Pessoal,


Estou com o seguinte problema, meu arduino e alguns aparelhos ficam ligados em um no-break que tem uma bateria de carro que ele mesmo gerencia. O que acontece é que numa falta de luz que o no-break fosse usado até "descarregar", o arduino desliga e por esse fato decidi ligar o arduino diretamente na bateria de carro que é carregada pelo no-break. Até ai tudo bem, mas o problema é que o no-break não consegue manter sempre a carga em 100% mesmo o consumo do arduino sendo muito pequeno. Acho que ele carrega até 100% e só quando chega em "60%" ele começa a carregar de novo.


Então o fato é o seguinte, eu gostaria de fazer com que enquanto tudo estivesse normal, o arduino puxasse energia de uma fonte chaveada que é ligada no no-break, sem atrapalhar no carregamento e manutenção da bateria, mas que quando faltasse luz, automaticamente fosse alternada a fonte de energia do arduino para puxar diretamente da bateria e SEM o arduino reiniciar nem travar. Eu penso que um relê seja muito lento para chavear sem que o arduino trave ou reinicie. Por isso peço a ajuda de vocês entendidos de elétrica e eletrônica. O que eu usaria? Transistor? Capacitores? Combinação dos dois? Como seria esse circuito se é que é necessário? Ou eu posso ligar as duas fontes de energia que não daria nenhum problema?

Note que uma fonte seria uma fonte chaveada 12V ligada na tomada 110V do no-break e a outra fonte seria ligação direta na bateria que é carregada pelo mesmo no-break.

Grato pela atenção

Exibições: 4536

Responder esta

Respostas a este tópico

  Acho que uma ideia simples seriam 2 diodos um para a tensão vinda da bateria e outra da vinda pela fonte.. Alimenta quem tiver a tensão maior. Para garantir que a ligada na tomada vença os 13,8V da bateria melhor colocar uns diodos a mais do lado da bateria para derrubar um pouco a tensão..

O Arduino promete funcionar bem entre 7 e 12V.

Taí uma idéia simples e que deve funcionar perfeitamente.

Os diodos que eu compro são daqueles bem pequenos, do tamanho de um resistor 1/4 acho. Como eles vão ficar em série, eu acho que preciso de alguns vários diodos em paralelo não é? Ou eu to falando besteira?

Esse diodo deve ser o 1N4004 ou 1N4007 um só dá sim. Se for pequeno, de vidro, melhor não por.. comprar outro (1N4148)

Os diodos vindos de cada fonte estarão em série. Cada um vindo de um lado da "trave" em forma de "T" por exemplo (O Anodo destes diodos devem todos estarem apontando em direção ao centro do "T", assim uns apontam para a direita e os outros para a esquerda). Só que a base do "T" é que vai alimentar o Arduino. Aqui; do lado da bateria coloque mais de 1 diodo em série para que a tensão da bateria seja vencida enquanto houver tensão da rede. Quando faltar tensão na rede o lado da bateria "vence" e pode alimentar o circuito do Arduino. Pense um pouco que vc. consegue "visualizar" o circuito. Boa sorte.

Não tenho muita experiência em eletrônica e não consegui imaginar a ligação do circuito, poderia dar uma explicação mais detalhada ? Obg.

Assim:

Só uma duvida.

Nesse esquema acima, se a fonte for desligada, a alimentação continua na bateria correto?

E quando a fonte esta ligada ele utiliza a fonte e não descarrega a bateria. Seria isso ?

muito bom esse esquema, mas como o amigo comentou, como que faz para o mesmo esquema, mas carregar a bateria.. e de preferencia, se a bateria tiver com carga maxima, parar de carregar.

Dependerá do tipo de bateria a ser usada.

Uma idéia é colocar o carregador ligado a mesma origem de energia que alimente a fonte, derivando este carregador para a bateria e manter a conexão com a fonte como mostrado acima.

Assim, quando faltar energia através da fonte a bateria segura. É necessário pensar em colocar resistores para equilibrar a corrente de um e de outro lado.

Euclides, eu implementei isso aí dos diodos, muito legal. Eu conheço pouco de eletrônica, onde eu estudo este princípio? Pq a maior tensão permanece? No lugar do Arduino coloquei um voltimetro, quando eu colocava o dedo no Vcc que vinha da fonte a tensão passava de 7,5 volts para 17 a 35 volts, depende se eu estava aterrado ou não. Achei estranho. Usei pra alimentar um relógio digital sem um real timer com bateria. Assim quando acaba a energia ele não desliga, permanece na bateria de 9V, ficou muito bom.

Olá Márcio.

Este é o princípio do diodo, a corrente só circula em uma única direção. Assim com 2 diodos entre as fontes e a carga, quando uma fonte está ligada ela interfere pouco na outra fonte e quando uma delas está desligada a outra é que forneceria a corrente para a carga. Precisa somente ler sobre diodos, princípios e funcionamento.

A tensão maior permanece porque é ela que está ligada a carga. para medir tensão vc. tem que colocar o multímetro em paralelo com a carga. Ao desligar a maior tensão, assume a menor e vice-versa. mas procure não fazer com que a diferença entre as fontes não seja muito maior que 0,7 volts para evitar aquecimento e queima de um dos diodos (se isso ocorrer, pode destruir a outra fonte).

Boa sorte.

Euclides.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço