Sistema MONITOR de Curto-circuito, que provocaria alimentação indevida a outros componentes...

Sabemos que nos projetos com plataforma embutida (Arduino etc), geralmente usamos componentes eletrônicos (Capacitores, CI, Reles, Transistor etc.) e que por alguns motivos estragam, e algumas vezes entram em curto-circuito, mudando a lógica do funcionamento e podendo alimentar/ligar indevidamente o que não deveria.
Teria como elaborar um código que por portas/pinos da própria plataforma embutida, internamente ficasse monitorando as portas que não deveria ter alimentação externa e que caso acontecesse ao contrário tomaria providências...

Existe algum CI com esta funcionalidade específica?

Vamos partilhar nossas experiência com esta questão, que certamente algum de nós já passamos por esta situação.

Vamos enriquecer este tópico, quem sabe poderemos chegar a uma ou várias soluções, que será fundamental aos nossos projetos.

Exibições: 497

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde RCB,

você tem algum caso que possa servir de estudo para este seu projeto?

RV

Breve vou elaborar uma caso de estudo para colocar aqui para auxiliar na imaginação das possibilidades...

Segue um desenho/esquema muito simples para dar uma ideia visual do que o tópico deseja abordar.

Conforme exposto no tópico, a ideia é levantar uma discursão sobre solução ou soluções de proteção aos nossos sistemas embarcados.

Iniciei o tópico acima expondo uma discursão sobre a possibilidade de monitorar uma alimentação indevida gerada a partir de um curto-circuito, através da própria codificação, monitorando e detectando se há presença de energia onde não deveria ter. (desculpe pelos termos usado, não tenho conhecimento algum eletrônica).

Tentando exemplificar: Tenhamos em mente que o código do Arduino foi elaborado para quando o equipamento A estiver em funcionamento o equipamento B não pode funcionar, mas o transistor BC548 do equipamento B entra em curto-circuito alimentado o equipamento pelo Emissor (E) e tendo energia presente também na sua Base (B) , consequentemente sendo percebida pela porta/pino 4 do Arduino. 

É nesta suposição que questiono se um código que monitorasse os momentos distintos em que quais portas não deveria ter a presença de energia, e se tivesse tomaria uma ação pré-estabelecida, seria possível?

Quais seriam as sugestões?

Existem circuitos integrados - CI que monitore situações semelhantes?

Você supôs que a base também teria um sinal, mas por quais motivos teria? Se nessa aplicação fosse usada uma fonte de maior tensão e o transistor para chaveamento, por exemplo, um curto que  hipoteticamente fechasse B-C-E provavelmente queimaria a porta ou mesmo o Arduino por receber uma tensão maior que a suportada.

Supondo que a base não seja afetada, mesmo que vc verifique o sinal dela, pro sistema vai estar tudo funcionando perfeitamente pois o controlador não tem um feedback real dos dispositivos.

Acredito que a detecção desta falha melhor se daria através da leitura de corrente que passa nesse trajeto (coletor-emissor), por exemplo. Tendo então um feedback real do estado dos dispositivos acionados.

De fato poderia ser uma tensão maior, bem lembrado. Então como vc disse: "detecção desta falha melhor se daria através da leitura de corrente que passa nesse trajeto" seria a solução.

Acho que não existe uma solução pronta específica, cada caso é um vaso, mas de modo geral são usados optoacopladores para interligar as cargas externas aos pinos do microcontrolador. Desse modo o microcontrolador vai estar protegido.
Já as cargas externas, uma solução seria criar pontos de detecção / medição de corrente por exemplo (assim como na placa mãe de um notebook), que vai detectar um aumento de corrente causado por possível mau funcionamento ou curto circuito e desligar o circuito.

Utilizar o menos pino do microcontrolador que controla uma carga externa para monitor esse possível curto creio não ser possível. Pode ser usado outro pino do mesmo microcontrolador para esse caso.

Os optoacopladores de fato evita um curto-circuito, mas eu queria que o arduino soubesse/detectasse essa anomalia e tomasse uma outra providência programada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço