[RESOLVIDO] Por favor, verifiquem se o seguinte circuito está certo

Olá.

Gostaria que revisassem o seguinte circuito do transistor pois sou iniciante em eletrônica.

A função do transistor será para liberar/bloquear energia para o relé.

Modelo Transistor: BD139

Corrente de Carga do Transistor: 500mA

Valor do Resistor para Base Transistor: 1000Ω

Notas:

- O diodo que está antes da base do transistor, coloquei-o para apenas garantir um pouco mais de proteção em caso de algum surto elétrico.

- Está é apenas uma parte do circuito para controle do motor. Só postei este diagrama apenas para verificação das ligações do transistor.

Exibições: 1624

Responder esta

Respostas a este tópico

MiC, viu que tem um relé dentro do conjunto do motor? 

Acho que não vai precisar de mais relés. 

Vi que tem sim, mas parece ser um daqueles reles duplos, me corrijam se eu estiver errado. O modelo do relé é: sre-12vcd-sl-2c

Como que eu consiguiria controlar sem um outro rele?

Já tentei várias combinações entre os fios e sempre cai na mesma solução:

 Manter um fio em VCC ou GND e fazer o seguinte:  colocar um fio na polaridade contrária ao fio mencionado anteriormente para girar em um sentido OU colocar dois fios juntos para girar o motor em outra direção.

Realmente o circuito está difícil de entender. 

É possível usar apenas um relé para controlar o sentido de rotação de um motor CC, mas é necessário ter uma alimentação simétrica ( +5v e -5v ou +12v e -12v ).

Pela imagem não é esse o caso e você vai precisar de dois relés realmente .

Irei postar o Diagrama Esquemático.

Obrigado pela Sugestão.

É que meu motor já possui internamente um circuito de controle do giro. Então é só adaptar para usar com o arduino.

Gostaria de saber se um resistor de 1K ohm serviria para a base do transistor BD139, com as seguintes configurações:

Corrente de Carga do Transistor: 500mA

Tinha postado o Diagrama Esquemático do Circuito de Controle para Motor DC, mas o transistor estava errado, o modelo, então estou repostando para o correto:

Pra mim parece tudo certo. Deveria funcionar corretamente.

Para testar basta aplicar GND ou +5V nos pontos onde entraria o Arduino e checar se tudo está OK.

Mas pelo desenho, tudo parece correto e a fase seguinte seria conectar as portas do Arduino e rodas alguns sketchs de teste.

Então Obrigado.

Só mais uma dúvida: O relé, mencionado por José Murta, do circuito próprio do motor, não possui diodo em paralelo na bobina do motor. Sei que quando uma carga indutiva não possui diodo, gera uma alta tensão inversa, o que pode danificar componentes. Então seria recomendado soldar um diodo em paralelo invertido nos conector da bobina do relé do circuito próprio do motor?

olá Mic.

      Vc deve prover a proteção de Q2.  Veja o outro post que fiz aqui no seu tópico, onde apresento esta proteção (via D4) e outras considerações também.

      Abrçs,

      Elcids

olá Mic.

      Vou fazer alguns apontamentos sobre o seu circuito, com as respectivas justificativas, e em seguida uma sugestão de alteração.

      1)  observe que vc não colocou Resistor em série com o LED do Opto-Acoplador.  Este Resistor é necessário. Parece que vc não disse qual Arduino está usando, mas se estiver usando o UNO, ou Mega, ou Nano, o valor do Resistor estaria entre 330 Ohms e 560 Ohms

      2)  todo mundo faz isso, e vc também fez:  vc ligou o Opto-Acoplador na configuração "Coletor Comum". Mas apesar de todo mundo fazer,  isto não é aconselhável para circuitos de Comutação.  O ideal seria ligar em "Emissor Comum", que é a configuração mais adequada para este tipo de Comutação.

      3)  observe que como vc controla ambos os acionamentos através de Q1 e Q2  e via Arduino,  de fato não existe  isolação no seu Sistema, e todo ele tem um  GND  comum.  Dado este fato, fica totalmente sem sentido usar um Opto-Acoplador.  Vc pode entender mais sobre isso, olhando um tópico aqui no LDG onde falo os detalhes sobre isso. O link para este tópico é este aqui:  "Módulo Relé 8 Canais sem JD-VCC"

      4)  é aconselhável ter um Resistor de Pulldown  fixo  na linha de acionamento do Transistor Q2. Seu valor pode estar entre 2k e 10k, dependendo do valor do Resistor que está em série com a base de Q2.

      5)  Os Diodos devem ser adequados para cada ponto do circuito. Assim a série 1N400x da qual o 1N4007 faz parte,  são Diodos retificadores "lentos", bastante adequados para 60Hz,  mas inadequados  para circuitos de comutação rápida. No seu caso, para D1 e D3, poderia ser um Diodo da série 1N493x,  como o 1N4937 (este é relativamente popular). Já para D2 pode ser o famigerado Diodo de Sinal  1N4148.

      Observação sobre D3: ele está sendo usado como direcionador da corrente de retorno do Motor via "Pino de Controle 1" (nome que está no seu circuito), quando uma das direções é selecionada (quando Q1 está selecionando o "Pino de Controle 2"), e claro isto está conforme sua explicação do controle da direção de giro do Motor.

      Minha sugestão de alteração, é mostrada na figura a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Observe que eliminei o Opto-Acoplador, uma vez que ele não tinha sentido já que no seu Sistema não existe isolação.

      Os Diodos foram alterados conforme mencionei antes.  Acrescentei o Diodo D4  para Proteção de Q2.  Aconselho vc manter isso.

      É possível que vc precise colocar um Dissipador de Calor em Q2,  pois o VCEsat do BD139  é em torno de 0.5V,  e dependendo da corrente do Motor, Q2  vai esquentar um pouco. Avalie as condições de ventilação do ambiente de Q2, para determinar se o Dissipador é necessário. Caso não queira correr risco, acrescente um pequeno dissipador (algo simples, já que o BD139 tem "furo" para permitir isso).

      Para R2  (em série com a base de Q2)  o valor deve estar entre 390 Ohms e 560 Ohms.

      Obs.: para testes, vc pode até usar o 1N4007, mas para uso definitivo aconselho usar o 1N4937 (ou similar).

      Uma sugestão sobre postagem de circuitos capturados no Proteus:  desligue o "Gride" antes de capturar a tela, pois aquele gride atrapalha a análise do circuito. Aqui, eu apenas mudei a cor do gride na sua figura postada para ser igual à cor "bege" de fundo, e clarificou bem, conforme vc pode observar.

      Espero ter ajudado.

      Abrçs,

      Elcids

Olá Elcids,

Respondendo as sugestões 1, 2, e 3:

O circuito que eu fiz foi simplista, não conhecia os componentes exatos, pois utilizarei um módulo que já é pronto, deste modelo:

link do módulo

Respondendo à sugestão 4:

Com sua sugestão, irei utilizar o resistor sim. Mas gostaria de saber, para o aprendizado, para qual função é aconselhável ter um Resistor de Pulldown?

Respondendo à sugestão 5:

No momento não obtenho esta série de diodo, mas em breve comprarei.

Sobre o dissipador de calor para o transistor, acho que não será necessário, pois somente será utilizado por poucos segundos e com um grande espaçamento de tempo entre os usos (cerca de 8 horas). Mas dependendo da situação posso considerar utilizar um dissipador de calor.

Em relação ao resistor do Q2, irei trocar para o qual você sugeriu.

E em relação ao circuito feito no Proteus, peço desculpas, é a minha primeira vez fazendo esquemáticos. E pode deixar que da próxima vez irei tirar a gride do fundo do circuito.

Obrigado a Todos pelas Ajudas. Quando terminar o projeto, postarei os resultados.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço