Bom dia,

Pra um trabalho preciso conduzir liquidos viscosos e/ou densos (óleo, leite, caldo de feijão/piranha bem batidinho ), assim como liquidos de baixa viscosidade (água) de um reservatório para outro.

Tentei por gravidade mas não deu certo porque o controle de quantidade é feito por uma solenóide. A solenóide que uso é de máquina de lavar e sei lá porque ela não permite que os liquidos passem livremente quando aberta. Parece que ela abre pouco, sei lá... Daí o liquido não sai...

Com isso pensei em usar uma bombinha pra dar pressão no transporte dos liquidos. Tem que ser uma bombinha com vazão de 1/2 polegada, então máquina de esguicho de carro não serve (a não ser que dê pra adaptar).

Alguém teria alguma sugestão de solenóide que abre totalmente e de bombinha que serve pra essa aplicação?

[]s,

Lauro 

Exibições: 968

Responder esta

Respostas a este tópico

vc teria como nos informar a velocidade de fluxo desses líquidos? (por exemplo: caldo de feijão = 2 litros por minuto)

xiii, isso eu não sei dizer... mas eu acho que uns 5 litros/minuto tá bom....

te perguntei sobre a velocidade não foi pra saber sobre a vazão que vc pretende ter, mas sim sobre a vazão que existe hoje.

Perguntei isso porque algumas válvulas solenóides trabalham dentro de uma faixa de vazão, por exemplo entre 7 litros/minuto até 15litros/minuto

às vezes está aí o teu problema

existe a possibilidade de elevar a altura do reservatório? o intuito é aumentar a pressão, igual ao funcionamento de caixa d´água (elevando-se a altura da caixa, aumenta-se o m.c.a - metro de coluna de água, garantindo assim maior pressão e portanto maior vazão).

Outra possibilidade é ir diminuindo o diâmetro do cano que sai do reservatório: inicie com um canão, passe pra um cano médio e termine num cano normal, no mesmo diâmetro que é usado hoje. Isso também aumenta um pouco a pressão

lógico que se houver possibilidade de instalar uma bomba vc tem maior chance de fazer a coisa funcionar bem, mas aí eu já não sei opinar sobre modelos.

Agradeço as considerações. Pra minha aplicação não é possível elevar o reservatório.

Vou tentar essa parada de reduzir o diametro do cano pra ver. Mas o ideal mesmo é achar uma solenóide que abra totalmente ou uma bomba que forçe a pressão.

Se pensar em alguma coisa mais, dá um toque aí! 


Obrigado!

Lauro

Lauro...

A indústria de alimentos está cheia de fluidos não-newtonianos.. ou seja ... aqueles que não escoam "bonitinhos" como água,.... Algumas soluções como a de  amido, quanto mais força vc coloca, mais ela se torna difícil para escoar. (por isso que tem aquela brincadeira de correr na piscina de amido... e colocar no alto falante para dançar)...

Se para seu projeto vc desejar apenas abrir e fechar... a solenoide realmente pode complicar bastante.. principalmente se quiser passar comida por ela...

Para fazer alguma coisa segura (mesmo que seja em casa) utiliza uma valvula sanitária.... (não é de  vaso sanitario rsrs) são válvulas de inox ou outro material inerte e de fácil higienização. Válvulas de sistema Borboleta são mais recomendadas por dois motivos, quase não acumulam produto nelas e a baixa perda de carga.

Acumulo de material orgânico é igual a proliferação microbiana. 

O problema é que as válvulas assim geralmente têm acionamento pneumático. Mas atuadores lineares podem ajudar.

Vc poderia substituir por outra  queridinha da industria de alimentos :  bombas peristálticas, precisas, fácil higienizar, sem acúmulos e tem muitos tutoriais, para fazer uma caseira ( e barata)

como este aqui: http://www.instructables.com/id/Inexpensive-easy-to-build-peristalt...

 mas sério: caldo de feijão??? que vc está aprontando??? rsrs

bom trabalho, 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço