Como descarregar um capacitor automaticamente [RESOLVIDO]

amigos, fiz uma placa com um Attiny85 para controlar 2 servos, sendo aliementada por 4 pilhas recarregaveis.. ateh ai tudo bem, mas se desligo a alimentação, eu preciso descarregar os capacitores para ela voltar a funcionar corretamente... como faria isso de modo "automatico"?

Exibições: 4724

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Flavio.
Os capacitores que está citando são os da fonte de alimentação? Se sim, imagino que esteja tendo problemas com o reset do microcontrolador. Provavelmente durante um tempo curto, mesmo sem a alimentação, os capacitores estão mantendo a fonte do microcontrolador ativa. E somente quando descarrega é que o microcontrolador desliga de fato.
Vejo duas soluções:
1) Acrescentar um circuito de reset, que pode ser acionado manualmente ou de acordo com a alimentação, mas vai depender da forma que ela está alimentando o resto do circuito.
2) Outra proposta é você isolar a fonte do microcontrolador. Mesmo que estes capacitores estejam na fonte ou outra parte do circuito, se você criar um circuito que depende de um valor lógico para alimentar o microcontrolador, você conseguiria ligar e desligar normalmente.

Não citei sobre a mudança de valores dos capacitores, pois não sei em qual parte do circuito eles estão e talvez não possam ter seus valores alterados, mas caso seja uma opção e que você não irá querer alterar o resto do circuito, tente diminuir o valor deles, caso sejam capacitores eletrolíticos, e que não sejam capacitores de filtro para ripples grandes de tensão.

Espero ter ajudado.

T+.

Informe onde estão conectados esses capacitores.

Dependendo da onde esteja este capacitor vc pode colocar um resistor em seus terminais para descarregar ele, o resistor que irá funcionar como uma carga ira dissipar calor!

kra, coloquei um capacitor eletro de 680uF na alimentação do circuito e um eletro de 100uF para os Servos... seriam para filtrar o ruido dos servo, sendo q estou usando um ceramico de 100nF com cada um dos eletro...

Experimenta tirar o de 680uF. Para que colocou ele, se usa bateria?

Os dos servos mantenha-os.

seria pra evitar ruidos, vou testar sem ele...

eh, nao precisava mesmo dele, valeu pela dica José, funcionou banaca agora... olha aew o q eu fiz: Bauzinho inUtil

Bem legal. Poderia fazer um brinquedo com isso...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço