Sou um iniciante ainda com a tecnologia Arduíno, estou fazendo meu projeto (TCC) utilizando Arduíno e reconhecimento de voz, que consiste em reproduzir algumas faixas audíveis conforme os comandos de voz que sejam dados, uma espécie de "Audioguia" que quero implementar em um museu, porem em questão dos módulos encontrados para o projeto todos eles dependem de um interlocutor para acatar os comandos, todavia no meu projeto preciso que esses comandos sejam ditos por diferentes pessoas e não dependam de um interlocutor em sí, que alternativa eu posso usar parar esse problema. Agradeço desde já.

Exibições: 563

Responder esta

Respostas a este tópico

https://opensource.com/article/16/11/open-source-amazon-echo-projects

projetos open source para comando de voz, parecido com Echo da Amazon. da uma olhada e se vc por em pratica mostra aqui que eh algo bem interessante.

Boa noite! o seu projeto e interessante , mas se for para botar em pratica recomendo mudar para o Raspberry  pi ou outra placa que tenha mais recursos, no arduino voce consegue comandar algumas funcoes , mas para ter o que voce quer precisa de mais recursos.

No site que o Akira Sato te indicou tem reconhecimento de voz  que e Open Souce , mas usa Raspberry pi como processador, vale a pena dar uma olhada que e interesante.

Esse sistema de reconhecimento de voz precisa de muito processamento, recomendo usar um celular.

Programando para celular usando, por ex, Unity, vc tem bibliotecas para isso:

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&a...

Para Arduino vc simplesmente coloca uma placa com um integrado que faz isso. Ele tem um processador mais parrudo que o arduino e faz por ele. Vc só comanda:

http://www.instructables.com/id/How-to-use-a-Serial-Voice-Recogniti...

Opções sem hardware adicional são muito fracas:

http://www.instructables.com/id/Speech-Recognition-with-Arduino/

Existem empresas sérias trabalhando nisso:

http://www.sensory.com/products/technologies/

Mas focam no publico corporativo (sério), não oferecem versões para hobbistas.

Outra, como já foi dito, seria usar um Raspberry pi.

Descobrir exatamente o que uma pessoa disse em portugues em um museu, onde o silencio é fundamental, sendo que a pessoa não é a proprietária do produto (não manja de detalhes como momento exato de iniciar a fala, distancia do microfone, volume (não sussurrar nem berrar), velocidade, etc). Eh muito complicado.

Reconhecimento independente do interlocutor normalmente é usado em menus de atendimento telefonico onde as opções são:

"Sim" ou "Não",

"Manutenção", "Conta", "plano", etc.

Ou seja: Palavras bem diferentes.

Primeiramente obrigado a atenção de todos.

Meu projeto na verdade vai ser bem simples, vou adicionar um sensor ultrassônico ao Arduíno, o mesmo vai servir para delimitar o espaço de ação e ativar o microfone para os comandos, e assim que o microfone for ativado vai ser emitido uma mensagem pedindo para que o visitante tire suas duvidas sobre determinada obra. em questão de perguntas, logo ao lado da obra vou colocar um folheto indicando quais comandos devem ser dados, palavras chaves, como (História, Ano de criação, Artista,etc), e talvez um LCD ordenando o momento certo, nada muito complexo a principio, até porque sou iniciante, mas futuramente quero ampliar isso, basicamente é isso, muito obrigado, me ajudou bastante em questão de módulo, não conhecia aquele projeto que indicou, vai ajudar bastante, obrigado.

como jah ti avisaram o Arduino nao dah conta.

O Echo da Amazon a grande sacada eh que conseguiu superar os pontos citados pelo Eduardo, no inicio ele erra bastante em reconhecer a voz mas com o tempo ele vai assimilando, em qualquer ponto do ambiente ele reconhece, agora soh quero uma geladeira  inteligente que avise o que acabou rs.

Um projeto de reconhecimento de voz nao eh algo simples, ainda mais se partir do zero, simples eh ligar leds rs.

o Raspberry  jah esta tudo na mao basta vc adaptar para sua necessidade.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço