Dúvida sobre medição de Corrente com Multímetro

Boa noite! Estou tentando descobrir o quanto de Corrente o meu projeto com Arduino consome mas encontrei uma dificuldade que até agora não consegui compreender:

Meus multímetros mostram valores bastante diferentes de corrente entre a escala de Ampère e de miliampère.

Fiz o teste com 3 multímetros diferentes  ( Aneng AN870  / Hikari HM-2090 Minipa ET-1110A )  e os 3 apresentam as mesmas características nessa medição:

   -  Quando estou medindo na escala A (ampere), os 3 registraram valores de +/- 0,100A, ou seja, 100mA.

   -  Já quando coloco na escala de mA, os 3 multímetros registram valores entre 10mA e 20mA.

E agora? Qual desses valores é o valor correto da corrente de consumo do meu circuito, 100mA ou o "10 à 20"mA?

Alguém sabe porque isso ocorre, essa diferença tão grande na leitura entre as escalas?

Há uma solução para contornar isso ao realizar as medições de corrente?

-----------------------------------------------------------------------

PS: No meu projeto estou usando somente um 'Arduino Mega 2560 Pro Mini' e um 'Display Nextion', por enquanto. Tudo alimentado diretamente pela minha fonte de bancada, nada pela USB (cabo USB desconectado). E esse valor de 100mA bate com o valor de corrente que minha fonte (conversor DPS3005) está mostrando:

 

Mas não faço ideia de qual medida é a mais confiável nesse caso, 100mA ou 10mA... E nem o porque dos multímetros estarem fazendo isso (tanta diferença) na escala de mA...

Exibições: 1257

Responder esta

Respostas a este tópico

1) O terminal positivo da fonte deverá ser conectado no terminal positivo do Multimetro (amperímetro). 

2) O terminal negativo do Multímetro (amperímetro)  deverá ser conectado na Entrada (+5V) do Arduino. 

3) O pino GND do Arduino deverá ser conectado no Negativo da Fonte. 

Isto é, o Amperímetro deve estar em série com o circuito do Arduino (carga). 

Você tem algum módulo conectado no Arduino? Qual Módulo e como esta conectado? 

Usando uma Fonte de 5,2V, meu Arduino Mega consome 90 mA aproximadamente. (sem nenhum outro módulo ou shield conectado).

José Gustavo, creio que o que de fato estava interferindo nas minhas medições era o cabo que estava ligado no canal 2 (12V) da minha fonte. Esse canal 2 estava desligado (VCC cortado), porém o GND dele ainda fica ligado internamente com o canal 1. Acho que tinha corrente "fugindo" pelo GND...

Veja o meu esquemático simplificado de medição da corrente:

Foi só eu desconectar esses 2 cabos (vermelho e preto) da saída do canal 2 que as medições passaram a ficar coerentes em todas as circunstâncias (medido no VCC ou GND, na escala A ou mA), agora sempre está dando em torno de 210mA.

Creio que nesta medição em específico (para o fim que eu preciso, que é apenas dimensionar a fonte), podemos ignorar tudo o que eu postei anteriormente e a parte mais complexa de trocar o multímetro por outro modelo ou osciloscópio pois agora a leitura está constante (mesmo que talvez não esteja tão exata quanto se estivesse medindo pelo osciloscópio, como o Elcids Chagas explanou muito bem). No meu caso creio que esta medida já me sirva bem.

Minha fonte de bancada eu montei desta forma:

Toda via vale ressaltar que o display dela está medindo um valor de corrente que é a metade do valor de corrente que o multímetro mede (multímetro = 210mA  |  Display da fonte = 104mA). Como você mesmo disse, não dá para confiar muito no amperímetro dessa fonte e também pode ter várias impedâncias que interferem na leitura, mas pelo menos agora todos os multímetros concordam, em todos os tipos de medidas (A e mA, ligado em VCC ou GND).

Obrigado pela ajuda! Vou confiar no valor de corrente dos multímetros.

Beleza! 

Que bom que descobriu o problema. 

Pode contar com a nossa equipe! KKKKK

Pessoal, deixa eu corrigir uma injustiça que fiz ao afirmar que o conversor DPS3005 não exibia os valores corretos de Corrente.

Na verdade ele exibe sim valores coerentes (assim como os multímetros). O que estava gerando o erro de leitura da corrente é que a fonte que eu montei tinha o GND do canal 1 interligado (em curto) com o GND do canal 2. Fiz assim quando montei esta fonte pois a intenção era criar uma "segurança a mais" caso eu esquecesse de interligar os GNDs na protoboard quando estivesse usando os 2 canais ao mesmo tempo, em uma mesma aplicação (mas parece que não foi uma boa ideia).

Foi só eu interromper a interligação interna dos GNDs que o módulo DPS3005 passou exibir valores corretos de corrente (+/- 211 mA).

Agora o esquema interno da minha fonte ficou assim (com GND interrompido):

Agora deixarei para interligar os GNDs apenas na protoboard, quando eu estiver usando o canal 1 em simultâneo com o canal 2, em um mesmo circuito (que é o caso no momento). Nesse caso a leitura da corrente no display do módulo DPS3005 fica um pouco comprometida de fato (cai de 211 mA para 160 mA) mas aí faz parte, é uma "característica" da minha fonte, de como eu montei ela internamente...

-----------------------------------------------------------------------------

Quando eu quiser saber a corrente correta no canal 1, basta eu desconectar os fios VCC e GND da saída do canal 2 e voilà, tenho a medida correta na tela do módulo DPS3005. Agora ficou bem prático, sem precisar medir com o multímetro!

-----------------------------------------------------------------------------

Aliás, esse conversor DPS3005 é bem prático e preciso e muito bem construído (robusto). Paguei R$103,00 direto da China na época e, apesar de achar um pouco caro, valeu a pena!

Valeu, quem acompanhou e quem contribuiu e desculpem pelas informações equivocadas da minha parte. Serviu para aprendizado. Agora está tudo funcionando como o esperado.

Seu módulo módulo Voltimetro/Amperímetro DPS3005 deve usar o terra para medir a corrente. 

Por isso deu esse problemão. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço