Boa noite galerinha, no ano passado eu pedi uma ajuda para corrigir um pequeno erro que tinha no código de uma bobinadeira, graças ao mestre Rui RV, a maquina está funcionando perfeitamente, agora estou fazendo uma modificação, troquei os botões de programação por um teclado matricial, (volto a dizer que sou muito fraco em programação) a maioria das funções já estão funcionando, falta a principal função, o numero de espiras,

ex. quando digito 158 espiras, só retorna 8 e não 128 como foi digitado, ou seja, qualquer valor que é digitado só retorna o ultimo digito, 

veja abaixo a parte do código;

else if (key != NO_KEY) {
lcd.leftToRight();
numEsp = key - 48;
lcd.print(numEsp);
delay(500);
}

segue a baixo uma sguencia de fotos

está entregue nas mãos das feras, rsrs

Exibições: 10302

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

aqui eu estou usando um motor dc de 24V 300W, com duas etapas de redução para diminuir a rotação e ganhar torque, voce incluiu alguma coisa no código para o controle PWM?

no codigo eu ainda nao alterei nada no caso do pwm, pois utilizei um circuito externo de controle PWM com LM555, onde eu utilizei a saida que ativa o rele para habilitar o pino 4 do LM555 e ativar o PWM.

Mas to querendo com mais tempo implementar o PWM no arduino para iniciar e parar lentamente o motor DC da bobina pra não ficar dando soco quando inicia e termina o enrolamento. Notei que com fio mais fino se o PWM manual estiver no maximo na hora de iniciar o enrolamento pode dar um soco no rolo do fio e arrebentar o fio.

Outra coisa implementei um sisteminha para detectar quando o fio arrebentar e parar o motor do enrolamento também.

o sistema que eu uso aqui para controlar o motor do carretel é semelhante ao que voce usa, comprei um controlador PWM para 24V, acho que dá para usar ele mesmo para fazer o controle pelo arduino, utilizando no lugar do potenciometro, trabalhar dom fio fino é complicado, essa semanda tentei fazer um enrolamento dom fio 36AWG, qubrou o fio varias vezes, acabei desistindo, vou ter que fazer um mecanismo para ir liberando o fio no carretel grande e assim evita a quebra, esse sistema de proteção é bem legal, as veses acontece do fio prender la no carretel grande e sair arrastando, pretendo colocar um sensor para desligar quando isso acontecer 

Com relação a quebra do fio , no inicio eu tambem achei que teria que adicionar um motor para ajudar a desenrolar o carretel, pois as vezes carreteis tem mais de 10Kg. Mas eu fiz um sistema pra deixar o carretel bem leve mesmo os de 20kg e ficou tao leve que precisei colocar um freio para parar o carretelse não ele levaria mais de 1 minuto para parar de girar depois que a maquina para

.

Amanha eu vou tirar umas fotos e colocar aqui pra voces verem., 

funciona muito bem veja a baixo um video dela em funcionamento

https://www.youtube.com/watch?v=uhohNf27qRo&t=3s

obrigado juarez. eu ja montei a primeira versao dela com motor de vidro eletrico e depois de eu ajustar os calculos no arduino como foi indicado funcionou bem satisfatoriamente. estou testando 2 mudanças que fiz nela e estando tudo certo posto aqui pra todo mundo.

Pessoal boa tarde.

Estou testando aqui tb mas realmente não entendi esta linha;

Stepper stepper(160, 12, 13); // Ports do step e steps por volt

Estou usando um driver drv8825 com 1/32 e polia gt2-20 tracionando por correia.

Nas minhas contas o step per é de 160, ou seja, 160 passo para 1mm e resolução 0,00625.

Porém a largura da bobina não dá certo, eu coloco a largura de 40mm( o que seria uma volta completa do eixo do motor) e a mesma vai aproximadamente 1/4 disto.

Se alguém puder me dar uma dica agradeço.

Att.:Reinaldo de Souza

Boa tarde Reinaldo, apesar de está com a maquina funcionando perfeitamente, não sou a pessoa certa para te ajudar nessa parte, na linha que se referiu, Stepper stepper(160, 12, 13);  160 é o numero de passos por volta, no meu caso eu uso do 200 para o motor nema 17, 12, 13 se refere aos pinos em que o driver é ligado, com relação ao avanço da guia, vai depender dos componentes que envolve esse mecanismo, eu uso um driver TB6560, motor nema 17, e um fuso trapezoidal 8mm, bem diferente da sua configuração, nessa linha a baixo vece consegue ajustar para a sua configuração.

ciclos = espFase * bitFio * 360 / (1 * 0.703125 * 1 * 3.14159 * 5) * 1.8 * (1 + dciclos / 100) / 0.585;

Boa tarde Reinaldo! eu também tive este problema, mas consegui resolver utilzando a alteração sugerida no codigo como o juarez indicou, ciclos = espFase * bitFio * 360 / (1 * 0.703125 * 1 * 3.14159 * 5) * 1.8 * (1 + dciclos / 100) / 0.585; eu deixei o meu driver 

drv8825 com 1/4 de passo e também usei polia GT2. Agora vá nesta linha de código e altere o valor 0.585 para um valor que dará certo no seu sistema. sugiro Fazer uma marcação no percurso do braço do espalhador de fio e coloque um valor de tamanho de carretel e inicie um enrolamento para ver quanto o seu braço ira se mover dai vai diminuindo o valor de 0.585 de e testando ate o percurso estar correto. como voce disse que o percurso foi aproximadamente de 1/4 do que deveria então sugiro começar com o valor de 0.300.

Bom dia Leandro.

Obrigado pela resposta, na verdade obrigado a todos do LDG.

Mas eu realmente não estou conseguindo é entender este código;

ciclos = espFase * bitFio * 360 / (1 * 0.703125 * 1 * 3.14159 * 5) * 1.8 * (1 + dciclos / 100) / 0.585

Será que alguém poderia esclarecer ? Não gosto de fazer por osmose, gosto de entender.

Não sei o pq de 2 multiplicações por 1 e nem as constantes , principalmente o 0.703125 o 5 e o 1.8.

Assim que concluir meu projeto posto as fotos aqui...

Abraço a todos..

Bom dia Reinaldo!

Tambem não tive tempo de estudar essa parte do codigo, mas eu seu que é para calcular os passos do motor de passo dependendo da  bitola do fio utilizado. então eu so fisz alteração no numero 0.585 para estabelecer a distancia certa do tamanho do carretel.

Boa noite pessoal!

Essas sao as fotos da maquina que eu fiz utilizando o material deste post.

Todo o material utilizado nesta maquina foi retirado de carcaça de gabinetes  de nobreak e alumas peças impressa em 3D que eu mesmo fiz. Portanto não tem um projeto completo e definitivo para que seja seguido, alem do mais fiz algumas alterações no hardware que ainda não foi documentada.

A maquina conta com um espalhador de fios que na verdade é a cabeça de impressao de uma impressora matricial e até indico que se forem fazer para fios mais finos abaixo de 1mm  essa estrutura onde percorre a cabeça de impressao de impressora de jato de tinta funciona bem, talves seja necessario apenas trocar o motor dc por motor de passo.

No espalhador foi impresso um braço para levar o fio mais perto possível do carretel e neste braço foram colocados roldanas para ajudar direcionar e tensionar o fio.

Para o motor do carretel foi utilizado o motor DC com redução retirado de maquina de vidro elétrico, e para colocar a correia GT2-10mm foi impresso em 3d uma polia que encaixa na engrenagem da redução do motor DC.

O mancal do carretel foi feito com eixo de barra roscada de 1/4 e peças de maquina de lavar com rolamentos 608Z. As peças que recebem o encaixe para o carretel foram feias com impressao 3d tambem para cada tamanho de carretel. 

A parte do encoder eu utilizei uma plaquinha modulo sensor optico para arduino e a parte do disco foi impresso em 3d tambem.

Adicionei um sensor de falta de fio utilizando um modulo optico de arduino tambem que quando o fio arrebenta o bracinho qu fica apoiada sobre o fio se desloca e cai entre os leds do sensor o que altera o nivel logico da saida do sensor e esta saida é ligada em paralelo com o botao de PAUSE com a logica invertida com transistor para se igualar a logica de liga e deslida do firmware que tambem foi alterado para prover este recurso.

adicionei tambem uma base para o carretel do fio com um eixo de 8mm retirado de impressora jato de tinta onde neste eixo foi colocado 2 cones e 2 rolamentos 608z para fazer uma movimentação bem leve do carretel. Um lado do eixo com 1 cone e 1 rolamento é fixo e o outro lado é movel para colocar e remover o carretel. Por ficar tao leve o carretel precisou de um freio que foi feito utilizando a bobina de um rele de 12V para puxar uma haste de arame que aciona um mecanismo de borracha que entra em atrito com um dos lados do cone e prove uma especie de frei mesmo. como rele da placa que aciona possui 1 contato NF e outro NA deixei o a bobina do rele que executa o freio ligada no contato NF do rele que aciona o motor DC, e toda vez que a maquina para ela aciona o freio.

Não é muito didático mas espero que sirva de alguma forma.

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço