Olá, sou novo novo no site mas já tenho um problema.

Estou fazendo um TCC, em que terei que usar uma Esp32 Cam para gravar (streaming) e controlar 3 motores (2 DC com eixo duplo, usando uma Ponte H e 1 motor servo).

Montei o código de controle e passei para a ESP32 Cam e funcionou, começou a controlar do jeito que queria. Porém, depois de alguns dias, não consegui mais passar o código com algumas modificações, sempre aparecia aquela mensagem "Conecting....------.......------", mesmo estando ligado os fios corretamente, chequei várias vezes na internet (eu estava usando um programador para comunicação serial, o CH340). Passou mais um tempo, e muitas tentativas de conexão, a ESP32 CAM ligou um led vermelho perto do botão Reset, e o FLASH dela não desliga mais (mesmo isso não estando na programação que fiz pela IDE). Resumindo, não consigo mais passar um código para ela, nem mesmo acessar o Monitor Serial e ver se mostra algum erro, é como se ela estivesse travada. Alguém poderia me ajudar a entender o que aconteceu?

OBS:

1°:Comprei a ESP32 Cam no Aliexpress, mas ela funcionava quando chegou, até consegui colocar o sketch de WebServer. Passei o código de motores, mas controlei apenas os motores DC, o servo não deu tempo de instalar, a ESP32 Cam pifou primeiro.

2°: Irei anexar uma foto do circuito eletrônico. Os resistores são de 18 Ohms (usei apenas para diminuir a tensão que cairia sobre os motores, que aceitam no máximo 6V, e eu estava usando uma bateria de 9V).

3°: Não acredito que tenho instalado a placa de forma errada na IDE, pois usei a mesma configuração das primeiras vezes que passei códigos.

Exibições: 1147

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, 

1) Como você está alimentando o modulo ESP32 CAM?

2) Você não deve ligar a alimentação de um motor servo diretamente no módulo ESP32 CAM.

Poderá queimar o módulo. 

3) Bateria de 9V tem baixa capacidade. Não indicada para alimentação dos motores CC. 

1) Estava alimentando como na imagem, ligando a bateria de 9V na Ponte H (LN298N) e ela tem uma Borne que "sai" 5V, que eu estava usando para alimentar a ESP 32 Cam.

2)Não cheguei a ligar o motor servo do jeito que está a imagem, a Esp32 Cam deu problema antes, mas tentarei ver outro jeito de ligar esse servo no futuro então, teria que ser alimentação diferente ou posso usar a mesma bateria que usarei para os motores CC, respeitando que não ligarei o Motor Servo no módulo?

3) Coloquei a bateria de 9V porque é leve e barata, não sabia que ela tem baixa capacidade, trocarei por outra no futuro então, talvez usar outra 9v, pois o Carrinho que estou fazendo não pode ser pesado.

Mas ainda sim não sei o que deu de problema na ESP32 Cam.

Boa tarde ADGO, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

Vamos por partes:

1a.  Você relatou problemas para carregar o sketch no seu ESP32-CAM.

        Qual a versão da IDE que está usando?

        Como está ligando o seu modulo de USB/TTL no ESP?

        Está usando o jumper ou botão no pino GPIO0 para GND?

        Que fonte está usando para alimentar o ESP32-CAM durante o load?

por enquanto vamos ficar na parte 1.

RV mineirin

IDE: 1.8.15

Estou colocando o Jumper, e funcionava no começo, depois de um tempo eu não conseguia mais a conexão Esp32Cam - PC, até que um dia acendeu um LED vermelho atrás dela e LED (Flash) da frente não apaga, mesmo isso não estando na programação.

Não estava usando fonte, apenas o pino "5V" do meu programador, que é o CH340. OBS: o programador da foto é diferente do meu, mas a montagem é parecida, nesta foto está sem o GND e GPIO0, mas eu sempre coloquei.

Já tentou carregar o sketch com a câmera removida?

Acabei de tentar, não adiantou. O led vermelho continua acesso e o Flash não desliga, ao mesmo tempo que não consigo comunicação serial com a ESP32 Cam.

No momento só tem este modulo USB/TTL ligado no ESP?

Já tentou com outro modulo USB/TTL?

Este LED vermelho está no port33, e se ele está sempre ligado significa que o

port está sempre em HIGH.

Já verificou no gerenciador de dispositivo do PC se não tem erro na COMX.?

A COM aparece escura ou cinza na tela da IDE?

Aparece cinza mesmo, igual quando conector o meu arduíno. Já testei em outros PCs e mesmo assim não funciona. Não tenho outro programador TTL. O que você acha que pode ter acontecido para dar esse problema? Vou comprar outra ESP32 Cam pela urgência que tenho com o projeto, mas não quero que o mesmo aconteça denovo.

Você tem certeza que o modulo Interface USB/Serial esta ok? 

Esse módulo tem que ter jumper para 3,3V que é o nivel de tensão usado no ESP32.

Não use com o jumper 5V. Faça esse teste: 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço