Uma duvida que me surgiu recentemente é:

"Como realizar a ligação elétrica de um rele e um interruptor de luz?"

Estava conversando com um amigo meu que não é da area e ele ficou impressionado com a possibilidade de ligar e desligar a luz da garagem dele pelo celular, mas depois de um pouco de conversa ele perguntou se mesmo do lado do interruptor ele ia precisa ligar o celular, pensei um pouco e não achei nenhuma solução de cabeça para resolver isso. Ainda não testei nada mas alguém tem alguma ideia de como resolver isso?

Exibições: 539

Respostas a este tópico

Fácil utilizando ligações do tipo three-way (interruptor paralelo) , de uma olhada como funciona e vai ver que o esquema com o relê é fácil. Segue um link explicando como funciona.

 

 

William, quando comecei meu projeto de automação pensei no mesmo problema, como reutilizar os interruptores atuais da casa sem precisar trocar todos eles. A solução no meu caso foi ligar os interruptores como entradas para o circuito e estas são levadas em conta no momento para ligar/desligar as lampadas. Por ex: remotamente eu posso enviar um comando para acender ou apagar a luz. Quando estou ao lado do interruptor, e a lampada está acesa, se eu apertar o interruptor eu desligo, ou seja, o interruptor não acende ou apaga a lâmpada e sim altera o estado da mesma. Este assunto é bem simples, mas fiquei quebrando a cabeça um bom tempo para encontrar esta solução sem ter de alterar nenhum componente na casa. O meu projeto estou fazendo com Arduino.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço