Olá galera!

Há uns três meses eu tive conhecimento do microcontrolador Arduino, e de lá para cá, venho tentando entender o funcionamento dessa poderosa tecnologia. Adquiri alguns livros (Arduino básico do autor Michael McRoberts e o livro Arduino em ação de Martin Evans et. al), e tenho tentando desenvolver os projetos propostos nos livros e me esforçando muito para entender os algoritmos em C (já estudei um pouco de linguagem de programação: Pascal, Java, etc... E isso facilitou o entendimento de alguns códigos).

Sou professor de física da rede pública aqui do meu Estado, e estou tentando desenvolver projetos com o Arduino que permitiria sua utilização na sala de aula. Nesses últimos dias, fui adquirindo uma gama de materiais (lista no anexo), para iniciar essa empreitada.

Tenho intenção de desenvolver projetos para todas as séries do Ensino Médio regular – não só para os terceiros (onde os alunos só estudam conteúdos de eletricidade e magnetismo). A divisão dos conteúdos por série está assim: 1 série) Mecânica, Energia e Relatividade; 2 série) Termodinâmica, Ondas e Óptica; 3 série) Eletricidade e Magnetismo.

Enfim, gostaria de contar com o apoio de vocês aqui do Fórum – qualquer ideia de projeto é bem vinda. Não me esquecerei de dar os créditos...

Obrigado!

Exibições: 883

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito bom !

Especialmente pq ensina transversalmente e desperta o interesse.

Bem vindo.

Sim. O abjetivo é despertar o interesse dos estudantes por ciências...

Parabéns pela iniciativa, tenho um canal no youtube e trato de ajudar a todas as pessoas fazendo tutoriais da forma mais objetiva possível para a compreensão daqueles que se interessem.

Sem duvida a internet das coisas (IoT) é um dos caminhos que mais promissores unindo microcontroladores e internet ao alcance de todos, e tornar seu uso pratico para resolver os nossos assuntos cotidianos, e a tecnologia sem fios (Wi-Fi) é também uma via que avança a cada dia, se puder comece a introduzir seus alunos desde já olhando este horizonte.

Tenho um canal no youtube onde trato de compartilhar meu conhecimento, e meu lema é compartilha conhecimento, é a melhor maneira de aprender, quem ensina aprende e vice versa.

LINK MEU CANAL AQUI

Se puder ser útil em alguma coisa que considere oportuno conte comigo.

Boa sorte!

Abs.

CK

Muito obrigado CK.

Parabéns!!!

Conte com o meu apoio em qualquer projeto, especialmente com aqueles relacionados a óptica.

O desenvolvimento de um espectrofotômetro estaria dentro dos seus planos? ( para estudos de radiação eletromag, espectro visível, lei de beer , essas coisas rsrsrsrs)

Abraços,

Lucas 

Devo desenvolver projetos nessa área também (Isso é conteúdo da segunda série do Ensino Médio). Em breve precisarei de sua ajuda. '-

Bom dia RSj,

Belo projeto.

Conte comigo.

RV

Em breve estarei postando aqui no fórum algumas ideias de projetos que penso em desenvolver. Vlw RV.

Boa noite Rodrigues, 

Gosto demais de eletronica, Arduino, fisica, eletricidade, ótica, Magnetismo, etc. 

Sempre gosto de colaborar com os colegas do Lab. Pode contar com a minha ajuda também.

Gosto de projetos objetivos. Que possam ser úteis para alguém, isto é aplicações práticas. 

Recomendo que para cada projeto, crie um tópico específico. 

Alguns projetos que já colaborei :

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/projeto-arduino-estrobosc-pi...

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-e-proposta-de-trabalho-c...

http://labdegaragem.com/forum/topics/projeto-de-f-sica-com-arduino

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

E mais alguns no meu Blog :

https://jgamblog.wordpress.com/

Parabéns pela iniciativa, professor!

Sugestão: você pode usar o Arduino prá criar experimentos didáticos com mecânica, medir o deslocamento de uma bola sobre uma rampa, PH de soluções quimicas, experimentos óticos, ondulatória, enfim... é só usar a criativadade e se tiver problemas não hesite em pedir ajuda, é uma projeto muito bacana que deveria ser seguido em todas as escolas!

O primeiro projeto que estou trabalhando tem por objetivo o de desenvolver "conceitos básicos de cinemática" com os estudantes ( noção de espaço, velocidade instantânea, velocidade média, aceleração, etc.). Já tenho todo o esquema do projeto em breve estarei compartilhando aqui no labdegaragem.com. Como disse o Gustavo Murta, estou pensando em montar projetos objetivos e com aplicações práticas. Nada muito complicado, quero utilizá-los para potencializar o aprendizado do estudantes, não para colocar dúvida na cabeça deles...rs. Não hesitarei em pedir ajudar.

Bom dia Rodrigues, 

Você viu esse projeto ? 

http://labdegaragem.com/forum/topics/projeto-de-f-sica-com-arduino 

As medições de velocidade e aceleração seriam com sensores óticos.

Sugeri o uso de Laser, mas a Sarah não respondeu mais...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço