Bom dia! Estou precisando que meu arduino seja carregado por uma bateria 12v e que essa bateria seja carregada por painéis solares. Gostaria de saber o melhor jeito de fazer isso, eu precisaria de um controlador de carga? Estava pensando em ligar os painéis em paralelo e seguir a montagem utilizada nesse projeto Usando o Arduino com painel solar – Paraíso dos Bits (paraisodosbit..., porém não sei como ficaria a alimentação, já que o arduino precisa ficar ligado 24h por dia. Desde já, obrigado!

Exibições: 2632

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, demorei um pouco mas retorno agora com o consumo, após uns minutos o multímetro estabilizou em 110mA. Isso significa que talvez esse arranjo que mencionei dê conta?

https://learn.sparkfun.com/tutorials/how-to-use-a-multimeter/all

(traduzido com o Tradutor do Google) 

Corrente de medição

Ler a corrente é uma das leituras mais complicadas e perspicazes no mundo da eletrônica embarcada. É complicado porque você tem que medir a corrente em série . Onde a tensão é medida cutucando VCC e GND (em paralelo ), para medir a corrente, você deve interromper fisicamente o fluxo de corrente e colocar o medidor em linha. Para demonstrar isso, usaremos o mesmo circuito que usamos na seção de medição de tensão.

A primeira coisa de que precisaremos é um pedaço extra de arame. Conforme mencionado, precisaremos interromper fisicamente o circuito para medir a corrente. Dito de outra forma, puxe o fio VCC que vai até o resistor, adicione um fio onde esse fio foi conectado e, em seguida, teste do pino de alimentação na fonte de alimentação ao resistor. Isso efetivamente "interrompe" a energia do circuito. Em seguida, inserimos o multímetro em linha para que ele possa medir a corrente conforme ela "flui" do multímetro para a placa do pão.

Para essas fotos, enganamos e usamos pinças de crocodilo . Ao medir a corrente, geralmente é bom observar o que seu sistema faz ao longo do tempo, por alguns segundos ou minutos. Embora você possa querer ficar lá e segurar as pontas de prova no sistema, às vezes é mais fácil liberar suas mãos. Essas sondas de garra jacaré podem ser úteis. Observe que quase todos os multímetros têm conectores do mesmo tamanho (eles são chamados de "plugues banana"), portanto, se você estiver em apuros, pode usar as pontas de prova de seu amigo.

texto alternativo

Com o multímetro conectado, agora podemos definir o dial para a configuração adequada e medir alguma corrente. A medição da corrente funciona da mesma forma que a tensão e a resistência - você deve obter a faixa correta. Defina o multímetro para 200mA e trabalhe a partir daí. O consumo atual para muitos projetos de protoboard é geralmente abaixo de 200mA. Certifique-se de que a ponta de prova vermelha esteja conectada à porta com fusível de 200mA. Em nosso multímetro favorito , o orifício de 200mA é a mesma porta / orifício que a leitura de tensão e resistência (a porta é rotulada como mAVΩ) Isso significa que você pode manter a ponta de prova vermelha na mesma porta para medir corrente, tensão ou resistência. No entanto, se você suspeitar que seu circuito estará usando perto ou mais de 200mA, mude sua ponta de prova para o lado 10A, apenas por segurança. Sobrecarregar a corrente pode resultar em um fusível queimado em vez de apenas uma exibição de sobrecarga. Mais sobre isso daqui a pouco.

texto alternativo

Este circuito puxava apenas 1,8 mA no momento da medição, não muita corrente. A leitura média ficou mais perto de 2,1mA.

Perceba que o multímetro está agindo como um pedaço de fio - agora você completou o circuito e o circuito será ligado. Isso é importante porque conforme o tempo passa, o LED, microcontrolador, sensor ou qualquer dispositivo que está sendo medido pode alterar seu consumo de energia (como ligar um LED pode resultar em um aumento de 20 mA por um segundo e, em seguida, diminuir por um segundo quando ele gira fora). No visor do multímetro, você deve ver a leitura instantânea da corrente. Todos os multímetros fazem leituras ao longo do tempo e fornecem a média , portanto, espere que a leitura flutue. Em geral, medidores mais baratos terão uma média mais severa e responderão mais lentamente, então faça cada leitura com cautela. Em sua cabeça, tome uma faixa média de 7 a 8 mA em condições normais de 5 V (não 7,48 mA).

Semelhante às outras medições, ao medir a corrente, a cor das sondas não importa. O que acontece se trocarmos de ponta de prova? Nada de ruim acontece! Isso simplesmente faz com que a leitura atual se torne negativa:

texto alternativo

A corrente ainda está fluindo pelo sistema, você acabou de mudar sua perspectiva e agora o medidor mostra negativo.

Lembrar! Quando terminar de usar o medidor, sempre retorne o medidor para ler a tensão (retorne as pontas de prova para a porta de tensão, defina o medidor para ler a faixa de tensão DC, se necessário). É comum pegar um medidor e começar a medir rapidamente a tensão entre dois pinos. Se você deixou seu medidor no modo 'corrente', não verá a tensão no visor. Em vez disso, você verá '0,000' indicando que não há corrente entre VCC e GND. Dentro dessa fração de segundo, você terá conectado o VCC ao GND através do seu medidor e o fusível de 200mA queimará = não está bom. Portanto, antes de desligar o medidor durante a noite, lembre-se de deixá-lo em um estado amigável.

Medir a corrente pode ser complicado nas primeiras vezes. Não se preocupe se você explodir o fusível - já fizemos isso dezenas de vezes! Mostraremos como substituir o fusível em uma seção posterior .

Maravilha! Tentarei medir essa corrente até amanhã e retorno com resultados, muito obrigado.

Boa tarde Gabriel, 

Você mediu a corrente total que sai da fonte de 5V e alimenta todo o seu circuito, não é? 

Então a corrente foi de 110 mA ou 0,11 A. 

Podemos fazer uma estimativa de consumo - 0,11 A / hora.

O meu cálculo será empírico. Não sou especialista no assunto.

Como  o dia tem 24 horas, o consumo diáro vai ser de 2,64 A/ dia.

Se você pensar que poderá ter dias chuvosos, quando o carregamento da bateria será limitado, eu escolheria uma bateria de 7Ah. Assim teria uma boa reserva de energia. E essas baterias de chumbo são comuns e mais acessíveis. 

Para carregar a bateria eu usaria um painel solar de no mínimo de 20W. 

P = V x I    I = P / V = 20W / 12V = 1,66 A 

Obs: tenho um painel solar de 20W. No datasheet consta corrente máxima de 1,14A e tensão 17,56V. 

Considerando que horário de carga fosse 8 horas (luz solar suficiente), em um dia a bateira de 7Ah poderia ser totalmente carregada. 

Existem cursos e livros especializados sobre o assunto. 

Boa tarde, José. Realmente ficaria inviável somente com esses meus 4 painéis de 12v 1.5w e uma bateria de apenas 9v, nesse pensamento, essa bateria descarregaria em pouquíssimo tempo, não sustentando o tempo noturno, estou certo?

Pelo visto terei que obter outro(s) painel(éis) e uma bateria de 12v, além do controlador de carga mencionado anteriormente.

Gabriel, 

Seria importante se pudéssemos analisar as especificações dos seus painéis. Você tem? 

Teóricamente

Painel 12V =>  4 x 1,5W - total 6W 

P = V x I    I = P / V = 6 W / 12 V = 0,5 A (isso se tiver sol o dia inteiro - que não é realidade) 

Se você já tem os painéis, faça um teste para tirar a duvida. 

Conecte os painéis em paralelo. Cuidado para não ligar invertido! 

A saída dos painéis conecte na entrada do carregador HW-632, que você já tem, não é? 

A sáida do carregador conecte numa bateria de Chumbo 12V. 

Faça a configuração do carregador para Bateria de Chumbo 12V. Não dá para usar a bateria de 9V.

Faça testes e medições para comprovar se é possível usar os seus painéis. 

Esse cara tem bastante experiência com painéis solares. 

https://www.eduardoaquino.com.br/como-ligar-painel-solar-de-forma-f...

Canal do Youtube (recomendo) : Eduardo Aquino

https://www.youtube.com/channel/UCyBYWOYoBRJqwXH8rXqWBYg

Gabriel boa tarde,

Dá para perceber que não tem especialização técnica. 

Portanto, sua montagem envolve risco de queimar algo, se não fizer o correto. 

Se todos os painéis são identicos de 12V 1,5W conecte-os em paralelo, como no primeiro e no segundo diagrama. Como a corrente é muito baixa, pode escolher o que ficar melhor para você. 

Quanto uma PLACA SOLAR Fotovoltaica pode Gerar por Dia

Bateria em 24 volts, Quantos Amperes para Carregar

Bom dia, depois de algum tempo estou aqui novamente, quero de antemão agradecer aos que vem colaborando para que este projeto dê certo.

Bom, testei fazer a ligação apenas dessa forma, mesmo sabendo que as chances de sucesso seriam baixas https://www.paraisodosbits.com.br/2016/11/09/usando-o-arduino-com-p...

O que me deixou curioso foi que ao montar como esquema acima, quando coloquei a bateria de 9V 450mAh, o arduino não passou mais de 5 minutos ligado, o que me fez pensar que o valor de corrente de 0.11A, anteriormente medido, seja falso. Algo esta fazendo o consumo ser bem acima disso. 

Após esse fracasso, estou decidido a partir para outro nível e fazer como me foi recomendado pelo José Gustavo, adquirir um painel de 20W, um controlador de carga e uma bateria selada 12V 7A.

Alguma recomendação? 

Como eu falei acima, já medi essa corrente consumida (0.11A), o que achei estranho foi o fato de toda a bateria ter sido consumida em questão de minutos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço