixa.

      abrçs,

      Elcids

Boa tarde sr Elcids!

Muito obrigado pelas sugestões! Realmente foram ótimas!

Abrçs

Lucas Borges

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço