Como usar/adaptar Teclado Matricial (Keypad) no menu que é manipulado por dois botões? (Resolvido)

Eu tenho uma aplicação que usa o menu que postei aqui: https://pastebin.com/avHtXAjU

Atualmente para usar/manipular este menu uso 2 botões.

Na aplicação que estou desenvolvendo tenho mais 8 botões.

- Um para parar o sistema

- Um para selecionar a posição para inserir valores

- Um para incrementar valores

- Um para decrementar valores

- E 5 é para acertar o relógio

Os botões para inserir valores, incrementando e decrementando é "muito primitivo" e trabalhoso.

- Seleciona uma posição e determina o valor, seleciona a próxima posição e seleciona o valor, imagina inserir os 14 números de um celular + operadora?

Sendo assim me veio a ideia de usar o teclado matricial - Keypad, para fazer tudo (manipular o menu e inserir os valores), mas como fazer?

Estou trabalhando.... mas ainda não consegui fazer funcionar perfeitamente como no botão.

Este menu que postei (na verdade são dois - chamo um de executável e o outros de exibição), que trabalham em sincronismo. Muito legal!!!

A estrutura principal desse menu é um switch case, e dentro de cada CASE tem um detalhe muito interessante/importante; tem outro switch case com duas opões: BotaoMenuRetorna: e BotaoMenuAvanca:

Então não é só navegar pelo menu principal, mas também navegar no switch interno também.

A minha ideia é não usar os números, deixando-os para inserir valores em variáveis... e sim as outras teclas, letras por exemplo neste teclado: https://www.robocore.net/tutoriais/usando-teclado-matricial-com-ard... , que inclusive há explicação de como é a estrutura de funcionamento.

Sei que os dois botões que avança ou retorna o menu, faz que as portas/pinos que são inicializados em HIGH (nível alto) passem para LOW (nível baixo) e a função - CheckButton(); que controla o menu faz o controle. Sendo assim imagino que era fazer com que as "letras do teclado" fizesse o trabalho dos botões, mas como? As minhas tentativas não funcionaram perfeitamente. 

Alguém poderá me ajudar na ideia de melhoria desse menu? Ou alguém já conhece um menu com essa estrutura, usando o teclado matricial?

Exibições: 101

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia

Obrigado pelos links

Atualmente a minha dificuldade está em implementar uma rotina para que os botões (de letras) do teclado matricial, possa interagir com esta função (segue imagem): https://imgur.com/a/vdwdlAj do código, para que o menu funcione como anteriormente, como se fosse com os dois botões.

Opa, consegui resolver....

A gente tenta tantas opções que parecem mais lógicas, mas nem sempre "acertamos de primeira", ai o desespero bate e a gente pede socorro!

A solução foi simples... Depois de resolvido tudo é simples kkkk

Como eu precisava interagir com uma função existente, segue imagem: https://imgur.com/a/vdwdlAj (pra fazer o que os botões faziam), então mandei imprimir na serial o que as variáveis; vBtMenuAvanca e vBtMenuRetorna, que recebiam (1, 0), então após confirmação só fiz elas receberem o valor (1) quando a tecla A ou B fosse pressionadas.

Vejam como foi feito nesta imagem: https://imgur.com/a/I5OF9Bl

Simples assim!

Esse menu é sensacional, agora mais ainda podendo usar o teclado matricial. Apresenta maior profissionalismo do trabalho! 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço