Amigos, ontem sugeri a criação de um projeto diferenciado, que quando abordado a pessoa apertaria um botao e um alarme seria disparado, porém gostei das questões levantadas por nossos amigos Jonatas Freitas, Ilgner e Wiechert (www.labdegaragem.com/forum/topics/seguran-a-ao-chegar-em-casa). Todas referente a reação dos bandidos.

Porém hoje venho com uma ideia e gostaria de saber a opnião de vocês todos, Obrigado.

Veja a imagem:

Uma familia é abordada e mantém horas na mão de bandidos. Um "pedido" de socorro seria colocar um dispositivo em cada X, em banheiros e quartos(claro que escondidos).

O que seria o dispositivo?

- 1 Arduino

- 1 placa de internet Wireless

- 1 bateria

O mesmo ficaria sempre desligado, e em caso de furto uma pessoa apenas conectaria a bateria no mesmo que estaria programado para enviar algum pedido de socorro para alguem que nao reside na casa.

No mais Obrigado.

Exibições: 582

Responder esta

Respostas a este tópico

Os alarmes costumam ter isso com o nome de botão de panico.

A ideia seria disparar o alarme avisando a central de monitoramento, nao necessariamente tocando a sirene. Se for pra tocar a sirene o ideal seria ao menos esperar um pouco pra não ficar notório pro ladrão que vc fez isso. Ele pode ficar bravo...

Enfim, falando da questão eletronica da coisa, poderia ser um arduino de alarme, com 2 sinais por comodo:

- Do infravermelho ou outro sensor, que toca se houver suspeita e o alarme estiver ligado;

- Tampers (tampa dos sensores, caso tenha, corte de fios, etc) e botoes de panico que disparam mesmo que o alarme nao esteja armado.

Aih a questao seria só como esconder o botão de forma simples e criativa. Os pontos mais simples seriam os interruptores de luz ou tomadas, mas não tenho sugestão de como. Teria que ser disfarçado para não dar na vista do ladrão e para não ser pressionado o tempo todo por crianças, faxineiras e mães...

A questão de esconder de crianças e faxineiras, etc.. poderia ser deixar o material colado ou camuflado embaixo ou atras de uma pia. Nos interruptores pessoas podem disparar sem querer.

Mas gostei das ideias. Obrigado Eduardo.

Com um ATTINY85 + um EMISSOR 433Mhz e duas baterias de botão, você faria os botões de pânico, conseguiria até colocar dentro de uma caixa de 5cm x 5cm x 5cm, e no receptor uma placa GPRS e um receptor 433Mhz

Sensores capacitivos podem ser uma alternativa, além de simples, podem ser "escondidos" por baixo da cada de plástico de um interruptor ou mobilia.

Só tem que pensar uma maneira de não ficar disparando alarme falso, uma vez que o circuito tem que estar SEMPRE armado. Uma solução seria uma sequência de toques pré-definidas (com um código morse). O Problema é a vitima lembrar e conseguir executar o desbloqueio estando em pânico.

Já um botão de pânico simples... bem... todo mundo já viu o que acontece em filmes com cenas de assalto em banco.

Aí vai depender para que nicho de mercado vai se direcionar o seu produto. Classes mais altas costumam ter o famoso quarto de pânico, que pode ser uma suíte, um closet, um porão ou sótão. Aí fica mais fácil esconder um sistema desses pois o ambiente é "controlado" até certo ponto (não protege do terror psicológico caso existam reféns do lado de fora do quarto).

Na verdade seria somente pra uso pessoal Jonatas, além de abrir ao grupo.

Na verdade não seria tão necessário deixá-lo armado, para evitar a descarga, como a pessoa pode ficar trancada na maioria dos casos.

Essa ideia do Jonatas é muito interessante.

Pode ser capacitivou ou se vc usar espelhos com parafusos visiveis e caixa de passagem em plastico, por ex, poderia usar um circuito de touch nos parafusos. Se vc tocar os 2 parafusos ao mesmo tempo por mais de meio segundo ele dispara.

O circuito touch que me refiro é um transisto qualquer como chave, ligando o parafuso na base.

Essa de tocar os parafusos simultaneamente resolve a questão do falso alarme. É uma boa mesmo.

existem sistemas de alarme com uma senha comum a usual e outra senha de coação que é quando o ladrão te força a inserir a senha e desarmar o sistema , com esta senha o alarme arma e desarma normalmente mas a diferença é que é enviado um alerta para a central de monitoramento , só que externar este sinal de coação seria melhor ainda como citado por vcs . tenho um projetin de sensor de nível que atenderia a esta caracteristica de ser acionado simplesmente ao tocar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço