Olá,

Estou com uma duvida pois preciso usar um relé em paralelo com um interruptor, já vi uns exemplos e sei como funciona mas, o problema é que os relés que vi usando tem 5 pinos e os que tenho disponível só tem 4 pinos, então, teria como me ajudarem, pois não tenho como comprar outros.

Obrigado

Exibições: 2720

Responder esta

Respostas a este tópico

Manda o código do RELE ou pesquisa no google e coloque aqui.

É um relé OJE-SH-112LM  e um interruptor qualquer

Meu brother eu tambem não entendo bem do assunto, se eu estiver errado alguem me corrija! Não tem como vc fazer esta ligação com este relé, pois pelo visto ele só dispõe do pino comun e outro N/A normal aberto, e para este tipo de ligação, vc precisa de um relé q ofereça:""comum e normal aberto e normal fechado"", para fazer a ponte da ligação paralelo, entre o relé e o interruptor, lembrando q o interruptor tem de ser paralelo. 

Pelas minhas pesquisas você está correto, mas agora eu vejo a possibilidade de usar 2 relés desses ai, com isso acho que daria para fazer. Se já tiver visto ou souber como sinta-se a vontade para compartilhar.

Na verdade meu amigo Leandro, Tem como você fazer essa ligação normal.Um relé de 5 pinos(pos, gnd, comum, NA, NF)é usado realmente quando voce quer direcionar a energia do comum para dois pontos específicos alternadamente.Ex:.Tenho duas lampadas 12v, uma azul e uma verde.Eu ligo a azul no pino NF e a verde no pino NA e jogo 12v no comum.Enquanto a bobina do relé não estiver energizado a lampada azul está aceso e a lampada verde apagada.Quando energizada a bobina do relé a lampada azul se apaga e a verde acende.Essa é uma das configurações do rele 5 pino, existem outras.Agora o relé de 4 pinos (pos, gnd, comum, NA)se tem so um ponto de direcionamento de energia quando o relé esta energizado e quando não o comum fica em vazio.E é isso que acontece com seu interrupor, mecanicamente é claro.Ele tem um contato hora fechado e hora aberto. quando fechado conduz a eletricidade até a lampada e quando aberto fica em vazio.Ligue os contatos em paralelo e seja feliz.

PS:Me corrijam se eu estiver errado tbm

Interruptores paralelos tem 3 pinos. Para um rele utilizado como interruptor paralelo voce vai precisar ter mais dois pinos para passar a corrente na bobina que controla o interruptor.

Ou seja, voce vai precisar de um rele de 5 pinos (dois reles de 4 pinos tambem funciona, mas tem que ver a ligacao direitinho).

Com Rele de 4 pinos, tudo que voce tem é uma chave liga/desliga comum.

(A imagem ta feia pra *@&#$ pq to sem os programas corretos, mas acho que da para entender)

MAs pelo que o nosso amigo escreveu na duvida dele, ele nao quer ligar o rele em um interruptor do tipo paralelo, ele esta querendo ligar o relé em paralelo com o interruptor, foi assim que eu interpretei. mas se ele esta pensando em ligar em um interruptor paralelo vc esta correto gabriel

No texto acima, posso mesmo ter confundido, mas é isso ai mesmo o que Gabriel Falou, como faço isso com 2 relés de 4 pin?

Se voce ter um rele NF e um Na (de 4 pinos) é facil, só ligá-los em paralelo suas bobinas  e o comum e suas saidas ligar conforme sua vontade.Se for dois reles NA(que é o mais provavel) deixe-os ligado simultaneamente, enquanto um esta ligado, o outro está desligado...ligue os comum  em comum e as saidas como deseja.voce pode fazer essa ligação simultânea via soft, usando duas portas digitas do uC, ou então via hard usando uma porta lógica inversora em uma das bobinas.Espero ter ajudado

As duas opcoes:

Deu para sacar beleza, só que faltou uma not ai mas já tá beleza, já desenrolo

Acha um no break ou estabilizador velho e tire um  rele com os dois contatos NA e NC. Evite dor de cabeças.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço