Manter sinal lógico de um fotodiodo em nível alto por mais tempo

Pessoal, preciso de uma ajuda pra fazer um circuito "hold" usando um fotodiodo.

Explicando: o fotodiodo está recebendo uma luz de uma fonte laser, e o objeto que interrompe esse feixe possui um tamanho pequeno (está sobre uma esteira que possui velocidade alta) - ou seja, o tempo de interrupção quando o objeto cruza o feixe é, por exemplo, de 100ms.

Como posso fazer para que o sinal de saída seja maior que o tempo real? Isto é, quando o feixe for interrompido por 100ms, preciso que o sinal em nível HIGH tenha duração de 500ms ou mais (até pode ficar em HIGH durante alguns segundos).
Já pensando "mais adiante", posso usar um trimpot para ajustar o tempo de duração deste sinal - após ter "disparado" pelo fotodiodo?

Obs.: até pensei em usar um 555 ou algo assim, mas precisava de uma solução que minimizasse o número de componentes (complexidade e custo).

Exibições: 380

Responder esta

Respostas a este tópico

O ideal seria usar um multivibrador mono-estável com 555 ou outro circuito. 

O que pode retardar o tempo é usar um capacitor.

Já ouviu falar em sample and hold ? 

Mostre o diagrama do circuito do sensor, que eu posso explicar melhor. 

http://ecetutorials.com/analog-electronics/opamp-voltage-follower-s...

Sim... pesquisei sobre o sample & hold e me pareceu ser uma opção.

A questão é que eu ainda não sei se devo colocar vários fotodiodos e circuitos individuais para fazer isso, ou seria melhor pegar um sensor linear CCD e apenas tratar os dados na saída analógica dele.

Digo isso pq o S&H exige alguns componentes, e para um número maior de fotodiodos isso poderia se tornar um ponto problemático (minimização de custos).

Se usasse apenas um capacitor seria ótimo, mas não tenho muito conhecimento de eletrônica para saber como que o sinal sairia (pq a aquisição da informação seria em uma porta digital, por exemplo, do arduino).

Oi RH, boa tarde.
Na minha opinião a melhor solução, é com um "Single shot" ajustável, utlizando NE555.
Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço