Ola !

Estou fazendo um projeto de vu meter no Proteus Ares com uma placa de circuito impresso redonda.

Bom, quando eu exporto ela para o Flat Cam não consigo fazer o recorte redondo.

Alguma experiencia dos nobres colegas ?

Exibições: 234

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, 

  É uma pergunta bastante específica, de um software bastante específico, acredito que no suporte deles, site deles, algo assim seja melhor para perguntar. Eu não conheço o Flatcam, até fiquei interessado nele agora, quando precisar fazer placas, daria pra usar uma router comum e tal.

  Enfim, todo processo de fabricação de placas passa pelos gerbers. Eles são arquivos de um formato aceito por máquinas antigas de fotolito. A magia da coisa é que antes mesmo de existirem impressoras laser essas máquinas conseguiam fazer fotolitos de altíssima resolução.

  As tais fotoploters tinham como que slides metálicos (peças com os formatos necessários = linha, cotovelo, circulo, etc) que eram projetados sobre um filme fotosensível grande.

  Por ex uma máquina podia receber um filme sensível de 50cm x 50cm e nele seria aplicada a imagem das trilhas da placa, mas não era um processo feito de uma vez só, eram feitas múltiplas exposições de pedacinhos que a máquina tinha em um rolo. Era demorado. Se vc tinha uma placa pequena poderia usar um filme menor, mas o ideal apara eles era usar o filme grande com varias copias das placas, ainda cada placa precisava de inumeros filmes. Um para as trilhas superiores, outro para as inferiores, outro para a mascara, outro para a serigrafia e assim vai.

   Por isso a "documentação" para fazer circuito impresso sempre foi tão cara e ainda hoje basicamente todos os programas usam caminhos que envolvem os gerbers.

   

  Enfim, mesmo sem conhecer os programas diria que a questão está aih. Vc precisa que um se comunique com o outro usando os arquivos separados, como no gerber, um faz a furação, outro a camada de trilhas, outra a serigrafia.

  Vc deve estar errando na questão de geração/exportação/importação da camada chamada que corresponde ao recorte da placa. O desenho deve ser feito na camada (layer) correta, que pode ter vários nomes dependendo do programa. No tango era Board, mas pode ser outline, router, etc. 

  Depois ela tem que ser exportada e importada corretamente. 

  O FlatCam é muito bem documentado, de uma olhada:

  http://flatcam.org/
  https://caram.cl/software/flatcam/board-cutout-with-flatcam/

ok

Boa tarde JCR, 

eu uso o FlatCAM, mas não entendi bem o que você quer fazer.

Explique um pouco mais sua necessidade e sua dificuldade.

Envie também o seu arquivo que você exporta para usar no FlatCAM para que eu abra aqui.

RV mineirin

Boa tarde !

É o seguinte ,eu desenhei on Proteus Ares um circuito de um vu com circuito impresso redondo(circular).

Exportei os arquivos gerber e excellon para o Flat Cam (versão 8.5)e na hora de gerar o recorte da placa ele não aceita cortar redondo,sai reto(circulo azul)

segue o arquivo 

ola

???? Cadê o arquivo?

vamos ver se vai agora

Jose,

   Eu gosto uso o CAD EAGLE para fazer minhas placas, e ele tambem limita bastante as ações,    dai pra fazer minhas prototipagens eu uso um truque.

   Primeiro eu instalo uma IMPRESSORA PDF no meu PC,  nesse que estou , é usado o PDFCREATOR.

   Dai, depois de fazer o trilhamento no CAD EAGLE com ela pronta.   eu vou em IMPRIMIR e mando para o PDFCREATOR.

   Dau eu instalo um software chamado INKSCAPE que é um corel Draw gratuito.

   No Inkscape eu abro uma pagina nova, depois vou em importar e mando importar o arquivo PDF com a imagem das trilhas.

    Agoroa é só ir em DESAGRUPAR, e você poderia editar, incluir, retirar, colococar imagens, ou seja, fazer o que quiser na sua placa.

ok

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço