Pessoal, estou mais uma vez pedindo a ajuda de vocês para um projeto para automação da hidroponia.

Como já comentado em outra oportunidade estamos em uma fase de expansão e precisamos automatizar alguns processos de produção e melhorar alguns controles.

Por isso estou aqui com mais esse projetinho, contando com a criatividade e toda a paciência dos amigos do LAB.

Vou explicar:

Para controlar a temperatura sobre as plantas esticamos uma tela termorefletora quando a temperatura está muito alta, mas temos que retirar a tela sempre que a temperatura abaixa, pois, a falta de luz solar causa o crescimento irregular das plantas, o que chamamos carinhosamente de alfaces caneludos. kkkkk As plantas ficam com caules longos e poucas folhas, impróprios para o comércio. Seguem fotos:

NÃO SEI O POR QUÊ AS FOTOS APARECERAM DE LADO!

A ideia é colocar um sensor de temperatura, que colete dados da estufa, dentro de um parâmetro pré estabelecido, ligue um motor que estique a tela e também recolha a tela.

Hoje esse trabalho é feito pelos funcionários, mas de segunda à sexta e no finais de semana, nós fazemos isso, mas com o crescimento gostaríamos de repensar isso.

Penso que fazer o circuito do senso, motor e Arduino não deva ser difícil. O que me preocupa e o que mais gostaria de ajuda são nos mecanismos de abrir e fechar a tela.

Alguma ideia?

Tá valendo um churrasco com salada de alface/rúcula para que vier me visitar!

Abraços

Exibições: 1007

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Noite Antonio! - Já pensou em criar uma estrutura como se fossem varias janelas interligadas por um eixo e assim poderia rotacionar o eixo das janelas, a 180 graus elas estariam fechadas e a 90 graus abertas, assim com auxilio de motores como de limpador de prabrisa para girar os conjuntos e realizar a abertura e fechamento do mecanismo

Alex, obrigado por responder.

Penso em algo como uma cortina horizontal, mas ainda não imaginei como puxar o cabo para fechar ou abrir a tela.

Sei que terei que puxar pelo menos pelas pontas da tela, pelo meio e outros locais e para abrir puxar cabos no sentido contrários.

Preciso imaginar o dispositivo que puxará os cabo!

Recomendo procurar em lojas de material de construção por talhas.

Elas são relativamente baratas, fortes e simples. Só ligar no 220V. Servem para levar baldes de concreto, por ex, em obras. 

Vc só precisaria pensar como fazer o retorno do cabo, com contrapeso ou mola. Acho que contrapeso seria mais simples, pq o cabo de aço puxa bem, mas não empurra. O retorno é pelo peso mesmo.

O motor de limpador de parabrisa também é otimo, mas ele precisaria de uma fonte muito boa (puxa bastante corrente) e vc precisaria de um torneiro para acoplar a roldana, uma base metálica para fixação, etc, etc. Teria bem mais engenharia a se fazer. A talha já é um puxador de cabo de aço pronto.

Tem um jeito simples de fazer. Primeiro faça um trilho para a tela. Pode ser de arame mesmo. Teste manualmente para ter certeza que ela abre e fecha perfeitamente. Após isso basta uma correia/corrente que seja da largura de abertura da tela. Crie um esquema para a correia/corrente rodar perfeitamente. Com o lado da tela em que ela vai ser fechada, vc prente em algo fixo, para evitar que a tela corra inteira e não abra. O outro lado você fixa na correia/corrente. Ao tracionar o esquema com um motor, quando ele girar para um lado, a tela irá abrir, quando ele girar para o outro ela vai fechar. Não sei se compreendeu bem, mas caso sim, você vai precisar adaptar de acordo com o seu espaço!

Motores de limpadores de vidro ou de vidro elétrico tem bastante força e são bem lentos o que evita arrancos no esquema. Uma fonte de computador suporta um tranquilo! (ou até mais dependendo); Como seu projeto visa simplificar seu trabalho, um motor de vidro elétrico mabuchi custa uns 35 reais na Internet. E uma fonte básica de pc, uns 70 a 80 reais. Acho que vale à pena. Se resolver usar correntes, pode usar de moto ou bicicleta, ambos podem ser adquiridos de graça em oficinas, mais os piões!

Olá Antonio Henrique,

   Cara, a ideia do guilherme mauro é legal,   mas na verdade a questão aqui é outra:

   - Quanto você acha que deverá custar a solução ?

   A questão aqui a ser pensada inicialmente é puramente custo,   visto que a depender dos recursos financeiros que vocÊ tenha, poderá ficar com um simples motor de porta de carro puxando cabos,   até criar todo um telhado de janelas modulares de aluminio com  a tela termorefletora no centro de cada uma,  o que permitiria com o uso de contrapesos e simples servo motores a abertura personalizada e controlada até mesmo individual ou de grupos.

   Resumindo, tudo é uma questão de quanto você pode gastar.

Muito obrigado por responderem!

Utilizar o motor de vidros elétricos é uma excelente ideia, claro que posso colocar motores dos dois lados da estufa, mas estou imaginando como fazer para abrir e fechar a tela utilizando poucos motores.

Alguém aí já pensou em alguma engenhoca para abrir e fechar a tela com o mesmo motor?

Eduardo, Welder, Guilherme, Alex, acho que o churrasco vocês vão ter que dividir, mas alface vai ter de sobra para vocês comerem até cansar! KKKKK

Abraços

Boas vou dar so uma ideia, ainda não percebi bem se o deslocamento e horizontal ou vertical, mas pelas fotos acho que deve ser horizontal... então a ideia passa por algo assim...

Como a tela deve ser algo leve criar um sistema de carrinho nas laterais que basicamente seria um cabo de aço com argolas na tela, em que as argolas deslizavam no cabo de aço....

Se os lançes de tela forem muito grandes poderias tb acopolar umas varas metálicas ou algo parecido com um peso leve com argolas nas pontas fixada a tela que ajudaria tb no suporte...

Para puxar bastaria um sistema de roldana, algo tipo como nos estores e creio que deve ficar a funcionar bem....

Espero ter ajudado....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço