Gostaria de compartilhar com o pessoal do grupo um dos meus principais projetos: Umabot (Unidade Móvel Auto-sustentado Robótico)

Umabot é um carrinho equipado com dois servos motores na frente e uma roda boba traseira. Equipado com Arduíno e um shield Bluetooth. É alimentado com quatro pilhas e uma bateria 9V. Pode ser controlado via bluetooth sem fio pelo PC (conectado à um joystick), pode também ser controlado por qualquer controle remoto de televisão. Dá pra controlar pelo Android também, mas eu não implementei o programa. O mesmo também pode funcionar de forma autônoma. O chassi não é algo de que me orgulho muito, foi construído caseiramente, mas me serve como um bom protótipo. O que tenho mais orgulho nele é seu projeto eletrônico e de software (pro PC):

- Sua interface gráfica é construído via Qt/C++
- Reconhece qualquer joystick conectado ao PC
- Foi construído um shield de navegação contendo sensor infravermelho (para receber sinais de controle remoto de TV), Buzzer (para emissão de sinais sonoros), dois LEDs de status, botão liga/desliga, botão reset.
- Foi construído um sensor de proximidade infravermelho (brick ou bloco), para detecção de proximidade e de linha.

Esse foi um projeto iniciado em Jun-11 e a ultima vez que mexi nele foi em Jan-12. Melhor não falar mais, seque algumas fotos em anexo.

Exibições: 350

Anexos

Respostas a este tópico

Eu fiz algo parecido ano passado, era um "robô explorador" autônomo, entrava e saia de labirintos sem intervenções humanas. Brevemente irei postar algumas fotos e falar mais sobre o projeto.

Bem legal esse projeto

Nossa, faz tanto tempo. Faz tempo que não coloco esse robozinho pra funcionar. Deixei de usar windows. Ainda não rodei o programa no linux. Hoje em dia me interesso mais por automação residencial.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço