Boa noite pessoal, estou desenvolvendo um supervisório com arduino e através do SCADA BR eu apresento os dados de leitura dos sensores (vibração, corrente e temperatura). Eu criei uma condição que em função do valor da corrente, vibração ou temperatura, desliga o relé que está conectado em uma saída digital do arduino. No caso de não haver condição de falha, o usuário pode ligar ou desligar o motor (através do relé) por meio de um botão, com o esquema simples de interrupção interna (CHANGE).

O problema é que quando eu conecto o arduino ao SCADA BR, o arduino entende que alguma das três condições (corrente, tensão ou temperatura) ultrapassou o limite, mesmo o SCADA BR mostrando os valores reais (que não ultrapassaram o limite estabelecido). No monitor Serial do arduino, os valores medidos também estão dentro da realidade. 

OBS: Somente é possivel ligar ou desligar o relé através do arduino. O Scada é apenas para leitura.

Acho que está acontecendo um ruído durante a comunicação serial, mas não estou conseguindo resolver. Se alguém souber o princípio deste problema, agradeço.

Exibições: 315

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite  Leandro da Silva Assunção 

Você conseguiu solucionar o problema?

Igor

Caro Leandro,

Qual o protocolo de comunicação que você usa para que o Arduíno e o Scada BR conversem ?

OPC, modbus, RS232 ???  Seja lá qual for, ele é digital, não existe conexão física.... outro detalhe que você mesmo coloca é que as medições mostradas no Scada também estão dentro do limite, ou seja...  a comunicação está "limpa".

Sugiro que:

1 - Retire todos os sensores e utilize alguns potenciômetros de 10K  para simular as suas entradas analógicas;

2 - Retire os set point's;

3 - Teste o sistema e veja se existe algum problema...

Provavelmente não haverá...

Cuidado com a velocidade de amostragem das portas analógicas... procure diminuí-la, isto dará maior estabilidade às suas leituras...

Depois que estabilizar, coloque os set point's um a um e teste-os novamente...

Sds,

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço