Lançamento da IDE ARDUINO 2.0 (beta)

https://blog.arduino.cc/2021/03/01/announcing-the-arduino-ide-2-0-b...

Em 1 de março de 2021: 

"Temos o prazer de anunciar que a partir de hoje o Arduino IDE 2.0 beta está disponível para download e seus repositórios de código se tornaram open source . Ele carrega um editor moderno e fornece uma melhor experiência geral do usuário graças a uma interface responsiva e tempo de compilação mais rápido . Não tenha medo de tentar hoje: a atualização será fácil, pois a interface parecerá muito familiar. Mas vamos ver algumas das coisas boas que você encontrará.

Ao digitar, o editor sugere o preenchimento automático de variáveis ​​e funções de acordo com as bibliotecas que você incluiu:

Ao clicar com o botão direito em uma variável ou função, um menu contextual fornecerá atalhos de navegação para pular para a linha (e arquivo) onde foram declarados:

Veja esta página para aprender mais sobre as novas ferramentas de edição.

Mas há outro grande recurso no novo IDE: um depurador ativo que permite que você execute seu código interativamente em uma placa e inspecione sua execução sem escrever dezenas de instruções “Serial.println ()”. Basta disparar o painel de depuração, definir pontos de interrupção onde deseja pausar a execução e inspecionar o conteúdo das variáveis. Oh, você pode até mesmo alterar o conteúdo das variáveis ​​em tempo real e retomar a execução!

A partir de hoje, o depurador suporta todas as placas Arduino baseadas nas plataformas SAMD e Mbed ( família MKR , Nano 33 IoT , Nano 33 BLE , Portenta , Zero ). Os mantenedores de núcleos Arduino para placas de terceiros podem adicionar suporte para depuração adicionando os parâmetros de configuração relevantes; um guia técnico para isso está chegando. Você precisará conectar uma ponta de prova de depuração, como o Segger J-link, aos pinos JTAG na placa e você estará pronto para começar.

O novo IDE é baseado na estrutura Eclipse Theia, que é um projeto de código aberto baseado na mesma arquitetura do VS Code (protocolo de servidor de linguagem, extensões, depurador). O front-end é escrito em TypeScript, enquanto a maior parte do back-end é escrita em Golang.

Tente agora!

Precisamos de sua ajuda para testar o novo IDE. Queremos torná-lo perfeito e livre de erros, então não hesite em baixá-lo agora e participar da discussão no fórum ! Pronto para começar? Siga nossos tutoriais aqui .

Introdução ao Arduino IDE 2.0 (beta)

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/getting-started-with-ide-v2/

Link para baixar :

https://www.arduino.cc/en/software/#experimental-software

Exibições: 917

Comentar

Você precisa ser um membro de Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking) para adicionar comentários!

Entrar em Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)

Comentário de RuyterCB em 6 janeiro 2022 às 22:04

Arduino IDE 2.0 RC(2.0.0-rc3)

O Arduino IDE 2.0 está agora se movendo para o status estável com uma série de compilações de Release Candidate (RC). O feedback da comunidade é fundamental, e você pode usar este formulário de pesquisa para enviar seu feedback!

No meu comentário em 29 março 2021 sobre erro de formatação usando o Auto Format (ctrl + t) não existe mais.

Comentário de RuyterCB em 29 março 2021 às 20:52

Essa IDE muda a formatação dos comentários e códigos que as linhas tenham um comprimento maior que +/- 50% da largura da tela (quebra todas linhas adicionando novas //). Tentei localizar alguma configuração, mas sem sucesso.

Isso aconteceu comigo quando usei o Auto Format (ctrl + t).

Também só está funcionando em inglês.

Se alguém achar a configuração de quantidades de colunas por linha nos avise.

Comentário de José Gustavo Abreu Murta em 12 março 2021 às 20:59

Nessa IDE, não consta as placas ESP32 e nem ESP8266.

Quem instalar as placas, nos avise por favor. Obrigado. 

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço