Bom dia! Estou precisando que meu arduino seja carregado por uma bateria 12v e que essa bateria seja carregada por painéis solares. Gostaria de saber o melhor jeito de fazer isso, eu precisaria de um controlador de carga? Estava pensando em ligar os painéis em paralelo e seguir a montagem utilizada nesse projeto Usando o Arduino com painel solar – Paraíso dos Bits (paraisodosbit..., porém não sei como ficaria a alimentação, já que o arduino precisa ficar ligado 24h por dia. Desde já, obrigado!

Exibições: 2632

Responder esta

Respostas a este tópico

Entendi, Claudio, vou elaborar essa ideia com controlador, muito obrigado! Poderia me dizer quais os problemas que eu poderia encontrar ao fazer exatamente igual ao link que citei anteriormente? Nele eu não sei como ficaria essa questão da alimentação e tensão máxima da bateria. O painel forneceria energia para a bateria incessantemente enquanto houver sol?

Obrigado pela dica, Claudio!

Boa noite Gabriel, 

Primeiro passo é você descobrir o consumo de corrente do seu projeto. Qual Arduino pretende usar? 

Meça com um amperímetro. Assim poderá dimensionar o sistema completo de energia solar. 

Para alimentar o Arduino UNO, não recomendo o uso do regulador interno pois ele desperdiça energia. Use um regulador chaveado como o LM2596 (módulo regulador step down) mais eficiente. 

O Tamanho do painel e da bateria vai depender do consumo. O Carregador vai depender da bateria e do painel. Os carregadores MPPT são mais eficientes, mas são mais caros. 

Bom dia, José, agradeço a atenção. Este carregador que você fala? "Carregador Solar Controlador Carga Bateria 4,2v 3,7v Mppt".

Já possuo um LM2596, porém não sei como ficariam as ligações entre, painel solar, bateria, controlador e LM2596, perdão pois sou um pouco leigo.

Gabriel boa tarde, 

Esse carregador serve para bateria de Li Ion.

Você nos informou que pretende usar bateria selada de 12V, não é? 

Sim, percebi que não ia me servir. Na verdade estou para suar uma bateria de 9v, podendo também usar outras, inclusive uma 12v selada.

Pesquisei e cheguei até esse controlador:

Bom dia, 

Faça testes com esse outro carregador e nos informe sobre os resultados. 

https://www.marinostore.com/fontes/controlador-de-carga-bateria-hw-632

Bom dia, farei o teste! Desse esquema eu só não entendi uma coisa, onde fica a saída pro arduíno?

Nos contatos da Bateria 12V conecte o Módulo LM 2596 5V. 

Se for usar o LM2596 ajustável, ajuste o 5V antes de conectar no Arduino. 

https://www.instructables.com/How-to-Use-DC-to-DC-Buck-Converter-LM...

Cláudio boa tarde, 

O carregador HW-632 é para baterias seladas de chumbo. 

Caso eu quisesse usar uma bateria de 9v mesmo, não me serviria?

Entendido, Claudio. Então o que me resta é procurar algum controlador que funcione com a bateria 9v ou trocar por uma de 12v mesmo.

Fiquei curioso pois perguntei para uma pessoa em um site de eletrônicos e ele me disse que eu poderia utilizar essa a de 9v NiMh com o Hw-632. Porém creio que a melhor forma seja adquirir uma bateria de 12v. Até pq não sei como puxaria da bateria de 9v para o arduino, já que os seus dois terminais já estariam conectados ao controlador.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço