Interferência na leitura do SCT-013-030 após inserção do módulo Relé

Bom dia Senhores(as)

Tenho um projeto atualmente que estou quebrando a cabeça. é o seguinte...

Meu objetivo é ler a corrente de um circuito com o SCT-013-030 (este modelo já tem resistor integrado e entreva 1v quando a corrente no primário é 30A). Como a corrente que pretendo identificar é muito pequena, na ordem de mA, o secundário do sensor me dá uma tensão muito baixa, por isso fiz um circuito para amplificar essa tensão. Como controlador estou utilizando o NodeMCU (ESP8266) porém estou tendo problema quando aciono um módulo relé. o que está acontecendo?

Quando ligo o módulo relé conforme imagem, ligando na fonte de alimentação do circuito(Vcc e V0) ou nos pinos Vin + GND do ESP8266 o valor da medição da corrente identificada sobe absurdamente. ao nível de por exemplo... 

informo na sketch um IF (leitura > 15) executo o digitalWrite (pin, HIGH), mais ai está o problema, quando conecto o modulo relé ao circuito, o valor de leitura nunca é menor que 380, seguindo minha lógica nunca deixa o pino ficar em módulo LOW pois a leitura é sempre maior que o esperado.

O mesmo acontece quando conecto o arduino no lugar do ESP.

para testar interferência, coloquei um LED para ser acionado por esse pino, o mesmo acontece, o valor de leitura muda consideravelmente.

Exibições: 372

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Se você colocar um multímetro ou osciloscópio na saída ao LM358, qual é a leitura da tensão nesse ponto (que é o mesmo da porta A0) durante todo o processo?

Olá.

   Os transformadores de corrente (como o usado) medem apenas corrente AC. A saida dele, que eu saiba é AC, tem apenas a mais o resistor, que é interno.

   Não entendi a colocação do capacitor de 100uF em paralelo.. ele pode estar matando todo o sinal.

   Ainda, se ele é para 30A de fundo de escala uma medição menor de mA possivelmente não pode ser feita, por questões físicas (perdas maiores que o sinal em sí). Teria que verificar o pdf dele.

   Uma dica, para aumentar a sensibilidade, seria passar o fio condutor várias vezes por dentro. Aqui num projeto eu passei 5x, por ex. Multiplicando por 5 a corrente indicada. No meu caso precisava medir 2A e ajudou muito, mas não sei se para mA isso chega a resolver a questão. Acredito que vc precisará de um transformador de corrente com fundo de escala de 5A, ou menos, por ex, existe no mercado, mas não desse tipo, que eu saiba.

   Tb diria que um circuito de medição de precisão precisa de muito cuidado com ruídos, especialmente com o GND. Por ex vc precisa ligar um fio do gnd do componente até o sensor, outro do gnd do componente até a fonte, outro do gnd do componente ate o rele. Assim tudo fica referenciado ao GND do componente. por ex se vc liga a fonte no rele e um fio do rele ao microntrolador já pode fazer aparecer um ruido no GND em função do consumo do rele, que é minimo, mas nesse caso o sinal tb é minimo.

    Tb, para sinais de baixa amplitude vale usar amplificadores operacionais de primeira linha, pelo menos um TL082, que custa praticamente o mesmo preço, mas é mais moderno.


Ref:

https://lista.mercadolivre.com.br/m%C3%B3dulo-transformador-sensor-...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço