[RESOLVIDO] Por favor, verifiquem se o seguinte circuito está certo

Olá.

Gostaria que revisassem o seguinte circuito do transistor pois sou iniciante em eletrônica.

A função do transistor será para liberar/bloquear energia para o relé.

Modelo Transistor: BD139

Corrente de Carga do Transistor: 500mA

Valor do Resistor para Base Transistor: 1000Ω

Notas:

- O diodo que está antes da base do transistor, coloquei-o para apenas garantir um pouco mais de proteção em caso de algum surto elétrico.

- Está é apenas uma parte do circuito para controle do motor. Só postei este diagrama apenas para verificação das ligações do transistor.

Exibições: 1619

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu entendo que módulos prontos não exigem eletrônica externa... mas não sou expert em eletrônica.

olá novamente Mic.

      Sobre sua dúvida a respeito do "Pulldown" que mencionei,  é uma prática convencional de "segurança".  Vou explicar:

      Tomemos por referência o esquemático que publiquei no post anterior e que mostro novamente na figura a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Obs.: aproveito para pedir desculpas, pois no circuito que postei antes,  aparecem dois Diodos referenciados como "D2". Foi uma distração, já que são dois Diodos independentes. No circuito aqui postado "corrigi" para "D4" o Diodo do circuito de seleção de giro.

      Inicialmente, "faça de conta"  que R4  não está  no circuito.

      Veja que quando o sinal de controle ON/OFF vindo do Arduino está em Nível Lógico "HIGH" (ou "1", se preferir), o Diodo D2 conduz, possibilitando a polarização de Q2, que então também conduz (neste caso, próximo à "Saturação Lógica"), acionando dessa forma o Motor (na direção selecionada por RL1 via Q1).

      Mas note que quando o controle ON/OFF vindo do Arduino está em Nível Lógico "LOW" (ou "0" se preferir), o Diodo D2 estará cortado (não conduz),  impossibilitando um fluxo de corrente que pudesse polarizar Q2 (circuito Base/Emissor de Q2). Nesta situação, sem corrente fluindo na malha formada por Arduino/D2/R2/Base-Emissor de Q2, a impedância no entre D2 e R2 estará em um valor muito alto (alguns Giga Ohms).  Assim, ruídos presentes no ambiente (magnéticos, eletromagnéticos), ou "acidentais" (por exemplo se vc colocar seu dedo na junção entre D2 e R2), não irão se dissipar facilmente, já que na situação considerada não há uma impedância suficientemente baixa para consumir a energia desses ruídos. Consequentemente, poderá haver ali, energia suficiente para acionar Q2, mesmo que "meia-boca" (ou seja, sem "Saturação Lógica"), mas que mesmo assim poderá acionar o Motor (também de forma "meia-boca"). Para impedir essa possibilidade, precisamos baixar a impedância naquele ponto, para que esta impedância consuma a energia de um eventual ruído ali introduzido.

      É justamente isso que faz o Resistor R4. Independente de D2 estar ou não conduzindo,  R4 mantém a impedância entre D2 e R2, em relação ao GND, em um valor praticamente constante. O valor de R4 deve ser o mais baixo possível, sem comprometer o funcionamento do circuito em qualquer condição. Neste caso, usei para R4 o valor de 3k3 Ohms, que baixa a impedância ali o suficiente para suprimir ruídos e não força o dreno de corrente na saída do pino de controle Digital do Arduino.

      E como R4 força a tensão entre D2 e R2 (apenas quando D2 está cortado), para um valor próximo de GND, então chamamos o isso de "Pulldown". Ou seja, no circuito que postei, R4 faz o papel de um "Pulldown", além de suprimir ruídos quando D2 está cortado e assim impedir um acionamento indesejado do Motor.

      Observe que após D4 do circuito de seleção do sentido de giro, também pode ser colocado um "Pulldown", neste caso para impedir acionamento indesejado de Q1  quando D4 está cortado (se o acionamento ocorresse, iria selecionar direção de giro contrária a que se deseja, já que o sinal do Arduino para seleção da direção estaria em "LOW"). O valor desse outro "Pulldown" pode ser também de 3k3.

      Sobre o Módulo de Relé  comercial que vc pretende usar, vi que ele tem 4 Relés.  Assim se um desses Relés estiver sobrando, vc pode usar ele para o ON/OFF do Motor, dispensando o BD139, e controlando via Arduino como antes.

      Se possível, veja o link de um tópico no LDG, onde falo sobre isolação entre Arduino e Circuito da Bobina do Relé  quando usamos estes Módulos comerciais de Relés.  O link é este aqui:  "Módulo Relé 8 Canais sem JD-VCC"

      Espero ter ajudado.

      Abrçs,

      Elcids

Elcids, Muito Obrigado. Me ajudou a entender perfeitamente o uso do resistor como pulldown.

Sobre o módulo de 4 relés, não estão sobrando, pois serão utilizados para controlar lâmpadas.

Eu vi o link do tópico que você mencionou. Aprendi bastante com a explicação. O meu módulo de Relé tem a possibilidade de tirar/colocar o jumper entre o VCC e o JD-VCC. Como explicado as vantagens no tópico do link, usarei a alimentação separada e sem o jumper, para garantir a isolação.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço