Estou fazendo esse tópico para discutirmos sobre a qualidade dos componentes eletrônicios no nosso mercado.

Peguei uma encomenda super simples para um cliente, fazer um temporizador entre 2 e 10 minutos para uma função específica, e como o acionamento do mesmo era um pouco diferente decidi não comprar uma plaquinha pronta e fiz o meu próprio projeto, utilizando o 555, super barato e fácil de encontrar.

Bom, tive muitos problemas depois que as placas estavam prontas e fiquei abismado como um projeto tão simples estava me dando tantas dores de cabeça, e o culpa era justamente o capacitor que "gera" o tempo para o 555. Utilizei um eletrôlítico de 330uF e de um lote de 50 peças, mais da metade apresentou defeitos.

Como a quantidade era relativamente pequena, então comprei aqui na cidade mesmo, em duas lojas diferentes.

Me leva a crer que os lotes comprados por essas lojas são o rejugo do refugo da segunda linha que não passou em nenhum controle de qualidade, e vem parar no nosso mercado de varejo.

Olhem abaixo as curvas de carga que medi com o osciloscópio.

Abaixo um capacitor bom. Foi calculado para carregar até aprox 7,5V em 120s. E logo mais as curvas a maioria dos capacitores.

Exibições: 178

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Bizarro isso aih.. Nunca tive desse tipo de problema. Sempre compro em empresas sérias, que querem manter os clientes. As vezes vc deu azar... No passado era bem comum por ex comprar led na promoção e quando vc ligava vários tinham brilho diferente, por ex. Tempo da industria nacional a todo vapor, Philco no Tatuapé... Depois que mudaram pra Manaus simplesmente não faz mais sentido ter no mercado de SP componentes refugo, não compensa nem o frete.

  Enfim, diria que

1) não é uma regra.  

2) Capacitor eletrolítico na verdade não é um bom componente para gerar base de tempo, eles variam muito com a temperatura, grande faixa de erro. O correto seria oscilar a maior frequencia e dividir, usando capacitores com compensação de temperatura (NP0 ou NX0). Usaria o CD4060 Ele já tem o oscilador e o contador. Assim vc pode usar por ex 10nF como capacitor de base de tempo. Aih o 10nF (ou 100nF) é bem fácil de achar com grande precisão.

3) Esse aih ta esquisito mesmo....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço