Bom dia garagistas, encontrei essa micro câmera nesse site http://www.gearbest.com/camcorders/pp_241552.html , no entanto ela grava as imagens capturas em um cartão micro sd. Será que consigo transmitir fotos tiradas à partir dela através da interpretação do cartão de memoria pelo arduino via bluetoooth ?

Review da câmera:

https://www.youtube.com/watch?v=Kr3H4JZb0UE

Especificações: 

Sensor: CMOS 
resoluion Image: 1600 x 1200 (2MP) 
resolução padrão: 1600 x 1200 (2MP), 640 x 480 
resolução de vídeo: 640 x 480 
de vídeo HD: 640 x 480 
Função modo: Captura, Vídeo 
Formato de arquivo: AVI, JPEG 
TV sistema: NTSC, PAL 
Idioma: Inglês 
Microfone: Built-in 
Interface: interface USB, slot para cartão Micro SD, slot para cartão TF 
Outras funções: PC câmera 
exigência sistema: Windows Me / 2000 / XP / 2003 / Vista / Mac OS 10.4 / Linux 
desligamento automático: Sim 
Fonte de alimentação: Built-in bateria 100mAh Lithium Polymer

Exibições: 1369

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem que ser essa camera ? Quer só foto não é ? Video não.

Outras alternativas:

- ligar uma camera VGA OV7670 no Arduino 

- Ligar uma web cam no Raspberry Pi 

Somente foto mesmo José, já havia encontrado outros tópicos aqui no fórum e pelo que havia entendido o maior problema de se trabalhar com câmeras no arduino é o fato do processamento ser um pouco limitado para se trabalhar com imagens, fazendo-se necessário usar um hardware adicional no caso da OV7670. Pensei em utilizar a Y2000 pois essa função já esta integrada na placa e estou com muita limitação de espaço pra utilizar módulos adicionais. Porém vou optar pela OV760 no momento, se eu conseguir algum progresso com a Y2000 eu posto os resultados. Obrigado

Processar imagem com Arduino? Acho que ele não aguenta. Será ?

Uma sugestão, usar um Arduino mais poderoso, por exemplo o Arduino DUE, ele funciona em 3.3v e não teria que usar conversores de tensão, para acessar o cartão. 

Obrigado Flávio, estou indo para esse lado mesmo. No momento estou estudando outros microcontroladores mas já adicionei o Due na minha lista e também o Arduino Zero bem como alguns PICs, mas não sou profissional no assunto então é um processo demorado além de que trabalhar com câmeras e transmissão de imagens ser meio complicado. Obrigado pela sugestão. 

Obrigado José, não consegue processar mesmo, nesse caso eu pretendia usar ele apenas para ler e transmitir a imagem do cartão via bluetooth, mas ainda assim a velocidade de transferência ia ser muito pequena por conta do processamento.

Pra uma imagem colorida com resolução  160 * 120 px = 19200 px * 16 bits por pixel = 307.200 bits.

Considerando a taxa máxima de transmissão do arduino de 115200bps levaria 2,66 segundos para transmitir essa foto, tudo isso considerando o mais perfeito dos cenários sem contar alguns bits que podem desaparecer durante a transmissão e a velocidade de leitura do cartão de memória... Estou outras formas de fazer isso e nem sei se realmente está correto pois na prática é bem diferente e posso estar esquecendo de considerar outros fatores como latência etc...

Use um Raspberry Pi ...

Olá Elielter.

O que você quer é perfeitamente possível, já que trata-se apenas de transmissão.

Sugiro que você pesquise sobre a nova versão do bluetooth a 4.0 - BLE - o novo padrão IoT.

Já existe um módulo compatível com o Arduino que suporta essa versão é o HC-08. Além disso, ele casa muito bem com o Arduino Due, devido à alimentação de 3.3V.

Obrigado pela sugestão José, eu realmente optei por usar o Due nesse projeto tanto pelo processamento quanto em custo beneficio. Obrigado

Já ouviu falar em SD card com Wifi ?

Mas não existe mini SD com Wifi, só o SD normal. 

Compre uma camera barata que aceita SD card normal e transmita as fotos via Wifi. 

http://www.dpreview.com/articles/3140600438/battle-of-the-wi-fi-car...

Todas as cameras mais novas, já vem com WIFI.

 http://www.dpreview.com/products/cameras?utm_campaign=internal-link...

Perfeito José, era de algo exatamente assim que eu precisava. Eu já tinha visto esse produto pra vender mas pensei que era necessário ter um acess point atuando entre o cartão e o dispositivo que iria receber a imagem, no caso um smartphone, mas vejo que não é necessário pois o cartão faz conexão direta. Isso realmente me ajuda bastante. Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço